Reizado Cordão do Caroá: uma prática pedagógica inovadora na cultura popular?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Antonio Vuldembergue Carvalho
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/895
Resumo: Esta dissertação objetiva a investigação de práticas pedagógicas no Reizado Brincantes Cordão do Caroá na perspectiva de compreender tais técnicas no processo apropriação do conhecimento lúdico e histórico, na transmissão para as gerações futuras e na aprendizagem através da prática e da oralidade a partir das experiências da brincadeira, em busca de indícios de inovação pedagógica. Assim, este trabalho discorre sobre a conceituação de cultura, os primórdios do reisado, a historicidade e aprendizagem significativa no reisado e sobre o conceito e aplicação de inovação pedagógica. A metodologia de investigação concentrou-se numa pesquisa de natureza etnográfica com o pesquisador imerso no ambiente estudado, através da observação participante ativa e de entrevistas não estruturadas, estando implicado o suficiente para compreender e se apropriar da cultura do ambiente, ao mesmo tempo distanciado para ter uma visão isenta e neutra daquela realidade, finalizando com as considerações finais em que são apresentados os resultados da observação.
id RCAP_4c11c511fc188e790dc22b80f7b96acb
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/895
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Reizado Cordão do Caroá: uma prática pedagógica inovadora na cultura popular?CulturaInovação pedagógicaPráticas pedagógicasAprendizagemReisadoCiências da Educação - Inovação Pedagógica.Centro de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEsta dissertação objetiva a investigação de práticas pedagógicas no Reizado Brincantes Cordão do Caroá na perspectiva de compreender tais técnicas no processo apropriação do conhecimento lúdico e histórico, na transmissão para as gerações futuras e na aprendizagem através da prática e da oralidade a partir das experiências da brincadeira, em busca de indícios de inovação pedagógica. Assim, este trabalho discorre sobre a conceituação de cultura, os primórdios do reisado, a historicidade e aprendizagem significativa no reisado e sobre o conceito e aplicação de inovação pedagógica. A metodologia de investigação concentrou-se numa pesquisa de natureza etnográfica com o pesquisador imerso no ambiente estudado, através da observação participante ativa e de entrevistas não estruturadas, estando implicado o suficiente para compreender e se apropriar da cultura do ambiente, ao mesmo tempo distanciado para ter uma visão isenta e neutra daquela realidade, finalizando com as considerações finais em que são apresentados os resultados da observação.Fino, Carlos Manuel NogueiraQueiroz, Zuleide Fernandes deDigitUMaFarias, Antonio Vuldembergue Carvalho2015-11-18T15:24:43Z2015-09-07T00:00:00Z2015-09-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/895201904004porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:36Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/895Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:03:36.875013Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reizado Cordão do Caroá: uma prática pedagógica inovadora na cultura popular?
title Reizado Cordão do Caroá: uma prática pedagógica inovadora na cultura popular?
spellingShingle Reizado Cordão do Caroá: uma prática pedagógica inovadora na cultura popular?
Farias, Antonio Vuldembergue Carvalho
Cultura
Inovação pedagógica
Práticas pedagógicas
Aprendizagem
Reisado
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica
.
Centro de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Reizado Cordão do Caroá: uma prática pedagógica inovadora na cultura popular?
title_full Reizado Cordão do Caroá: uma prática pedagógica inovadora na cultura popular?
title_fullStr Reizado Cordão do Caroá: uma prática pedagógica inovadora na cultura popular?
title_full_unstemmed Reizado Cordão do Caroá: uma prática pedagógica inovadora na cultura popular?
title_sort Reizado Cordão do Caroá: uma prática pedagógica inovadora na cultura popular?
author Farias, Antonio Vuldembergue Carvalho
author_facet Farias, Antonio Vuldembergue Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fino, Carlos Manuel Nogueira
Queiroz, Zuleide Fernandes de
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Antonio Vuldembergue Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura
Inovação pedagógica
Práticas pedagógicas
Aprendizagem
Reisado
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica
.
Centro de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Cultura
Inovação pedagógica
Práticas pedagógicas
Aprendizagem
Reisado
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica
.
Centro de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Esta dissertação objetiva a investigação de práticas pedagógicas no Reizado Brincantes Cordão do Caroá na perspectiva de compreender tais técnicas no processo apropriação do conhecimento lúdico e histórico, na transmissão para as gerações futuras e na aprendizagem através da prática e da oralidade a partir das experiências da brincadeira, em busca de indícios de inovação pedagógica. Assim, este trabalho discorre sobre a conceituação de cultura, os primórdios do reisado, a historicidade e aprendizagem significativa no reisado e sobre o conceito e aplicação de inovação pedagógica. A metodologia de investigação concentrou-se numa pesquisa de natureza etnográfica com o pesquisador imerso no ambiente estudado, através da observação participante ativa e de entrevistas não estruturadas, estando implicado o suficiente para compreender e se apropriar da cultura do ambiente, ao mesmo tempo distanciado para ter uma visão isenta e neutra daquela realidade, finalizando com as considerações finais em que são apresentados os resultados da observação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-18T15:24:43Z
2015-09-07T00:00:00Z
2015-09-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/895
201904004
url http://hdl.handle.net/10400.13/895
identifier_str_mv 201904004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129906003574784