A criação de conhecimento tecnológico nas universidades : caso de estudo do pedido de patentes no ambiente universitário português, de 2001 a 2020

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Blanc, Duarte Gomes da Conceição de Faria
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/27067
Resumo: Mestrado Bolonha em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
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No caso Português, a instituição de “Technology Transfer Offices” (TTOs) impactou o pedido de patentes destas entidades, dando-lhes um apoio especializado na análise e realização desses pedidos, influenciando a “terceira missão” das universidades, com benefícios esperados ao nível do crescimento da competitividade regional e melhoria da qualidade do seu próprio ensino e investigação. A análise quantitativa realizada abordou 50 EESI portuguesas com pedidos de patentes nos 20 anos em análise. Esses pedidos aumentaram muito após a implementação dos TTOs, mas nos anos mais recentes verificou-se uma desaceleração, acompanhada por uma redução do número de pedidos nacionais, em prol de mais pedidos via e PCT, que evidencia intenções de maior valorização do conhecimento gerado, com expressão na internacionalização. Analisou-se cada EESI individualmente e foi observada a respetiva especialização tecnológica, destacando-se, quando aplicado o Revealed Technology Advantage Index (RTA Index), a seção das “Necessidades Humanas”. No contexto das NUTS II de Portugal, verificou-se pouca variação nas dez principais classes tecnológicas, principalmente após a consolidação das EESI analisadas e situadas nas regiões Norte, Centro e AML, que representam mais de 96% do total de pedidos de patentes. No processo de pedido de patentes, observou-se uma predominância de parcerias com empresas, superior às parcerias entre as EESI, com exceção de spin-offs e instituições integradas em outras EESI, como é o caso do Instituto Superior de Agronomia. O estudo feito termina com uma discussão de como os vários fatores e agentes influenciam o volume, especialização tecnológica e várias parcerias no pedido de patentes, configurando os padrões do patenteamento universitário em Portugal de 2001 a 2020.There is an extensive literature that addresses the university - industry relationship regarding knowledge transfer and its impact on the economy. It is in this context that this dissertation focuses on the patent application by Higher Education and Research Entities (EESI) in Portugal, between 2001 and 2020. Intellectual Property management has experienced changes and progresses over the last few decades, mainly after the implementation of the Bayh-Dole Act. In the Portuguese case, the setting up of Technology Transfer Offices (TTOs) impacted the patent application of these entities, giving them specialized support in the analysis and execution of their applications and influencing the “third mission” by universities, with expected benefits int terms of regional competitiveness and quality of teaching and research. The quantitative analysis carried out considering 50 Portuguese entities with patents applications in the 20 years under analysis. Those applications increased significantly in the period after the implementation of the TTOs, but in recent years there has been a slowdown, accompanied by a reduction in the number of national applications, while EPO and PCT applications went up, revealing an intention of greater valorisation of the knowledge generated and an intensified internationalization. Each EESI was analysed individually, and the respective technological specialization was observed, highlighting, when applied the Revealed Technology Advantage Index (RTA Index), the higher specialization in the “Human Needs” section. In the context of NUTS II in Portugal, there was little variation in the ten main technological classes, mainly after the consolidation of spin-offs entities in the main EESIs located in the North, Center, and AML regions, which account for more than 96% of total applications. In the patent application process, there is a predominance of partnerships with companies, higher than partnerships between EESI, apart from some spin-offs and institutions integrated in other EESI, as is the case of the Instituto Superior de Agronomia. The study ends with a discussion of how the various factors and agents influence the volume, technological specialization, and various partnerships in the patenting process, identifying the practices of university patenting in Portugal from 2001 to 2020.Instituto Superior de Economia e GestãoGodinho, Manuel MiraRepositório da Universidade de LisboaBlanc, Duarte Gomes da Conceição de Faria2023-01-27T11:25:02Z2022-122022-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/27067porBlanc, Duarte Gomes da Conceição de Faria (2022). “A criação de conhecimento tecnológico nas universidades : caso de estudo do pedido de patentes no ambiente universitário português, de 2001 a 2020”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:56:29Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/27067Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:35.509070Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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