História da educação : Percursos de uma disciplina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nóvoa, António
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/3198
Resumo: texto procura reflectir sobre os percursos passados e presentes da disciplina de História da Educação, numa análise de âmbito internacional e nacional, que se estende por quatro pontos principais: Génese e desenvolvimento da disciplina nos séculos XIX e XX, as questões do ensino, os problemas da investigação e os debates actuais. Toda a argumentação procura chamar a atenção para a importância das interrogações que atravessam, hoje em dia, o trabalho histórico-educativo, nomeadamente no nosso país. Ao longo do ensaio defende-se a História da Educação não numa perspectiva disciplinar (corporativa), mas antes na convicção de que é impossível travar os debates educativos, de forma avisada e consciente, sem a presença de uma reflexão histórica.
id RCAP_4c5664cd76f19490ce9dabc037a5c4e6
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3198
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling História da educação : Percursos de uma disciplinaHistória da educaçãoHistoriografiaSociologia do conhecimentoHistory of educationHistoriographySociology of knowledgetexto procura reflectir sobre os percursos passados e presentes da disciplina de História da Educação, numa análise de âmbito internacional e nacional, que se estende por quatro pontos principais: Génese e desenvolvimento da disciplina nos séculos XIX e XX, as questões do ensino, os problemas da investigação e os debates actuais. Toda a argumentação procura chamar a atenção para a importância das interrogações que atravessam, hoje em dia, o trabalho histórico-educativo, nomeadamente no nosso país. Ao longo do ensaio defende-se a História da Educação não numa perspectiva disciplinar (corporativa), mas antes na convicção de que é impossível travar os debates educativos, de forma avisada e consciente, sem a presença de uma reflexão histórica.ABSTRACT: This text is an international and national analysis of the past and present paths of the History of Education, focused on four main points: Origins and development of this discipline through centuries 19th and 20th, teaching questions, research problems and the current discussions. All the reasoning tries to focus on the importance of the questioning nowadays going through historical-educational work, namely in our country. Throughout the exposition, the History of Education is viewed not in a disciplinary perspective (corporative) but profoundly believing that it is impossible to seriously discuss education without the presence of an historical reflection.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPANóvoa, António2014-11-15T10:28:44Z1996-01-01T00:00:00Z1996-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3198porAnálise Psicológica, 14, 417-4340870-8231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:04Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3198Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:06.270884Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv História da educação : Percursos de uma disciplina
title História da educação : Percursos de uma disciplina
spellingShingle História da educação : Percursos de uma disciplina
Nóvoa, António
História da educação
Historiografia
Sociologia do conhecimento
History of education
Historiography
Sociology of knowledge
title_short História da educação : Percursos de uma disciplina
title_full História da educação : Percursos de uma disciplina
title_fullStr História da educação : Percursos de uma disciplina
title_full_unstemmed História da educação : Percursos de uma disciplina
title_sort História da educação : Percursos de uma disciplina
author Nóvoa, António
author_facet Nóvoa, António
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Nóvoa, António
dc.subject.por.fl_str_mv História da educação
Historiografia
Sociologia do conhecimento
History of education
Historiography
Sociology of knowledge
topic História da educação
Historiografia
Sociologia do conhecimento
History of education
Historiography
Sociology of knowledge
description texto procura reflectir sobre os percursos passados e presentes da disciplina de História da Educação, numa análise de âmbito internacional e nacional, que se estende por quatro pontos principais: Génese e desenvolvimento da disciplina nos séculos XIX e XX, as questões do ensino, os problemas da investigação e os debates actuais. Toda a argumentação procura chamar a atenção para a importância das interrogações que atravessam, hoje em dia, o trabalho histórico-educativo, nomeadamente no nosso país. Ao longo do ensaio defende-se a História da Educação não numa perspectiva disciplinar (corporativa), mas antes na convicção de que é impossível travar os debates educativos, de forma avisada e consciente, sem a presença de uma reflexão histórica.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-01-01T00:00:00Z
1996-01-01T00:00:00Z
2014-11-15T10:28:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/3198
url http://hdl.handle.net/10400.12/3198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Análise Psicológica, 14, 417-434
0870-8231
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130072602378240