Burnout, engagement e perceção das exigências do trabalho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/8709 |
Resumo: | Face à atual conjuntura de grande volatilidade nas políticas no sector educativo, é fundamental perceber quais as consequências das mudanças sociais e curriculares na vida dos professores. Existe um interesse geral por parte dos meios de comunicação social, professores, sindicatos e opinião pública sobre o estado da Educação em Portugal e sobre a problemática do stress profissional dos professores. Vários estudos de âmbito nacional e internacional têm vindo a assinalar os efeitos destas mudanças na saúde, trabalho e qualidade de vida dos docentes, sobretudo no que respeita à redução dos níveis de satisfação laboral e engagement e aumento do burnout. O presente estudo tem como objetivo identificar os níveis de burnout e engagement nos professores, verificar se estes níveis variam em função de características sociodemográficas e profissionais e comparar a relação entre o burnout e o engagement e a perceção do nível de exigências profissionais nos professores do ensino público e privado. Pretende-se ainda abordar o modelo das Exigências-Recursos (JD-R) de forma a perceber a importância das características do trabalho para o bem-estar dos professores e a sua relação com o burnout e o engagement. Foi inquirida uma amostra de 132 professores do 1º ciclo do Ensino Básico da área da Grande Lisboa. Os resultados demonstraram que a amostra de professores analisada revela um grau moderado de burnout, apresentando resultados inferiores comparativamente a outros estudos realizados em amostras portuguesas. Quanto ao nível de engagement dos professores inquiridos, encontra-se igualmente num nível moderado, o que revela que amostra estudada não se encontra totalmente insatisfeita com as suas condições de trabalho, uma vez que não apresenta indicadores de burnout elevados e manifesta um sentimento moderado de engagement com a sua função. Concluimos também que o facto de não existirem elevados níveis de burnout na presente amostra se encontra relacionado com a perceção dos professores de que o seu trabalho não apresenta níveis demasiado elevados de exigências. A par destes resultados, verificamos que existe uma correlação negativa entre burnout e engagement, como previsto na literatura, ou seja, níveis de exigência mais elevados conduzem a um elevado nível de burnout que, por sua vez, origina um nível de engagement mais baixo no professor. |
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O presente estudo tem como objetivo identificar os níveis de burnout e engagement nos professores, verificar se estes níveis variam em função de características sociodemográficas e profissionais e comparar a relação entre o burnout e o engagement e a perceção do nível de exigências profissionais nos professores do ensino público e privado. Pretende-se ainda abordar o modelo das Exigências-Recursos (JD-R) de forma a perceber a importância das características do trabalho para o bem-estar dos professores e a sua relação com o burnout e o engagement. Foi inquirida uma amostra de 132 professores do 1º ciclo do Ensino Básico da área da Grande Lisboa. Os resultados demonstraram que a amostra de professores analisada revela um grau moderado de burnout, apresentando resultados inferiores comparativamente a outros estudos realizados em amostras portuguesas. Quanto ao nível de engagement dos professores inquiridos, encontra-se igualmente num nível moderado, o que revela que amostra estudada não se encontra totalmente insatisfeita com as suas condições de trabalho, uma vez que não apresenta indicadores de burnout elevados e manifesta um sentimento moderado de engagement com a sua função. Concluimos também que o facto de não existirem elevados níveis de burnout na presente amostra se encontra relacionado com a perceção dos professores de que o seu trabalho não apresenta níveis demasiado elevados de exigências. A par destes resultados, verificamos que existe uma correlação negativa entre burnout e engagement, como previsto na literatura, ou seja, níveis de exigência mais elevados conduzem a um elevado nível de burnout que, por sua vez, origina um nível de engagement mais baixo no professor.Dado la actual conjetura de la gran volatilidad en las políticas en el sector educativo, es fundamental entender cuales son las consecuencias de los cambios sociales y curriculares en la vida de los profesores. Existe un interés general por parte de los medios de comunicación social, profesores, sindicatos y opinión pública sobre el estado de la Educación en Portugal y sobre el problema del estres profesional de los profesores. Varios estudios de ámbito nacional e internacional han venido a señalar los efectos de estos cambios en la salud, trabajo y calidad de vida de los docentes, sobre todo en lo que respecta a la reducción de los niveles de satisfacción laboral y compromiso y agotamiento. El siguiente estudio tiene como objetivo identificar los niveles de agotamiento (burnout) y compromisso (engagement) en los profesores, comprobar si estos niveles varían en función de las características sociodemográficas y profesionales y comparar la relación entre en el cansancio y el compromiso y la percepción del nivel de exigencia profesional en los profesores en la enseñanza pública y privada. Se pretende abordar el modelo de Exigencias-Recursos (JD-R) de forma en que se entienda la importancia de las características del trabajo para el bienestar de los profesores con respecto a su cansancio y compromiso. Fue utilizada una muestra de 132 profesores de primer ciclo de la Enseñanza Básica del árra de la Gran Lisboa. Los resultados demostraron que la muestra analizada de profesores revela que eciste un grado moderado de burnout, con resultados inferiores en comparación con otros estudios realizados en muestras portuguesas. En cuanto al nivel de engagement de los profesores encuestados también se encuentra en un nivel medio, lo que indica que esta muestra no es del todo insatisfecho con sus condiciones de trabajo, ya que cuenta con indicadores moderados de burnout y expresa del mismo modo un sentido moderado de engagement con su función. Se concluye también que el hecho de que no hay altos niveles de burnout en esta muestra se relaciona con la percepción de los docentes de que su trabajo no tiene altos niveles de requisitos. Junto con estos resultados, probamos que existe una correlación negativa entre el burnout y el engagement, conforme a lo dispuesto en la literatura, a saber, los niveles más altos de demanda del trabajo llevan a un alto nivel de burnout que a su vez conduce a un menor nivel de engagement el profesor.Costa, Maria Alexandra Pacheco Ribeiro daPimenta, Rui da Assunção EstevesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSilva, Ana Vanessa Pereira2016-11-25T16:09:03Z2016-06-142016-06-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8709TID:201290715porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:49:56Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8709Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:29.817519Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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