Ads4Shops : plataforma de gestão de anúncios de vídeo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Pedro Miguel Baptista da Silva Marques
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1774
Resumo: Ao longo dos últimos anos, é notória a evolução da publicidade digital, quer pela quantidade de público que atinge, quer pela baixa de preço dos materiais envolvidos. Podemos afirmar que se trata de uma das formas de conquistar o consumidor pelo olhar, onde se pode receber mais de 85% das informações do mundo exterior, as tecnologias visuais modernas permitem induzir o consumo. Por outro lado, a sinalética digital presente em aeroportos, supermercados, lojas de moda e cafés, já faz parte de nossa vida de forma efetiva. Painéis eletrónicos com horários de voos substituíram seus pares eletromecânicos, muito mais complexos e caros, assim como os carrinhos de supermercado possuem ecrãs promovendo produtos, no momento da decisão da compra, orientando o consumidor e aumentando as vendas. Neste sentido, as lojas de moda veiculam seus desfiles e coleções, mostrando sapatos e bolsas, de uma maneira muito mais dinâmica e glamorosa. Cartazes e banners, que antes eram feitos em papel ou vinil, estão sendo gradualmente substituídos por ecrãs com animações dinâmicas, melhorando a visibilidade e a atratividade. São os banners digitais. Em termos de conteúdos digitais, estes são a essência deste novo ponto de venda, uma vez que permite a estes estabelecimentos enriquecerem-se com vídeos, fotos e textos rápidos e eficazes, para que o consumidor reaja positivamente. Todo um novo conceito de design está a ser criado no mundo visual eletrónico, aonde o que se busca não é apenas a beleza, mas impacto e conversão de vendas. O que está em jogo é a faturação e a eficiência da mensagem perante o consumidor. Contudo, o salto tecnológico não para aí, há muito mais disponível. Os conteúdos podem ser alimentados remotamente, pela internet, através de uma única central de gestão e distribuição. A grosso modo, qualquer empresa pode ter sua TV corporativa. Neste contexto, o presente projeto foi desenvolvido para ser uma plataforma online centralizada que permita a um conjunto de lojas aderentes, publicar e publicitar anúncios em vídeo que serão distribuídos e apresentados pelas restantes lojas aderentes. Em termos de desenvolvimento da aplicação foram seguidas as orientações da metodologia de investigação Design Research, e foram considerados importantes aspetos como: segurança, usabilidade e funcionalidade do sistema. Como resultado final foi desenvolvido um sistema que permitiu de uma forma centralizada fazer a gestão de v anúncios em vídeos, e que depois de uma forma aleatória são reproduzidos em lojas aderentes, todo o sistema desenvolvido é acedido via web e a reprodução é feita através de um web browser. Tendo em conta o período temporal de desenvolvimento do projeto conseguiu-se atingir os objetivos propostos. Como trabalho futuro, pretende-se desenvolver ainda mais a plataforma, criando um sistema de registos de passagem de vídeos, e um conjunto hardware/software que facilmente possa ser instalado nas lojas aderentes ao sistema, com o mínimo de intervenção possível.
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Neste sentido, as lojas de moda veiculam seus desfiles e coleções, mostrando sapatos e bolsas, de uma maneira muito mais dinâmica e glamorosa. Cartazes e banners, que antes eram feitos em papel ou vinil, estão sendo gradualmente substituídos por ecrãs com animações dinâmicas, melhorando a visibilidade e a atratividade. São os banners digitais. Em termos de conteúdos digitais, estes são a essência deste novo ponto de venda, uma vez que permite a estes estabelecimentos enriquecerem-se com vídeos, fotos e textos rápidos e eficazes, para que o consumidor reaja positivamente. Todo um novo conceito de design está a ser criado no mundo visual eletrónico, aonde o que se busca não é apenas a beleza, mas impacto e conversão de vendas. O que está em jogo é a faturação e a eficiência da mensagem perante o consumidor. Contudo, o salto tecnológico não para aí, há muito mais disponível. Os conteúdos podem ser alimentados remotamente, pela internet, através de uma única central de gestão e distribuição. A grosso modo, qualquer empresa pode ter sua TV corporativa. Neste contexto, o presente projeto foi desenvolvido para ser uma plataforma online centralizada que permita a um conjunto de lojas aderentes, publicar e publicitar anúncios em vídeo que serão distribuídos e apresentados pelas restantes lojas aderentes. Em termos de desenvolvimento da aplicação foram seguidas as orientações da metodologia de investigação Design Research, e foram considerados importantes aspetos como: segurança, usabilidade e funcionalidade do sistema. Como resultado final foi desenvolvido um sistema que permitiu de uma forma centralizada fazer a gestão de v anúncios em vídeos, e que depois de uma forma aleatória são reproduzidos em lojas aderentes, todo o sistema desenvolvido é acedido via web e a reprodução é feita através de um web browser. Tendo em conta o período temporal de desenvolvimento do projeto conseguiu-se atingir os objetivos propostos. Como trabalho futuro, pretende-se desenvolver ainda mais a plataforma, criando um sistema de registos de passagem de vídeos, e um conjunto hardware/software que facilmente possa ser instalado nas lojas aderentes ao sistema, com o mínimo de intervenção possível.Over the past few years, developments of digital advertising is notoriously either by the amount of audience that reaches either the low price of the materials involved. We can win the consumer by the look, where we received more than 85% of information from the outside world, modern visual technologies allow induce consumption. On the other hand, digital signage presente in airports, supermarkets, fashion shops and cafes, is already part of our lives effectively. Electronic panels with departures, replaced their electromechanical pairs, much more complex and expensive, supermarket trolleys have screens promoting products at the time of purchase decision, guiding the consumer and increasing sales. In this sense, fashion shops convey his fashion shows and collections, showing shoes and bags, of a much more dynamic and glamorous way. Posters and banners, which were previously done on paper or vinyl, are gradually being replaced by screens with dynamic animations, improving the visibility and attractiveness. They are digital banners. In terms of digital content, these are the essence of this new point of sale, since it allows these establishments to enrich themselves with videos, photos and texts fast and effective, so that consumers react positively. A whole new design concept is being created in the electronic visual world, where what is sought is not only the beauty, but impact and sales conversion. What is at stake is the billing and the message to the consumer efficiency. However, the technological leap does not stop there, there is much more available. The contents can be powered remotely via the Internet, through a central management and distribution only. Roughly speaking, any company can have its corporate TV. In this context, this project is designed to be a centralized online platform that allows a set of participating stores, publish and advertise video ads that will be distributed and presented by the other participating stores. In developing the application were followed the Design Research methodology guidelines, and were considered important aspects such as: security, usability and functionality of the system. As a final result, was developed a system that allowed a centralized way to the video ad management, and after a random play in participating stores, throughout the developed system is accessed via web and reproduction is done through a web browser. viii Taking into account the time period of project development it managed to achieve the proposed goals. As a future work, we intend to develop the platform further, creating a logging system of playback videos, and a hardware/software set that can be easily installed in participating stores to the system with, the least possible intervention.2017-02-24T16:18:30Z2016-11-10T00:00:00Z2016-11-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1774TID:201616505porValente, Pedro Miguel Baptista da Silva Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:35:32Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1774Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:23.073258Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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