O Kaizen como uma metodologia de melhoria contínua: estudo de caso de uma empresa de peças automóvel
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/25624 |
Resumo: | Dissertação submetida como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ciências Empresariais – Ramo Gestão de PME |
id |
RCAP_4c24cfefa250fc89fa492fa78ecd006e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/25624 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Kaizen como uma metodologia de melhoria contínua: estudo de caso de uma empresa de peças automóvelGestão VisualKaizenMelhoria ContínuaPDCAQualidadeVisual ManagementContinuous ImprovementQualityDissertação submetida como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ciências Empresariais – Ramo Gestão de PMENum mercado cada vez mais concorrencial e globalizado, fatores relacionados com a Qualidade e Sustentabilidade têm ganho ênfase. Este panorama tem levado as organizações a adotarem uma nova abordagem de Gestão, visando a criação de vantagem competitiva, sem grandes investimentos. Procura-se aumentar a produtividade e a competitividade pela via da minimização e/ou eliminação do desperdício e/ou da otimização dos recursos disponíveis. O foco passou a ser o desenvolvimento de uma cultura de melhoria contínua pois só assim ela se prolongará no tempo e se propagará por toda a Organização. Neste sentido, motivar e manter os colaboradores comprometidos com a Organização revela-se um dos maiores desafios para os gestores. A presente dissertação foi desenvolvida na Caetano Parts, como resposta às barreiras com que se deparava ao aumento da produtividade e da competitividade. Procurou-se, através da implementação do Kaizen Diário, a criação de um círculo virtuoso, em que o comprometimento de todos promoveria uma ação diária tendo em vista a melhoria e otimização dos processos, a eliminação do desperdício e o aumento da produtividade. Com a sua implementação verificaram-se algumas melhorias no dia-a-dia organizacional: um maior comprometimento e motivação dos colaboradores e uma atitude mais proactiva e preventiva face ao trabalho.In an increasingly competitive and globalized market, factors related to Quality and Sustainability have gained emphasis. This panorama has led the organizations to adopt a new Management approach, aiming at creating a competitive advantage without major investments. It seeks to increase productivity and competitiveness by minimizing and/or eliminating waste and/or optimizing available resources. The focus has been on developing a culture of continuous improvement because only then will it last in time and spread throughout the Organization. In this sense, motivating and maintaining employees committed to the Organization proves to be one of the greatest challenges for managers. The present dissertation was developed in Caetano Parts, in response to the barriers that faced the increase of productivity and competitiveness. Through the implementation of Daily Kaizen, we sought to create a virtuous circle in which everyone's commitment would promote daily action in order to improve and optimize processes, eliminate waste and increase productivity. With its implementation, there were some improvements in the organizational day-to-day: greater commitment and motivation of employees and a more proactive and preventive attitude towards work.Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências EmpresariaisReis, HenriqueRepositório ComumCosta, Carla Lino2019-01-08T14:31:45Z2018-122018-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/25624TID:202153649porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:54:44Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/25624Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:10:31.669420Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Kaizen como uma metodologia de melhoria contínua: estudo de caso de uma empresa de peças automóvel |
title |
O Kaizen como uma metodologia de melhoria contínua: estudo de caso de uma empresa de peças automóvel |
spellingShingle |
O Kaizen como uma metodologia de melhoria contínua: estudo de caso de uma empresa de peças automóvel Costa, Carla Lino Gestão Visual Kaizen Melhoria Contínua PDCA Qualidade Visual Management Continuous Improvement Quality |
title_short |
O Kaizen como uma metodologia de melhoria contínua: estudo de caso de uma empresa de peças automóvel |
title_full |
O Kaizen como uma metodologia de melhoria contínua: estudo de caso de uma empresa de peças automóvel |
title_fullStr |
O Kaizen como uma metodologia de melhoria contínua: estudo de caso de uma empresa de peças automóvel |
title_full_unstemmed |
O Kaizen como uma metodologia de melhoria contínua: estudo de caso de uma empresa de peças automóvel |
title_sort |
O Kaizen como uma metodologia de melhoria contínua: estudo de caso de uma empresa de peças automóvel |
author |
Costa, Carla Lino |
author_facet |
Costa, Carla Lino |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Reis, Henrique Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Carla Lino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão Visual Kaizen Melhoria Contínua PDCA Qualidade Visual Management Continuous Improvement Quality |
topic |
Gestão Visual Kaizen Melhoria Contínua PDCA Qualidade Visual Management Continuous Improvement Quality |
description |
Dissertação submetida como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ciências Empresariais – Ramo Gestão de PME |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12 2018-12-01T00:00:00Z 2019-01-08T14:31:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/25624 TID:202153649 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/25624 |
identifier_str_mv |
TID:202153649 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências Empresariais |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências Empresariais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135371510939648 |