O reforço das competências de internacionalização de empresas : a seleção de mercados no processo de internacionalização de empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, João Miguel de Sousa Pratinha
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/20752
Resumo: A maior competitividade dos mercados, as mudanças culturais, o aumento da concorrência, a procura de recursos, que a empresa não dispõe no seu mercado de origem e que pretende aceder a mais baixo custo, a conquista de novos consumidores para os seus produtos, entre outras razões, levaram as empresas a internacionalizarem a sua actividade. Perante a realidade existente, o tema deste trabalho enquadra-se nas dificuldades atuais das empresas que querem internacionalizar-se e que pretendem analisar os vários mercados potenciais. O propósito deste trabalho consiste numa proposta de solução de um problema existente na WIND, empresa onde foi realizado o estágio, e que foi definido como a falta de otimização da ferramenta “Matriz de Seleção de Mercados”, instrumento que é utilizado pela WIND no apoio às empresas com objetivos de internacionalização e na análise de potenciais mercados de exportação.
id RCAP_4beb5af66a5b009c92ff6f77059ea416
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/20752
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O reforço das competências de internacionalização de empresas : a seleção de mercados no processo de internacionalização de empresasCompetitividadeInternacionalizaçãoOtimizaçãoMatrizExportaçãoCompetitivenessInternationalizationOptimizationMatrixExportationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA maior competitividade dos mercados, as mudanças culturais, o aumento da concorrência, a procura de recursos, que a empresa não dispõe no seu mercado de origem e que pretende aceder a mais baixo custo, a conquista de novos consumidores para os seus produtos, entre outras razões, levaram as empresas a internacionalizarem a sua actividade. Perante a realidade existente, o tema deste trabalho enquadra-se nas dificuldades atuais das empresas que querem internacionalizar-se e que pretendem analisar os vários mercados potenciais. O propósito deste trabalho consiste numa proposta de solução de um problema existente na WIND, empresa onde foi realizado o estágio, e que foi definido como a falta de otimização da ferramenta “Matriz de Seleção de Mercados”, instrumento que é utilizado pela WIND no apoio às empresas com objetivos de internacionalização e na análise de potenciais mercados de exportação.Increasing market competitiveness, cultural changes, the need to reach to new consumers and, amidst a diversity of reasons, the search for resources non-existent or economically more suitable in foreign markets, potentiate the internationalization of economic activities. Considering the contemporary spectrum of market conditions, this thesis delves on the difficulties faced by companies that have internationalization as a primary strategic goal as well as their analysis’ of the potential markets. The project in hand aims to provide a solution for WIND’s inability to optimize the “Selection of Markets Matrix” tool, which is used to help companies understand internationalization goals and the analysis of prospective export markets.Silva, Susana Costa eVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGomes, João Miguel de Sousa Pratinha2016-09-22T14:26:16Z2012-08-0820122012-08-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/20752porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:26:39Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/20752Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:17:11.305151Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O reforço das competências de internacionalização de empresas : a seleção de mercados no processo de internacionalização de empresas
title O reforço das competências de internacionalização de empresas : a seleção de mercados no processo de internacionalização de empresas
spellingShingle O reforço das competências de internacionalização de empresas : a seleção de mercados no processo de internacionalização de empresas
Gomes, João Miguel de Sousa Pratinha
Competitividade
Internacionalização
Otimização
Matriz
Exportação
Competitiveness
Internationalization
Optimization
Matrix
Exportation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short O reforço das competências de internacionalização de empresas : a seleção de mercados no processo de internacionalização de empresas
title_full O reforço das competências de internacionalização de empresas : a seleção de mercados no processo de internacionalização de empresas
title_fullStr O reforço das competências de internacionalização de empresas : a seleção de mercados no processo de internacionalização de empresas
title_full_unstemmed O reforço das competências de internacionalização de empresas : a seleção de mercados no processo de internacionalização de empresas
title_sort O reforço das competências de internacionalização de empresas : a seleção de mercados no processo de internacionalização de empresas
author Gomes, João Miguel de Sousa Pratinha
author_facet Gomes, João Miguel de Sousa Pratinha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Susana Costa e
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, João Miguel de Sousa Pratinha
dc.subject.por.fl_str_mv Competitividade
Internacionalização
Otimização
Matriz
Exportação
Competitiveness
Internationalization
Optimization
Matrix
Exportation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Competitividade
Internacionalização
Otimização
Matriz
Exportação
Competitiveness
Internationalization
Optimization
Matrix
Exportation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description A maior competitividade dos mercados, as mudanças culturais, o aumento da concorrência, a procura de recursos, que a empresa não dispõe no seu mercado de origem e que pretende aceder a mais baixo custo, a conquista de novos consumidores para os seus produtos, entre outras razões, levaram as empresas a internacionalizarem a sua actividade. Perante a realidade existente, o tema deste trabalho enquadra-se nas dificuldades atuais das empresas que querem internacionalizar-se e que pretendem analisar os vários mercados potenciais. O propósito deste trabalho consiste numa proposta de solução de um problema existente na WIND, empresa onde foi realizado o estágio, e que foi definido como a falta de otimização da ferramenta “Matriz de Seleção de Mercados”, instrumento que é utilizado pela WIND no apoio às empresas com objetivos de internacionalização e na análise de potenciais mercados de exportação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-08
2012
2012-08-08T00:00:00Z
2016-09-22T14:26:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/20752
url http://hdl.handle.net/10400.14/20752
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131857762123776