Educação financeira e matemática - proposta didática para alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2306 |
Resumo: | O presente relatório de estágio foi elaborado na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico. O projeto, de investigação, foi implementado numa escola pertencente ao distrito de Viana do Castelo, numa turma do 3.º/4.º anos de escolaridade, constituída por 20 alunos. Neste estudo só participaram dezasseis alunos porque os restantes quatro alunos estavam ao nível do 1.º/2.º anos de escolaridade. O tema principal deste estudo é a Educação Financeira (EF) e a sua relação com a matemática, com o intuito de abrir novos horizontes aos alunos sobre esta temática, bem como fomentar o gosto pela mesma. Teve como objetivo perceber se os alunos aprendem conteúdos de educação financeira quando apresentados como situações do dia a dia, cruzando-os com conteúdos de matemática. Para auxiliar o estudo foram definidas três questões de investigação: Que conhecimentos manifestam os alunos relativamente a aspetos financeiros?; Como é que os alunos resolvem problemas de matemática envolvendo dinheiro? Que dificuldades manifestam?; Como é que os alunos tomam decisões relativamente a situações financeiras e como as justificam?. Tendo em conta o problema e as questões de investigação, o estudo desenvolveu-se no paradigma interpretativo, seguindo uma metodologia qualitativa. Nesta investigação foi utilizado o método de estudo caso, em que o caso era a turma. Os métodos de recolha de dados utilizados foram os registos dos alunos, o das observações, os questionários e os meios audiovisuais (registo vídeo, áudio e fotografia). Foram criadas sete tarefas relacionando temas da Educação Financeira e conteúdos de matemática. Os resultados obtidos foram significativos e, apesar das dificuldades manifestadas, notou-se uma melhoria nos conhecimentos dos alunos sobre Educação Financeira. Toda esta prática desenvolvida durante a PES foi benéfica, para a aquisição de competências para o meu futuro profissional, tais como, criatividade, flexibilidade e tolerância. |
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Educação financeira e matemática - proposta didática para alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridadeEducação financeiraLiteracia financeira1.º Ciclo do Ensino BásicoMatemáticaProposta didáticaFinancial educationFinancial literacyBasic teaching 1rst levelMathematicsDidactical proposalO presente relatório de estágio foi elaborado na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico. O projeto, de investigação, foi implementado numa escola pertencente ao distrito de Viana do Castelo, numa turma do 3.º/4.º anos de escolaridade, constituída por 20 alunos. Neste estudo só participaram dezasseis alunos porque os restantes quatro alunos estavam ao nível do 1.º/2.º anos de escolaridade. O tema principal deste estudo é a Educação Financeira (EF) e a sua relação com a matemática, com o intuito de abrir novos horizontes aos alunos sobre esta temática, bem como fomentar o gosto pela mesma. Teve como objetivo perceber se os alunos aprendem conteúdos de educação financeira quando apresentados como situações do dia a dia, cruzando-os com conteúdos de matemática. Para auxiliar o estudo foram definidas três questões de investigação: Que conhecimentos manifestam os alunos relativamente a aspetos financeiros?; Como é que os alunos resolvem problemas de matemática envolvendo dinheiro? Que dificuldades manifestam?; Como é que os alunos tomam decisões relativamente a situações financeiras e como as justificam?. Tendo em conta o problema e as questões de investigação, o estudo desenvolveu-se no paradigma interpretativo, seguindo uma metodologia qualitativa. Nesta investigação foi utilizado o método de estudo caso, em que o caso era a turma. Os métodos de recolha de dados utilizados foram os registos dos alunos, o das observações, os questionários e os meios audiovisuais (registo vídeo, áudio e fotografia). Foram criadas sete tarefas relacionando temas da Educação Financeira e conteúdos de matemática. Os resultados obtidos foram significativos e, apesar das dificuldades manifestadas, notou-se uma melhoria nos conhecimentos dos alunos sobre Educação Financeira. Toda esta prática desenvolvida durante a PES foi benéfica, para a aquisição de competências para o meu futuro profissional, tais como, criatividade, flexibilidade e tolerância.The report was created during the curricular unit Prática de Ensino Supervisionada (PES), included in the Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico Masters Degree. The investigation project was implemented at a Viana do Castelo district school, at a 3rd and 4th years classes, constituted by 20 students. For this study only 16 students participated since the other 4 students were at a 1rst and 2nd year level. The main focus of this study is Financial Education (FE) and its correlation with mathematics, opening new horizons regarding the theme expecting them to care about the subject in question. The main purpose was to understand if the students learnt the financial education contents when applied to daily life aspects, crossing them mathematics contents. To better suit the study four investigation questions were applied: What knowledges does the students show regarding financial aspects?; How does the students solve mathematics equations involving money?; What struggles do they have?; How does the students make decisions relating financial situations and how do they justify them.?. Taking into account the equation and the investigation questions, the main theme for this study was the interpretation paradigm with a qualitative methodology. In this investigation the applied method was the case study in which it was the class. The methods used for gathering data were the students work, observation, questionnaires and audiovisual (video, audio and photography). It was developed and applied seven tasks relating the Financial Education and mathematics contents. The results obtained were extremely significant and, despite the struggles presented, it became noticeable an improvement in the students’ knowledge regarding Financial Education. All this practice developed during ESP has been beneficial for the acquisition of skills for my professional future, such as creativity, flexibility and tolerance.2020-02-21T16:05:06Z2020-01-28T00:00:00Z2020-01-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2306TID:202448010porBettencourt, Mariana Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:44:13Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2306Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:43.309742Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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