História da educação : Percursos de uma disciplina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/3198 |
Resumo: | texto procura reflectir sobre os percursos passados e presentes da disciplina de História da Educação, numa análise de âmbito internacional e nacional, que se estende por quatro pontos principais: Génese e desenvolvimento da disciplina nos séculos XIX e XX, as questões do ensino, os problemas da investigação e os debates actuais. Toda a argumentação procura chamar a atenção para a importância das interrogações que atravessam, hoje em dia, o trabalho histórico-educativo, nomeadamente no nosso país. Ao longo do ensaio defende-se a História da Educação não numa perspectiva disciplinar (corporativa), mas antes na convicção de que é impossível travar os debates educativos, de forma avisada e consciente, sem a presença de uma reflexão histórica. |
id |
RCAP_4c5664cd76f19490ce9dabc037a5c4e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3198 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
História da educação : Percursos de uma disciplinaHistória da educaçãoHistoriografiaSociologia do conhecimentoHistory of educationHistoriographySociology of knowledgetexto procura reflectir sobre os percursos passados e presentes da disciplina de História da Educação, numa análise de âmbito internacional e nacional, que se estende por quatro pontos principais: Génese e desenvolvimento da disciplina nos séculos XIX e XX, as questões do ensino, os problemas da investigação e os debates actuais. Toda a argumentação procura chamar a atenção para a importância das interrogações que atravessam, hoje em dia, o trabalho histórico-educativo, nomeadamente no nosso país. Ao longo do ensaio defende-se a História da Educação não numa perspectiva disciplinar (corporativa), mas antes na convicção de que é impossível travar os debates educativos, de forma avisada e consciente, sem a presença de uma reflexão histórica.ABSTRACT: This text is an international and national analysis of the past and present paths of the History of Education, focused on four main points: Origins and development of this discipline through centuries 19th and 20th, teaching questions, research problems and the current discussions. All the reasoning tries to focus on the importance of the questioning nowadays going through historical-educational work, namely in our country. Throughout the exposition, the History of Education is viewed not in a disciplinary perspective (corporative) but profoundly believing that it is impossible to seriously discuss education without the presence of an historical reflection.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPANóvoa, António2014-11-15T10:28:44Z1996-01-01T00:00:00Z1996-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3198porAnálise Psicológica, 14, 417-4340870-8231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:04Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3198Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:06.270884Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
História da educação : Percursos de uma disciplina |
title |
História da educação : Percursos de uma disciplina |
spellingShingle |
História da educação : Percursos de uma disciplina Nóvoa, António História da educação Historiografia Sociologia do conhecimento History of education Historiography Sociology of knowledge |
title_short |
História da educação : Percursos de uma disciplina |
title_full |
História da educação : Percursos de uma disciplina |
title_fullStr |
História da educação : Percursos de uma disciplina |
title_full_unstemmed |
História da educação : Percursos de uma disciplina |
title_sort |
História da educação : Percursos de uma disciplina |
author |
Nóvoa, António |
author_facet |
Nóvoa, António |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nóvoa, António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da educação Historiografia Sociologia do conhecimento History of education Historiography Sociology of knowledge |
topic |
História da educação Historiografia Sociologia do conhecimento History of education Historiography Sociology of knowledge |
description |
texto procura reflectir sobre os percursos passados e presentes da disciplina de História da Educação, numa análise de âmbito internacional e nacional, que se estende por quatro pontos principais: Génese e desenvolvimento da disciplina nos séculos XIX e XX, as questões do ensino, os problemas da investigação e os debates actuais. Toda a argumentação procura chamar a atenção para a importância das interrogações que atravessam, hoje em dia, o trabalho histórico-educativo, nomeadamente no nosso país. Ao longo do ensaio defende-se a História da Educação não numa perspectiva disciplinar (corporativa), mas antes na convicção de que é impossível travar os debates educativos, de forma avisada e consciente, sem a presença de uma reflexão histórica. |
publishDate |
1996 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1996-01-01T00:00:00Z 1996-01-01T00:00:00Z 2014-11-15T10:28:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/3198 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/3198 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Análise Psicológica, 14, 417-434 0870-8231 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130072602378240 |