A produção científica brasileira sobre as práticas de formação inicial e continuada de professores para educação infantil no período de 1996 a 2006

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Célia
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Lopes, Claudia, Fernandes, Juliana, Sábio, Silvia, Rodrigues, Silvia, Toninato, Tatiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/307
Resumo: O presente texto versa sobre pesquisa realizada entre agosto/2006 e novembro/2007 pelos alunos matriculados na disciplina “Praticas de formação do profissional de educação infantil” do Programa de Pós-graduação em Educação da FCT/UNESP. Trata-se de estado da arte da pesquisa sobre práticas de formação inicial e continuada em serviço de professores para educação infantil no Brasil a partir da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) 9.394/96 até 2006. O objetivo geral eleito foi dar visibilidade à produção brasileira sobre formação do professor de crianças pequenas e, sobretudo, analisar quais aspectos as pesquisas têm enfatizado relativamente a formação de professores. Assim, os objetivos específicos foram analisar as seguintes categorias: aspectos da formação docente e práticas formativas; papel do professor da educação infantil; aspectos, saberes e experiências necessários ao professor de crianças pequenas; a concepção de criança; função/finalidade social da educação infantil; concepção de educação infantil. A metodologia consistiu em mapeamento bibliográfico e seleção de trabalhos apresentados durante as reuniões da ANPED1 e trabalhos publicados em periódicos nacionais e internacionais na área de educação (Qualis A). A etapa de leituras e análises resultou na seleção de 17 trabalhos e na elaboração das 6 categorias de análise citadas. É possível apontar que o número de pesquisas no período (17) revela que a LDB/96 não impulsionou, como pressupúnhamos, as pesquisas relacionadas às práticas de formação do professor de crianças pequenas. Contudo, influenciou de modo particular os autores das pesquisas a respeito da visão de criança e da função da educação infantil. - This text refers to a research made by students enrolled at the “Childhood Education Professional Formation Practices” from FCT-UNESP Education Post-Graduation Program from August 2006 to November 2007. This research is a state of the art about the initial formation and in service continued education of childhood teachers in Brazil according to Lei de Diretrizes e Bases 9.394/96 (Brazilian Educational Laws and Guidelines – LDB- 9.394/96) 2006. The main objective was emphasizing the Brazilian production related to the childhood teachers training, moreover analyzing which aspects have been considered relevant to teachers’ training. Thus, the specific objectives were analyzing the following categories: teacher’s training aspects and practices; childhood teacher role; knowledge and experiences necessary to the childhood teacher; the teacher’s concept of child; social role/objective of childhood education; concept of childhood education. The methodology was consisted of bibliographical mapping and selection of projects presented at ANPED2 meetings and also of papers published in national and international education journals (Qualis A). Reading and analysis resulted in the selection of 17 projects and in the elaboration of the 06 categories mentioned above. It is safe to say the number of researches in the period (17) reveals that the LDB/96 did not boost, as it was thought, the research related to the childhood teacher training practices. On the other hand, the authors of researches related to the view of child and to the childhood education role were specially influenced.
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