Relatório de Estágio na Associação Desportiva e Cultural de Aveleda – Dragon Force Braga, na equipa de futebol juniores c (sub-15), na época 2018/2019

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Bruno Fontes da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/9798
Resumo: O seguinte documento apresenta o relatório final de estágio, visando a obtenção do grau de Mestre em Ciências do Desporto, com especialização em Jogos Desportivos Coletivos. O estágio foi realizado na equipa de SUB15B da ADC Aveleda – DF Braga. na época desportiva 2018/2019, numa temporada em que a equipa disputou o Campeonato Distrital de Juniores C da Associação de Futebol de Braga. Este estudo tem como principal objetivo criar e refletir um entendimento mais abrangente do processo de construção, gestão e liderança de uma equipa de futebol e sobre a utilização e distribuição dos métodos treino ao longo da época desportiva. De forma a conseguirmos corresponder aos objetivos, a metodologia de treino, os indicadores de treino e indicadores de competição foram recolhidos ao longo de toda a temporada e neste sentido adjacentemente à apresentação quantitativa dos resultados obtidos, existirá a preocupação destes serem fundamentados, procurando refletir sobre os conteúdos abordados no contexto de atuação específico que caraterizou este grupo de trabalho ao longo da época desportiva. Pretende-se assim perceber quais os métodos de treino predominantes, quais os principais fatores que contribuem para essa predominância e a sua relação de proximidade constante com o modelo de jogo, bem como acompanhar o processo de organização e planeamento do treino como dos procedimentos operacionais, mais determinantes na tentativa de alcançar o sucesso desportivo. A recolha dos dados prolongou-se ao longo de 10 mesociclos, divididos em 3 períodos. No total foram executados 40 microciclos de trabalho e um total de 116 unidades de treino. As conclusões mostraram que cerca de 76% do volume total de treino foi utilizado na prática desportiva, tendo os restantes 24% terem sido preenchidos nas restantes tarefas como, transição entre exercícios (9%), coesão de grupo (8%), instrução (7%) e por último a hidratação, com valores abaixo de 1%. As considerações finais sugerem que os métodos de treino Específicos de Preparação para Jogo, são os que apresentam maior percentagem de utilização (68%), derivada da sua maior proximidade com o contexto real de competição. Os métodos de treino Específicos de Preparação geral foram aqueles que de seguida apresentaram maior percentagem de utilização (28%), tendo contribuído com um papel importante na potencialização da relação do jogador com a bola e das inter-relações básicas em condições de reduzida complexidade e de cooperação. A maioria do trabalho desenvolvido assentou na operacionalização do momento de organização ofensiva da equipa (40%), em especial a etapa de criação (43%), seguidos da organização defensiva (29%), com a etapa de criação de zonas pressão (49%) a ser a mais trabalhada. Esta constante avaliação do processo de treino permitiu ainda verificar uma grande diferença no volume de treino comparando com o recomendado para o escalão em causa e a necessidade de existir um planeamento transversal dos clubes no futebol de formação.
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De forma a conseguirmos corresponder aos objetivos, a metodologia de treino, os indicadores de treino e indicadores de competição foram recolhidos ao longo de toda a temporada e neste sentido adjacentemente à apresentação quantitativa dos resultados obtidos, existirá a preocupação destes serem fundamentados, procurando refletir sobre os conteúdos abordados no contexto de atuação específico que caraterizou este grupo de trabalho ao longo da época desportiva. Pretende-se assim perceber quais os métodos de treino predominantes, quais os principais fatores que contribuem para essa predominância e a sua relação de proximidade constante com o modelo de jogo, bem como acompanhar o processo de organização e planeamento do treino como dos procedimentos operacionais, mais determinantes na tentativa de alcançar o sucesso desportivo. A recolha dos dados prolongou-se ao longo de 10 mesociclos, divididos em 3 períodos. No total foram executados 40 microciclos de trabalho e um total de 116 unidades de treino. As conclusões mostraram que cerca de 76% do volume total de treino foi utilizado na prática desportiva, tendo os restantes 24% terem sido preenchidos nas restantes tarefas como, transição entre exercícios (9%), coesão de grupo (8%), instrução (7%) e por último a hidratação, com valores abaixo de 1%. As considerações finais sugerem que os métodos de treino Específicos de Preparação para Jogo, são os que apresentam maior percentagem de utilização (68%), derivada da sua maior proximidade com o contexto real de competição. Os métodos de treino Específicos de Preparação geral foram aqueles que de seguida apresentaram maior percentagem de utilização (28%), tendo contribuído com um papel importante na potencialização da relação do jogador com a bola e das inter-relações básicas em condições de reduzida complexidade e de cooperação. A maioria do trabalho desenvolvido assentou na operacionalização do momento de organização ofensiva da equipa (40%), em especial a etapa de criação (43%), seguidos da organização defensiva (29%), com a etapa de criação de zonas pressão (49%) a ser a mais trabalhada. Esta constante avaliação do processo de treino permitiu ainda verificar uma grande diferença no volume de treino comparando com o recomendado para o escalão em causa e a necessidade de existir um planeamento transversal dos clubes no futebol de formação.The following document presents the final report of the internship realized with the aim to achieve the master degree in sports science, specialization in team sports. The internship was realized in U15 team of ADC Aveleda – DF Braga. during the season 2018/2019, competing in Football Junior C Youth 2nd Division from Braga Football Association. This study aims to create and reflect more comprehensively process of buildup, management and leadership of a football team and on the use and distribution of training methods throughout the respective season. To achieve the objectives, the training methodology, the training indicators and the competition indicators were collected throughout the season. In this sense complementary to the quantitative presentation of the obtained results, there will be a concern that these will be substantiated, trying to reflect on the contents addressed in the context of specific action that distinguish this work group throughout the season. It is the intention to realize which methods are predominant in the team training process, what are the main factors that contribute to this predominance and its relation of constant proximity to the game model, as well as to follow the process of organization and planning of the training as of the operational procedures, more determinant in the attempt to achieve the sport success. Data was collected over 10 mesocycles, divided into 3 periods. In total 40 microcycles were accounted for and a total of 116 training sessions. The findings showed that the average 76% of the total training volume were spent in practice, with the remaining 24% being used for other tasks such as transition between exercises (9%), group cohesion (8%), exercise instruction (7%) and lastly hydration, with values below 1%. Final considerations suggest that Game Specific Preparation Exercises, are the ones with the highest percentage of use (68%) derived from its greater proximity to the actual context of competition. The General Specific Preparation training methods were those that presented the highest percentage of use (28%), having played an important role in enhancing the player's relationship with the ball and the basic inter-relations in conditions of reduced complexity or cooperation. Most of the work was used to operationalization of the team's offensive organization moment (40%), especially creating space and finishing opportunities (43%), followed by the defensive organization (29%), with the creating pressure zone (49%), been the most focused one. The constant evaluation of the training process allowed to verify a great difference in the training volume compared to the recommended one for the group age in question and the need to exist a transversal planning of the clubs in the football training.2020-04-21T14:22:21Z2019-12-13T00:00:00Z2019-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/9798porCunha, Bruno Fontes dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:56:55Zoai:repositorio.utad.pt:10348/9798Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:31.162534Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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