Posicionamento internacional de uma marca de calçado português: o caso “My Maria Guimarães”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Melissa Gonçalves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/33467
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
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spelling Posicionamento internacional de uma marca de calçado português: o caso “My Maria Guimarães”International positioning of a portuguese footwear brand: the case "My Maria Guimarães"PosicionamentoInternacionalizaçãoMarcaCalçadoPublicidadePositioningInternationalizationBrandFootwearAdvertising658.8Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)Com base na unidade curricular de estágio, no 2º Ciclo de Ciências da Comunicação, especialização em Publicidade e Relações Públicas, fiz o meu estágio na Amazing Ideas, onde ganhei alguma experiência profissional no mercado de trabalho. O relatório de estágio apresentado tem como principal objectivo descrever os projetos e atividades desenvolvidos aquando da passagem pela empresa Amazing Ideias, assim como refletir sobre os desafios de uma empresa portuguesa de calçado no mercado internacional. A Amazing Ideas é uma agência que presta serviços na gestão de projetos na área do marketing, comunicação, relações públicas e organização de eventos. Numa altura em que o calçado é exemplo de reindustrializar e inovar, qualificar e rejuvenescer, internacionalizar e comunicar, parece relevante estudar as estratégias de marketing e posicionamento internacional, nomeadamente, as que integram ações de publicidade. As empresas que pretendem entrar no mercado internacional têm que ter em conta os países estratégicos onde vão tentar comercializar os seus produtos; definir as estratégias de marketing para cada país e delinear estruturas e métodos de organização próprios para assegurar uma atividade internacional. Neste sentido, tendo em conta a experiência profissionalizante que o estágio conferiu, o presente relatório procurará refletir sobre os desafios de uma empresa portuguesa de calçado no mercado internacional, tendo como ponto fulcral o posicionamento internacional da mesma nos seguintes países estratégicos: Ucrânia, Rússia, Marrocos, França, Suíça, Luxemburgo, Estados Unidos, Austrália e Brasil. Assim, com base no caso My Maria Guimarães, trabalhado durante o estágio, serão analisados conceitos tais como marketing internacional, segmentação e posicionamento e o seu enquadramento e simbiose com noções de inovação, competitividade, brand equity, publicidade e tendências de comunicação.Companies seeking to enter the international market must take into account the differences between specific countries where they try to market their products. This means defining marketing strategies for each country and being aware of the structures and methods of organizing themselves to ensure good levels of sales and visibility. Amazing Ideas is an agency that provides services in project management, marketing, communications, public relations and various promotional events. I elected to join an internship with Amazing Ideas, part way through my course in Communications Sciences, as part of my Advertising and Public Relations module. The particular project I was involved in was helping to define certain strategies for a Protuguese footware company, “My Maria Guimarães”, in particular, focusing on international positioning within the following strategic countries: Ukraine, Russia, Morocco, France, Switzerland, Luxembourg, United States, Australia and Brazil. This included many concepts such as international marketing, segmentation and positioning, environmental issues and symbiosis, and notions of innovation, competitiveness, brand equity, advertising and communication trends analysis. Footwear is a good example where brands can be globally recognized but where targeted marketing is required. I was able to gain a great deal of professional experience in how to qualify and rejuvenate brands and also internationalise products and see how different countries communicate. I was also able to study marketing strategies and international positioning and integrated advertising. My final report described the projects and activities developed by me during my time at Amazing ideas, and reflected on the challenges of a typical Portuguese shoe company in the international market.Melo, Ana DuarteUniversidade do MinhoFernandes, Melissa Gonçalves20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/33467por201225743info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:32:03Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/33467Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:27:22.244506Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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