Social x Digital: uma análise do uso das TIC no contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/52340 |
Resumo: | Este trabalho, decorrente de uma dissertação de mestrado em curso, busca analisar de que forma a escola pode contribuir para a inclusão digital frente às desigualdades sociais e quais interferências que a realidade social dos estudantes do Instituto Federal do Amazonas - Campus Manaus Zona Leste (IFAM-CMZL) possuem no acesso às TIC. Para isso, foi realizado um estudo survey de tipo descritivo e exploratório, através da aplicação de um questionário eletrônico sobre aspectos socioeconômicos e tecnológicos aos estudantes do IFAM-CMZL localizado na cidade de Manaus-Amazonas no Brasil. |
id |
RCAP_4beb8b3ebc741f80fc2246954854e047 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52340 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Social x Digital: uma análise do uso das TIC no contexto escolarSocial x Digital: an analysis of the use of ICT in the school contextInclusão SocialInclusão DigitalTecnologias da Informação e ComunicaçãoSocial InclusionDigital InclusionInformation and Communication TechnologiesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste trabalho, decorrente de uma dissertação de mestrado em curso, busca analisar de que forma a escola pode contribuir para a inclusão digital frente às desigualdades sociais e quais interferências que a realidade social dos estudantes do Instituto Federal do Amazonas - Campus Manaus Zona Leste (IFAM-CMZL) possuem no acesso às TIC. Para isso, foi realizado um estudo survey de tipo descritivo e exploratório, através da aplicação de um questionário eletrônico sobre aspectos socioeconômicos e tecnológicos aos estudantes do IFAM-CMZL localizado na cidade de Manaus-Amazonas no Brasil.This work, based on an ongoing Master's dissertation, seeks to analyze how the school can contribute to digital inclusion in the face of social inequalities and what interferences the social reality of Federal Institute of Amazonas - Campus Manaus Zona Leste (IFAM-CMZL) students has in accessing ICT. For this, a descriptive and exploratory study was carried out, through the application of an electronic questionnaire on socioeconomic aspects and technological to the students of IFAM-CMZL located in the city of Manaus- Amazonas in Brazil.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidad de A CoruñaUniversidade do MinhoBraga, WylnaraSilva, Bento Duarte2017-122017-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/52340porBraga, Wylnara & Silva, Bento (2017). Social x Digital: Uma análise do uso das TIC no contexto escolar. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Vol. Extr., nº 13, pp. 119-123.2386-741810.17979/reipe.2017.0.13.2536https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.13info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-20T01:19:53Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52340Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:17:00.188438Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Social x Digital: uma análise do uso das TIC no contexto escolar Social x Digital: an analysis of the use of ICT in the school context |
title |
Social x Digital: uma análise do uso das TIC no contexto escolar |
spellingShingle |
Social x Digital: uma análise do uso das TIC no contexto escolar Braga, Wylnara Inclusão Social Inclusão Digital Tecnologias da Informação e Comunicação Social Inclusion Digital Inclusion Information and Communication Technologies Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Social x Digital: uma análise do uso das TIC no contexto escolar |
title_full |
Social x Digital: uma análise do uso das TIC no contexto escolar |
title_fullStr |
Social x Digital: uma análise do uso das TIC no contexto escolar |
title_full_unstemmed |
Social x Digital: uma análise do uso das TIC no contexto escolar |
title_sort |
Social x Digital: uma análise do uso das TIC no contexto escolar |
author |
Braga, Wylnara |
author_facet |
Braga, Wylnara Silva, Bento Duarte |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Bento Duarte |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braga, Wylnara Silva, Bento Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Social Inclusão Digital Tecnologias da Informação e Comunicação Social Inclusion Digital Inclusion Information and Communication Technologies Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Inclusão Social Inclusão Digital Tecnologias da Informação e Comunicação Social Inclusion Digital Inclusion Information and Communication Technologies Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este trabalho, decorrente de uma dissertação de mestrado em curso, busca analisar de que forma a escola pode contribuir para a inclusão digital frente às desigualdades sociais e quais interferências que a realidade social dos estudantes do Instituto Federal do Amazonas - Campus Manaus Zona Leste (IFAM-CMZL) possuem no acesso às TIC. Para isso, foi realizado um estudo survey de tipo descritivo e exploratório, através da aplicação de um questionário eletrônico sobre aspectos socioeconômicos e tecnológicos aos estudantes do IFAM-CMZL localizado na cidade de Manaus-Amazonas no Brasil. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12 2017-12-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/52340 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/52340 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Braga, Wylnara & Silva, Bento (2017). Social x Digital: Uma análise do uso das TIC no contexto escolar. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Vol. Extr., nº 13, pp. 119-123. 2386-7418 10.17979/reipe.2017.0.13.2536 https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.13 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de A Coruña |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de A Coruña |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132620627378176 |