O Kaizen como uma metodologia de melhoria contínua: estudo de caso de uma empresa de peças automóvel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Carla Lino
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/25624
Resumo: Dissertação submetida como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ciências Empresariais – Ramo Gestão de PME
id RCAP_4c24cfefa250fc89fa492fa78ecd006e
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/25624
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Kaizen como uma metodologia de melhoria contínua: estudo de caso de uma empresa de peças automóvelGestão VisualKaizenMelhoria ContínuaPDCAQualidadeVisual ManagementContinuous ImprovementQualityDissertação submetida como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ciências Empresariais – Ramo Gestão de PMENum mercado cada vez mais concorrencial e globalizado, fatores relacionados com a Qualidade e Sustentabilidade têm ganho ênfase. Este panorama tem levado as organizações a adotarem uma nova abordagem de Gestão, visando a criação de vantagem competitiva, sem grandes investimentos. Procura-se aumentar a produtividade e a competitividade pela via da minimização e/ou eliminação do desperdício e/ou da otimização dos recursos disponíveis. O foco passou a ser o desenvolvimento de uma cultura de melhoria contínua pois só assim ela se prolongará no tempo e se propagará por toda a Organização. Neste sentido, motivar e manter os colaboradores comprometidos com a Organização revela-se um dos maiores desafios para os gestores. A presente dissertação foi desenvolvida na Caetano Parts, como resposta às barreiras com que se deparava ao aumento da produtividade e da competitividade. Procurou-se, através da implementação do Kaizen Diário, a criação de um círculo virtuoso, em que o comprometimento de todos promoveria uma ação diária tendo em vista a melhoria e otimização dos processos, a eliminação do desperdício e o aumento da produtividade. Com a sua implementação verificaram-se algumas melhorias no dia-a-dia organizacional: um maior comprometimento e motivação dos colaboradores e uma atitude mais proactiva e preventiva face ao trabalho.In an increasingly competitive and globalized market, factors related to Quality and Sustainability have gained emphasis. This panorama has led the organizations to adopt a new Management approach, aiming at creating a competitive advantage without major investments. It seeks to increase productivity and competitiveness by minimizing and/or eliminating waste and/or optimizing available resources. The focus has been on developing a culture of continuous improvement because only then will it last in time and spread throughout the Organization. In this sense, motivating and maintaining employees committed to the Organization proves to be one of the greatest challenges for managers. The present dissertation was developed in Caetano Parts, in response to the barriers that faced the increase of productivity and competitiveness. Through the implementation of Daily Kaizen, we sought to create a virtuous circle in which everyone's commitment would promote daily action in order to improve and optimize processes, eliminate waste and increase productivity. With its implementation, there were some improvements in the organizational day-to-day: greater commitment and motivation of employees and a more proactive and preventive attitude towards work.Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências EmpresariaisReis, HenriqueRepositório ComumCosta, Carla Lino2019-01-08T14:31:45Z2018-122018-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/25624TID:202153649porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:54:44Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/25624Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:10:31.669420Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Kaizen como uma metodologia de melhoria contínua: estudo de caso de uma empresa de peças automóvel
title O Kaizen como uma metodologia de melhoria contínua: estudo de caso de uma empresa de peças automóvel
spellingShingle O Kaizen como uma metodologia de melhoria contínua: estudo de caso de uma empresa de peças automóvel
Costa, Carla Lino
Gestão Visual
Kaizen
Melhoria Contínua
PDCA
Qualidade
Visual Management
Continuous Improvement
Quality
title_short O Kaizen como uma metodologia de melhoria contínua: estudo de caso de uma empresa de peças automóvel
title_full O Kaizen como uma metodologia de melhoria contínua: estudo de caso de uma empresa de peças automóvel
title_fullStr O Kaizen como uma metodologia de melhoria contínua: estudo de caso de uma empresa de peças automóvel
title_full_unstemmed O Kaizen como uma metodologia de melhoria contínua: estudo de caso de uma empresa de peças automóvel
title_sort O Kaizen como uma metodologia de melhoria contínua: estudo de caso de uma empresa de peças automóvel
author Costa, Carla Lino
author_facet Costa, Carla Lino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, Henrique
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Carla Lino
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão Visual
Kaizen
Melhoria Contínua
PDCA
Qualidade
Visual Management
Continuous Improvement
Quality
topic Gestão Visual
Kaizen
Melhoria Contínua
PDCA
Qualidade
Visual Management
Continuous Improvement
Quality
description Dissertação submetida como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ciências Empresariais – Ramo Gestão de PME
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12
2018-12-01T00:00:00Z
2019-01-08T14:31:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/25624
TID:202153649
url http://hdl.handle.net/10400.26/25624
identifier_str_mv TID:202153649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências Empresariais
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências Empresariais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135371510939648