Urban resilience centered on transport systems

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Priolo, Luiza Galeazzi
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/86451
Resumo: Dissertação de mestrado em Engenharia Urbana
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spelling Urban resilience centered on transport systemsResiliência urbana centrada nos sistemas de transportesAnálise espacialGeoDaPotencial de resiliênciaResiliência urbanaSistemas de transportesPotential of resilienceSpatial analysisTransport systemsUrban resilienceEngenharia e Tecnologia::Engenharia CivilDissertação de mestrado em Engenharia UrbanaO termo resiliência surge inicialmente no campo de sistemas ecológicos, basicamente definido como a capacidade de um sistema em manter suas relações, absorvendo os impactos causados por uma eventual perturbação. Ao longo dos anos, diversas outras definições surgiram, expandindo para além do contexto ecológico, como por exemplo nas áreas da ciência, medicina, economia e psicologia. Com o melhor entendimento sobre a resiliência, surgem mais duas características, a adaptabilidade e a transformabilidade, ou seja, capacidade de um sistema de ajustar suas respostas diante das mudanças e a necessidade de novos domínios de estabilidade a serem criados. Toda a cidade é suscetível a eventos que possam alterar seu funcionamento normal, causando transtornos para o bem-estar da população e impactos financeiros para o governo no sentido de reparar os efeitos e regressar à situação original. No conceito de sistemas de transportes, esses eventos podem ser desde catástrofes ambientais até disrupções por causas humanas. Com o aumento populacional as cidades ficaram ainda mais vulneráveis às perturbações nos seus sistemas de transportes, sendo assim, uma forma de avaliar o potencial de resiliência do sistema é através de métricas que possam quantificar sua performance. Portanto, foram selecionados 35 concelhos de Portugal para análise, mais precisamente 17 da Área Metropolitana do Porto e 18 da Área Metropolitana de Lisboa. Com base em inquérito de mobilidade, dados do censo de 2021 e relatórios oficiais dos sistemas de transporte, foram avaliados 9 indicadores quanto a robustez, redundância e recursos e ordenados por um score de resiliência de 1 a 5. A resiliência do sistema de transportes de uma área pode ser influenciada por diversos aspetos das áreas vizinhas, como por exemplo, densidade populacional, poder de compra e taxa de desemprego. Sendo assim, a fim de verificar a existência de padrões, utiliza-se o conceito de análise espacial que permite comparar o score calculado de potencial de resiliência com indicadores socioeconômicos.The term resilience initially appears in the field of ecological systems, basically defined as the ability of a system to maintain its relationships, absorbing the changes caused by eventual disturbance. Over the years, several other definitions have emerged, expanding beyond the ecological context, for example in areas such as science, medicine, economics, and psychology. With a better understanding of resilience, two more characteristics emerged, namely adaptability and transformability, which is the ability of a system to adjust its responses to changes and the need for new domains of stability to be created. Any city is susceptible to events that can change its normal functioning, causing disturbances to the population's well-being and financial impacts for the government to repair the effects to return to the original situation. In the concept of transport systems, these events can range from environmental disasters to disruptions by human causes. With the population increase, cities became even more vulnerable to disturbances in their transport systems, therefore, one way to assess the system's resilience potential is through metrics that can quantify its performance. Therefore, 35 counties in Portugal were selected for analysis, to be more precise 17 in the Metropolitan Area of Porto and 18 in the Metropolitan Area of Lisbon. Based on mobility surveys, census data of 2021, and transport system reports, 9 indicators were evaluated about robustness, redundancy, and resources and ranked by a resilience score from 1 to 5. The transport system resilience of an area can be influenced by several aspects of neighbor’s areas, for example, population density, purchasing power, and unemployment rate. Therefore, in order to identify the existence of patterns, the concept of spatial analysis is used, which allows comparing the calculated potential resilience score with socio-economic indicators.Ribeiro, PauloPinto, NunoUniversidade do MinhoPriolo, Luiza Galeazzi2022-03-212022-03-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/86451eng203349628info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-23T01:18:45Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/86451Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:30:41.829567Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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