O imaginário turístico na obra Portugal de Relance: Uma mitanálise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Flávia; Universidade do Porto
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Paula, Claudio Paixão Anastácio de; Universidade Federal de Minas Gerais
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/312
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar a imagem de Portugal na narrativa das experiências biográficas e não ficcionais de Maria Rattazzi, autora de Portugal de Relance. Através dessa análise busca-se compreender e identificar imagens simbólicas do país utilizando como subsídio analítico o imaginário mítico português diagnosticado pelo antropólogo Gilbert Durand, com uma metodologia analítica chamada pelo teórico de mitanálise, que busca identificar mitos, arquétipos e símbolos. Com essa leitura interpretativa, pudemos observar como é possível encontrar indícios dos mitos fundadores do imaginário de uma determinada cultura e como isso fundamenta a construção de um imaginário turístico de um destino.
id RCAP_4c066bbd44ae037dd148de21cdd73dc6
oai_identifier_str oai:ojs.dosalgarves:article/312
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O imaginário turístico na obra Portugal de Relance: Uma mitanáliseImaginário turístico; imaginário português; mitanálise; experiências biográficas; narrativas não ficcionais; PortugalEste artigo tem como objetivo analisar a imagem de Portugal na narrativa das experiências biográficas e não ficcionais de Maria Rattazzi, autora de Portugal de Relance. Através dessa análise busca-se compreender e identificar imagens simbólicas do país utilizando como subsídio analítico o imaginário mítico português diagnosticado pelo antropólogo Gilbert Durand, com uma metodologia analítica chamada pelo teórico de mitanálise, que busca identificar mitos, arquétipos e símbolos. Com essa leitura interpretativa, pudemos observar como é possível encontrar indícios dos mitos fundadores do imaginário de uma determinada cultura e como isso fundamenta a construção de um imaginário turístico de um destino.Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management JournalDos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal2022-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/312oai:ojs.dosalgarves:article/312Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 42 (2022): Special Issue - TOURISM, LITERATURE, CINEMA & LANGUAGE; 63-77Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 42 (2022): Special Issue - TOURISM, LITERATURE, CINEMA & LANGUAGE; 63-772182-5580reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/312https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/312/337Copyright (c) 2022 Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Flávia; Universidade do PortoPaula, Claudio Paixão Anastácio de; Universidade Federal de Minas Gerais2022-12-10T06:55:16Zoai:ojs.dosalgarves:article/312Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:15:24.506977Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O imaginário turístico na obra Portugal de Relance: Uma mitanálise
title O imaginário turístico na obra Portugal de Relance: Uma mitanálise
spellingShingle O imaginário turístico na obra Portugal de Relance: Uma mitanálise
Nascimento, Flávia; Universidade do Porto
Imaginário turístico; imaginário português; mitanálise; experiências biográficas; narrativas não ficcionais; Portugal
title_short O imaginário turístico na obra Portugal de Relance: Uma mitanálise
title_full O imaginário turístico na obra Portugal de Relance: Uma mitanálise
title_fullStr O imaginário turístico na obra Portugal de Relance: Uma mitanálise
title_full_unstemmed O imaginário turístico na obra Portugal de Relance: Uma mitanálise
title_sort O imaginário turístico na obra Portugal de Relance: Uma mitanálise
author Nascimento, Flávia; Universidade do Porto
author_facet Nascimento, Flávia; Universidade do Porto
Paula, Claudio Paixão Anastácio de; Universidade Federal de Minas Gerais
author_role author
author2 Paula, Claudio Paixão Anastácio de; Universidade Federal de Minas Gerais
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Flávia; Universidade do Porto
Paula, Claudio Paixão Anastácio de; Universidade Federal de Minas Gerais
dc.subject.por.fl_str_mv Imaginário turístico; imaginário português; mitanálise; experiências biográficas; narrativas não ficcionais; Portugal
topic Imaginário turístico; imaginário português; mitanálise; experiências biográficas; narrativas não ficcionais; Portugal
description Este artigo tem como objetivo analisar a imagem de Portugal na narrativa das experiências biográficas e não ficcionais de Maria Rattazzi, autora de Portugal de Relance. Através dessa análise busca-se compreender e identificar imagens simbólicas do país utilizando como subsídio analítico o imaginário mítico português diagnosticado pelo antropólogo Gilbert Durand, com uma metodologia analítica chamada pelo teórico de mitanálise, que busca identificar mitos, arquétipos e símbolos. Com essa leitura interpretativa, pudemos observar como é possível encontrar indícios dos mitos fundadores do imaginário de uma determinada cultura e como isso fundamenta a construção de um imaginário turístico de um destino.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/312
oai:ojs.dosalgarves:article/312
url https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/312
identifier_str_mv oai:ojs.dosalgarves:article/312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/312
https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/312/337
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal
Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal
publisher.none.fl_str_mv Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal
Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal
dc.source.none.fl_str_mv Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 42 (2022): Special Issue - TOURISM, LITERATURE, CINEMA & LANGUAGE; 63-77
Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 42 (2022): Special Issue - TOURISM, LITERATURE, CINEMA & LANGUAGE; 63-77
2182-5580
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130608828416000