El papel de las cartas de negocios en la investigación crítico-genética sobre el proyecto arquitectónico corbusiano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/4666 |
Resumo: | Le Corbusier (1887-1965) é principalmente conhecido como arquitecto e pintor, apesar de se autodefinir como «homem de letras». Este artigo procura evidenciar o valor documental das cartas de negócios na investigação sobre o projecto arquitectónico corbusiano (segundo a metodologia da Crítica genética e com base em fontes privadas arquivadas na Fondation Le Corbusier de Paris). O artigo centra-se nos anos 20 em França (exemplo: a villa Meyer) e nos anos 50 na Índia (exemplos: as villas Hutheesing-Shodhan e Sarabhai). Entre outras questões, demonstrar-se-á, como o lirismo corbusiano invade o território epistolar para deleitar, comover ou persuadir o destinatário, fundindo no papel o carácter comercial com o carácter poético e até sentimental do autor. |
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El papel de las cartas de negocios en la investigación crítico-genética sobre el proyecto arquitectónico corbusianoLe Corbusier (1887-1965) é principalmente conhecido como arquitecto e pintor, apesar de se autodefinir como «homem de letras». Este artigo procura evidenciar o valor documental das cartas de negócios na investigação sobre o projecto arquitectónico corbusiano (segundo a metodologia da Crítica genética e com base em fontes privadas arquivadas na Fondation Le Corbusier de Paris). O artigo centra-se nos anos 20 em França (exemplo: a villa Meyer) e nos anos 50 na Índia (exemplos: as villas Hutheesing-Shodhan e Sarabhai). Entre outras questões, demonstrar-se-á, como o lirismo corbusiano invade o território epistolar para deleitar, comover ou persuadir o destinatário, fundindo no papel o carácter comercial com o carácter poético e até sentimental do autor.FLUP-CITCEM2018-09-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/4666oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4666CEM Cultura, Espaço & Memória; N.º 8 (2017): CEM2182-1097reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/4666https://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/4666/4354Direitos de Autor (c) 2018 CEM Cultura, Espaço & Memóriainfo:eu-repo/semantics/openAccessCandela Suárez, María2022-09-05T12:38:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4666Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:00:35.567355Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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