Social x Digital: uma análise do uso das TIC no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Wylnara
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Bento Duarte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/52340
Resumo: Este trabalho, decorrente de uma dissertação de mestrado em curso, busca analisar de que forma a escola pode contribuir para a inclusão digital frente às desigualdades sociais e quais interferências que a realidade social dos estudantes do Instituto Federal do Amazonas - Campus Manaus Zona Leste (IFAM-CMZL) possuem no acesso às TIC. Para isso, foi realizado um estudo survey de tipo descritivo e exploratório, através da aplicação de um questionário eletrônico sobre aspectos socioeconômicos e tecnológicos aos estudantes do IFAM-CMZL localizado na cidade de Manaus-Amazonas no Brasil.
id RCAP_4beb8b3ebc741f80fc2246954854e047
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52340
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Social x Digital: uma análise do uso das TIC no contexto escolarSocial x Digital: an analysis of the use of ICT in the school contextInclusão SocialInclusão DigitalTecnologias da Informação e ComunicaçãoSocial InclusionDigital InclusionInformation and Communication TechnologiesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste trabalho, decorrente de uma dissertação de mestrado em curso, busca analisar de que forma a escola pode contribuir para a inclusão digital frente às desigualdades sociais e quais interferências que a realidade social dos estudantes do Instituto Federal do Amazonas - Campus Manaus Zona Leste (IFAM-CMZL) possuem no acesso às TIC. Para isso, foi realizado um estudo survey de tipo descritivo e exploratório, através da aplicação de um questionário eletrônico sobre aspectos socioeconômicos e tecnológicos aos estudantes do IFAM-CMZL localizado na cidade de Manaus-Amazonas no Brasil.This work, based on an ongoing Master's dissertation, seeks to analyze how the school can contribute to digital inclusion in the face of social inequalities and what interferences the social reality of Federal Institute of Amazonas - Campus Manaus Zona Leste (IFAM-CMZL) students has in accessing ICT. For this, a descriptive and exploratory study was carried out, through the application of an electronic questionnaire on socioeconomic aspects and technological to the students of IFAM-CMZL located in the city of Manaus- Amazonas in Brazil.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidad de A CoruñaUniversidade do MinhoBraga, WylnaraSilva, Bento Duarte2017-122017-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/52340porBraga, Wylnara & Silva, Bento (2017). Social x Digital: Uma análise do uso das TIC no contexto escolar. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Vol. Extr., nº 13, pp. 119-123.2386-741810.17979/reipe.2017.0.13.2536https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.13info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-20T01:19:53Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52340Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:17:00.188438Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Social x Digital: uma análise do uso das TIC no contexto escolar
Social x Digital: an analysis of the use of ICT in the school context
title Social x Digital: uma análise do uso das TIC no contexto escolar
spellingShingle Social x Digital: uma análise do uso das TIC no contexto escolar
Braga, Wylnara
Inclusão Social
Inclusão Digital
Tecnologias da Informação e Comunicação
Social Inclusion
Digital Inclusion
Information and Communication Technologies
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Social x Digital: uma análise do uso das TIC no contexto escolar
title_full Social x Digital: uma análise do uso das TIC no contexto escolar
title_fullStr Social x Digital: uma análise do uso das TIC no contexto escolar
title_full_unstemmed Social x Digital: uma análise do uso das TIC no contexto escolar
title_sort Social x Digital: uma análise do uso das TIC no contexto escolar
author Braga, Wylnara
author_facet Braga, Wylnara
Silva, Bento Duarte
author_role author
author2 Silva, Bento Duarte
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Wylnara
Silva, Bento Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão Social
Inclusão Digital
Tecnologias da Informação e Comunicação
Social Inclusion
Digital Inclusion
Information and Communication Technologies
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Inclusão Social
Inclusão Digital
Tecnologias da Informação e Comunicação
Social Inclusion
Digital Inclusion
Information and Communication Technologies
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este trabalho, decorrente de uma dissertação de mestrado em curso, busca analisar de que forma a escola pode contribuir para a inclusão digital frente às desigualdades sociais e quais interferências que a realidade social dos estudantes do Instituto Federal do Amazonas - Campus Manaus Zona Leste (IFAM-CMZL) possuem no acesso às TIC. Para isso, foi realizado um estudo survey de tipo descritivo e exploratório, através da aplicação de um questionário eletrônico sobre aspectos socioeconômicos e tecnológicos aos estudantes do IFAM-CMZL localizado na cidade de Manaus-Amazonas no Brasil.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12
2017-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/52340
url https://hdl.handle.net/1822/52340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Braga, Wylnara & Silva, Bento (2017). Social x Digital: Uma análise do uso das TIC no contexto escolar. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Vol. Extr., nº 13, pp. 119-123.
2386-7418
10.17979/reipe.2017.0.13.2536
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.13
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad de A Coruña
publisher.none.fl_str_mv Universidad de A Coruña
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132620627378176