Reizado Cordão do Caroá: uma prática pedagógica inovadora na cultura popular?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/895 |
Resumo: | Esta dissertação objetiva a investigação de práticas pedagógicas no Reizado Brincantes Cordão do Caroá na perspectiva de compreender tais técnicas no processo apropriação do conhecimento lúdico e histórico, na transmissão para as gerações futuras e na aprendizagem através da prática e da oralidade a partir das experiências da brincadeira, em busca de indícios de inovação pedagógica. Assim, este trabalho discorre sobre a conceituação de cultura, os primórdios do reisado, a historicidade e aprendizagem significativa no reisado e sobre o conceito e aplicação de inovação pedagógica. A metodologia de investigação concentrou-se numa pesquisa de natureza etnográfica com o pesquisador imerso no ambiente estudado, através da observação participante ativa e de entrevistas não estruturadas, estando implicado o suficiente para compreender e se apropriar da cultura do ambiente, ao mesmo tempo distanciado para ter uma visão isenta e neutra daquela realidade, finalizando com as considerações finais em que são apresentados os resultados da observação. |
id |
RCAP_4c11c511fc188e790dc22b80f7b96acb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/895 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Reizado Cordão do Caroá: uma prática pedagógica inovadora na cultura popular?CulturaInovação pedagógicaPráticas pedagógicasAprendizagemReisadoCiências da Educação - Inovação Pedagógica.Centro de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEsta dissertação objetiva a investigação de práticas pedagógicas no Reizado Brincantes Cordão do Caroá na perspectiva de compreender tais técnicas no processo apropriação do conhecimento lúdico e histórico, na transmissão para as gerações futuras e na aprendizagem através da prática e da oralidade a partir das experiências da brincadeira, em busca de indícios de inovação pedagógica. Assim, este trabalho discorre sobre a conceituação de cultura, os primórdios do reisado, a historicidade e aprendizagem significativa no reisado e sobre o conceito e aplicação de inovação pedagógica. A metodologia de investigação concentrou-se numa pesquisa de natureza etnográfica com o pesquisador imerso no ambiente estudado, através da observação participante ativa e de entrevistas não estruturadas, estando implicado o suficiente para compreender e se apropriar da cultura do ambiente, ao mesmo tempo distanciado para ter uma visão isenta e neutra daquela realidade, finalizando com as considerações finais em que são apresentados os resultados da observação.Fino, Carlos Manuel NogueiraQueiroz, Zuleide Fernandes deDigitUMaFarias, Antonio Vuldembergue Carvalho2015-11-18T15:24:43Z2015-09-07T00:00:00Z2015-09-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/895201904004porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:36Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/895Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:03:36.875013Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reizado Cordão do Caroá: uma prática pedagógica inovadora na cultura popular? |
title |
Reizado Cordão do Caroá: uma prática pedagógica inovadora na cultura popular? |
spellingShingle |
Reizado Cordão do Caroá: uma prática pedagógica inovadora na cultura popular? Farias, Antonio Vuldembergue Carvalho Cultura Inovação pedagógica Práticas pedagógicas Aprendizagem Reisado Ciências da Educação - Inovação Pedagógica . Centro de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Reizado Cordão do Caroá: uma prática pedagógica inovadora na cultura popular? |
title_full |
Reizado Cordão do Caroá: uma prática pedagógica inovadora na cultura popular? |
title_fullStr |
Reizado Cordão do Caroá: uma prática pedagógica inovadora na cultura popular? |
title_full_unstemmed |
Reizado Cordão do Caroá: uma prática pedagógica inovadora na cultura popular? |
title_sort |
Reizado Cordão do Caroá: uma prática pedagógica inovadora na cultura popular? |
author |
Farias, Antonio Vuldembergue Carvalho |
author_facet |
Farias, Antonio Vuldembergue Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fino, Carlos Manuel Nogueira Queiroz, Zuleide Fernandes de DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias, Antonio Vuldembergue Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura Inovação pedagógica Práticas pedagógicas Aprendizagem Reisado Ciências da Educação - Inovação Pedagógica . Centro de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Cultura Inovação pedagógica Práticas pedagógicas Aprendizagem Reisado Ciências da Educação - Inovação Pedagógica . Centro de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Esta dissertação objetiva a investigação de práticas pedagógicas no Reizado Brincantes Cordão do Caroá na perspectiva de compreender tais técnicas no processo apropriação do conhecimento lúdico e histórico, na transmissão para as gerações futuras e na aprendizagem através da prática e da oralidade a partir das experiências da brincadeira, em busca de indícios de inovação pedagógica. Assim, este trabalho discorre sobre a conceituação de cultura, os primórdios do reisado, a historicidade e aprendizagem significativa no reisado e sobre o conceito e aplicação de inovação pedagógica. A metodologia de investigação concentrou-se numa pesquisa de natureza etnográfica com o pesquisador imerso no ambiente estudado, através da observação participante ativa e de entrevistas não estruturadas, estando implicado o suficiente para compreender e se apropriar da cultura do ambiente, ao mesmo tempo distanciado para ter uma visão isenta e neutra daquela realidade, finalizando com as considerações finais em que são apresentados os resultados da observação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-18T15:24:43Z 2015-09-07T00:00:00Z 2015-09-07T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/895 201904004 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/895 |
identifier_str_mv |
201904004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129906003574784 |