As práticas do modelo pedagógico do movimento da Escola Moderna e a inovação pedagógica: um estudo de caso no Primeiro Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Carmen Maria da Silva Gonçalves
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/744
Resumo: Este trabalho expõe o percurso realizado no intuito de perceber se são ou não inovadoras as práticas pedagógicas desenvolvidas por uma professora, em contexto de aula, com os seus alunos, a qual fundamenta a sua ação no modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. Desenvolvemos a investigação através de uma metodologia qualitativa, um estudo de caso, que foi efetuado numa escola do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, do ensino particular, da Região Autónoma da Madeira, numa turma cuja professora era responsável por dezasseis alunos que frequentavam o terceiro ano de escolaridade. Procuramos, no enquadramento teórico da investigação, definir o conceito de inovação e compreendê-lo no campo da pedagogia articulando-o depois, com o modelo pedagógico do MEM, numa perspetiva construtivista. No estudo empírico descrevemos a postura pessoal e profissional da professora na tentativa de entender se as práticas por ela desenvolvidas vão ao encontro da inovação pedagógica. No final verificamos que as conclusões se direcionam para uma evidência: a postura profissional e pessoal, assumida pela professora, bem como as suas práticas pedagógicas, fundamentadas no modelo pedagógico do MEM, evidenciam uma rutura paradigmática aproximando-se da inovação pedagógica.
id RCAP_62d5ca6c6a8f89f67818c45757f3267b
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/744
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As práticas do modelo pedagógico do movimento da Escola Moderna e a inovação pedagógica: um estudo de caso no Primeiro Ciclo do Ensino BásicoInovação pedagógicaModelo pedagógicoMovimento da Escola ModernaPráticas pedagógicasCiências da Educação - Inovação Pedagógica.Centro de Ciências SociaisEste trabalho expõe o percurso realizado no intuito de perceber se são ou não inovadoras as práticas pedagógicas desenvolvidas por uma professora, em contexto de aula, com os seus alunos, a qual fundamenta a sua ação no modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. Desenvolvemos a investigação através de uma metodologia qualitativa, um estudo de caso, que foi efetuado numa escola do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, do ensino particular, da Região Autónoma da Madeira, numa turma cuja professora era responsável por dezasseis alunos que frequentavam o terceiro ano de escolaridade. Procuramos, no enquadramento teórico da investigação, definir o conceito de inovação e compreendê-lo no campo da pedagogia articulando-o depois, com o modelo pedagógico do MEM, numa perspetiva construtivista. No estudo empírico descrevemos a postura pessoal e profissional da professora na tentativa de entender se as práticas por ela desenvolvidas vão ao encontro da inovação pedagógica. No final verificamos que as conclusões se direcionam para uma evidência: a postura profissional e pessoal, assumida pela professora, bem como as suas práticas pedagógicas, fundamentadas no modelo pedagógico do MEM, evidenciam uma rutura paradigmática aproximando-se da inovação pedagógica.Brazão, José Paulo GomesDigitUMaRodrigues, Carmen Maria da Silva Gonçalves2015-04-24T10:31:39Z2015-04-242012-09-01T00:00:00Z2012-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/744porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:27Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/744Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:03:28.928572Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As práticas do modelo pedagógico do movimento da Escola Moderna e a inovação pedagógica: um estudo de caso no Primeiro Ciclo do Ensino Básico
title As práticas do modelo pedagógico do movimento da Escola Moderna e a inovação pedagógica: um estudo de caso no Primeiro Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle As práticas do modelo pedagógico do movimento da Escola Moderna e a inovação pedagógica: um estudo de caso no Primeiro Ciclo do Ensino Básico
Rodrigues, Carmen Maria da Silva Gonçalves
Inovação pedagógica
Modelo pedagógico
Movimento da Escola Moderna
Práticas pedagógicas
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica
.
Centro de Ciências Sociais
title_short As práticas do modelo pedagógico do movimento da Escola Moderna e a inovação pedagógica: um estudo de caso no Primeiro Ciclo do Ensino Básico
title_full As práticas do modelo pedagógico do movimento da Escola Moderna e a inovação pedagógica: um estudo de caso no Primeiro Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr As práticas do modelo pedagógico do movimento da Escola Moderna e a inovação pedagógica: um estudo de caso no Primeiro Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed As práticas do modelo pedagógico do movimento da Escola Moderna e a inovação pedagógica: um estudo de caso no Primeiro Ciclo do Ensino Básico
title_sort As práticas do modelo pedagógico do movimento da Escola Moderna e a inovação pedagógica: um estudo de caso no Primeiro Ciclo do Ensino Básico
author Rodrigues, Carmen Maria da Silva Gonçalves
author_facet Rodrigues, Carmen Maria da Silva Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brazão, José Paulo Gomes
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Carmen Maria da Silva Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação pedagógica
Modelo pedagógico
Movimento da Escola Moderna
Práticas pedagógicas
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica
.
Centro de Ciências Sociais
topic Inovação pedagógica
Modelo pedagógico
Movimento da Escola Moderna
Práticas pedagógicas
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica
.
Centro de Ciências Sociais
description Este trabalho expõe o percurso realizado no intuito de perceber se são ou não inovadoras as práticas pedagógicas desenvolvidas por uma professora, em contexto de aula, com os seus alunos, a qual fundamenta a sua ação no modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. Desenvolvemos a investigação através de uma metodologia qualitativa, um estudo de caso, que foi efetuado numa escola do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, do ensino particular, da Região Autónoma da Madeira, numa turma cuja professora era responsável por dezasseis alunos que frequentavam o terceiro ano de escolaridade. Procuramos, no enquadramento teórico da investigação, definir o conceito de inovação e compreendê-lo no campo da pedagogia articulando-o depois, com o modelo pedagógico do MEM, numa perspetiva construtivista. No estudo empírico descrevemos a postura pessoal e profissional da professora na tentativa de entender se as práticas por ela desenvolvidas vão ao encontro da inovação pedagógica. No final verificamos que as conclusões se direcionam para uma evidência: a postura profissional e pessoal, assumida pela professora, bem como as suas práticas pedagógicas, fundamentadas no modelo pedagógico do MEM, evidenciam uma rutura paradigmática aproximando-se da inovação pedagógica.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-01T00:00:00Z
2012-09-01T00:00:00Z
2015-04-24T10:31:39Z
2015-04-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/744
url http://hdl.handle.net/10400.13/744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129905114382336