O reforço das competências de internacionalização de empresas : a seleção de mercados no processo de internacionalização de empresas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/20752 |
Resumo: | A maior competitividade dos mercados, as mudanças culturais, o aumento da concorrência, a procura de recursos, que a empresa não dispõe no seu mercado de origem e que pretende aceder a mais baixo custo, a conquista de novos consumidores para os seus produtos, entre outras razões, levaram as empresas a internacionalizarem a sua actividade. Perante a realidade existente, o tema deste trabalho enquadra-se nas dificuldades atuais das empresas que querem internacionalizar-se e que pretendem analisar os vários mercados potenciais. O propósito deste trabalho consiste numa proposta de solução de um problema existente na WIND, empresa onde foi realizado o estágio, e que foi definido como a falta de otimização da ferramenta “Matriz de Seleção de Mercados”, instrumento que é utilizado pela WIND no apoio às empresas com objetivos de internacionalização e na análise de potenciais mercados de exportação. |
id |
RCAP_4beb5af66a5b009c92ff6f77059ea416 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/20752 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O reforço das competências de internacionalização de empresas : a seleção de mercados no processo de internacionalização de empresasCompetitividadeInternacionalizaçãoOtimizaçãoMatrizExportaçãoCompetitivenessInternationalizationOptimizationMatrixExportationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA maior competitividade dos mercados, as mudanças culturais, o aumento da concorrência, a procura de recursos, que a empresa não dispõe no seu mercado de origem e que pretende aceder a mais baixo custo, a conquista de novos consumidores para os seus produtos, entre outras razões, levaram as empresas a internacionalizarem a sua actividade. Perante a realidade existente, o tema deste trabalho enquadra-se nas dificuldades atuais das empresas que querem internacionalizar-se e que pretendem analisar os vários mercados potenciais. O propósito deste trabalho consiste numa proposta de solução de um problema existente na WIND, empresa onde foi realizado o estágio, e que foi definido como a falta de otimização da ferramenta “Matriz de Seleção de Mercados”, instrumento que é utilizado pela WIND no apoio às empresas com objetivos de internacionalização e na análise de potenciais mercados de exportação.Increasing market competitiveness, cultural changes, the need to reach to new consumers and, amidst a diversity of reasons, the search for resources non-existent or economically more suitable in foreign markets, potentiate the internationalization of economic activities. Considering the contemporary spectrum of market conditions, this thesis delves on the difficulties faced by companies that have internationalization as a primary strategic goal as well as their analysis’ of the potential markets. The project in hand aims to provide a solution for WIND’s inability to optimize the “Selection of Markets Matrix” tool, which is used to help companies understand internationalization goals and the analysis of prospective export markets.Silva, Susana Costa eVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGomes, João Miguel de Sousa Pratinha2016-09-22T14:26:16Z2012-08-0820122012-08-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/20752porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:26:39Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/20752Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:17:11.305151Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O reforço das competências de internacionalização de empresas : a seleção de mercados no processo de internacionalização de empresas |
title |
O reforço das competências de internacionalização de empresas : a seleção de mercados no processo de internacionalização de empresas |
spellingShingle |
O reforço das competências de internacionalização de empresas : a seleção de mercados no processo de internacionalização de empresas Gomes, João Miguel de Sousa Pratinha Competitividade Internacionalização Otimização Matriz Exportação Competitiveness Internationalization Optimization Matrix Exportation Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
O reforço das competências de internacionalização de empresas : a seleção de mercados no processo de internacionalização de empresas |
title_full |
O reforço das competências de internacionalização de empresas : a seleção de mercados no processo de internacionalização de empresas |
title_fullStr |
O reforço das competências de internacionalização de empresas : a seleção de mercados no processo de internacionalização de empresas |
title_full_unstemmed |
O reforço das competências de internacionalização de empresas : a seleção de mercados no processo de internacionalização de empresas |
title_sort |
O reforço das competências de internacionalização de empresas : a seleção de mercados no processo de internacionalização de empresas |
author |
Gomes, João Miguel de Sousa Pratinha |
author_facet |
Gomes, João Miguel de Sousa Pratinha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Susana Costa e Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, João Miguel de Sousa Pratinha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competitividade Internacionalização Otimização Matriz Exportação Competitiveness Internationalization Optimization Matrix Exportation Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Competitividade Internacionalização Otimização Matriz Exportação Competitiveness Internationalization Optimization Matrix Exportation Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
A maior competitividade dos mercados, as mudanças culturais, o aumento da concorrência, a procura de recursos, que a empresa não dispõe no seu mercado de origem e que pretende aceder a mais baixo custo, a conquista de novos consumidores para os seus produtos, entre outras razões, levaram as empresas a internacionalizarem a sua actividade. Perante a realidade existente, o tema deste trabalho enquadra-se nas dificuldades atuais das empresas que querem internacionalizar-se e que pretendem analisar os vários mercados potenciais. O propósito deste trabalho consiste numa proposta de solução de um problema existente na WIND, empresa onde foi realizado o estágio, e que foi definido como a falta de otimização da ferramenta “Matriz de Seleção de Mercados”, instrumento que é utilizado pela WIND no apoio às empresas com objetivos de internacionalização e na análise de potenciais mercados de exportação. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-08 2012 2012-08-08T00:00:00Z 2016-09-22T14:26:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/20752 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/20752 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131857762123776 |