Professoras e crianças pequenas no contexto da Educação Infantil pelotense em meados do século XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Venzke, Lourdes Helena Dummer
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Felipe, Jane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38714
Resumo: Este artigo aborda uma pesquisa realizada nas primeiras instituições escolares de Pelotas/RS que se dedicaram ao atendimento de crianças pequenas, sem o caráter asilar, em meados do século XX. Tais espaços apresentam as marcas deixadas pelos desafios assumidos em nome da proteção e educação dessas crianças. Essa pesquisa, de cunho qualitativo, teve como aporte teórico os estudos de gênero, os estudos culturais e autores/as pós-estruturalistas. Os materiais coletados e os contextos nos quais eles foram produzidos indicaram alguns elementos que compunham o cenário no qual as professoras desenvolveram seu trabalho. Com esta pesquisa tornou-se possível visibilizar como as professoras foram representadas e como o exercício da docência na Educação Infantil estava atrelado à resolução de alguns problemas sociais. Nesse sentido, as exigências atribuídas às docentes incorporam os valores pertinentes a um dado período histórico, com seus diferentes momentos e necessidades apontadas.
id UFPR-4_57311da6e3d21af5fe4f469e1003b459
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/38714
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Professoras e crianças pequenas no contexto da Educação Infantil pelotense em meados do século XXeducaçãoprofessoras, crianças pequenas, Educação InfantilEste artigo aborda uma pesquisa realizada nas primeiras instituições escolares de Pelotas/RS que se dedicaram ao atendimento de crianças pequenas, sem o caráter asilar, em meados do século XX. Tais espaços apresentam as marcas deixadas pelos desafios assumidos em nome da proteção e educação dessas crianças. Essa pesquisa, de cunho qualitativo, teve como aporte teórico os estudos de gênero, os estudos culturais e autores/as pós-estruturalistas. Os materiais coletados e os contextos nos quais eles foram produzidos indicaram alguns elementos que compunham o cenário no qual as professoras desenvolveram seu trabalho. Com esta pesquisa tornou-se possível visibilizar como as professoras foram representadas e como o exercício da docência na Educação Infantil estava atrelado à resolução de alguns problemas sociais. Nesse sentido, as exigências atribuídas às docentes incorporam os valores pertinentes a um dado período histórico, com seus diferentes momentos e necessidades apontadas.UFPRVenzke, Lourdes Helena DummerFelipe, Jane2015-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38714Educar em Revista; v. 31, n. 55 (2015); p. 205-227Educar em Revista; v. 31, n. 55 (2015); p. 205-227Educar em Revista; v. 31, n. 55 (2015); p. 205-2271984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38714/24747https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38714/30399info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:06:57Zoai:revistas.ufpr.br:article/38714Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:06:57Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Professoras e crianças pequenas no contexto da Educação Infantil pelotense em meados do século XX
title Professoras e crianças pequenas no contexto da Educação Infantil pelotense em meados do século XX
spellingShingle Professoras e crianças pequenas no contexto da Educação Infantil pelotense em meados do século XX
Venzke, Lourdes Helena Dummer
educação
professoras, crianças pequenas, Educação Infantil
title_short Professoras e crianças pequenas no contexto da Educação Infantil pelotense em meados do século XX
title_full Professoras e crianças pequenas no contexto da Educação Infantil pelotense em meados do século XX
title_fullStr Professoras e crianças pequenas no contexto da Educação Infantil pelotense em meados do século XX
title_full_unstemmed Professoras e crianças pequenas no contexto da Educação Infantil pelotense em meados do século XX
title_sort Professoras e crianças pequenas no contexto da Educação Infantil pelotense em meados do século XX
author Venzke, Lourdes Helena Dummer
author_facet Venzke, Lourdes Helena Dummer
Felipe, Jane
author_role author
author2 Felipe, Jane
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Venzke, Lourdes Helena Dummer
Felipe, Jane
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv educação
professoras, crianças pequenas, Educação Infantil
topic educação
professoras, crianças pequenas, Educação Infantil
description Este artigo aborda uma pesquisa realizada nas primeiras instituições escolares de Pelotas/RS que se dedicaram ao atendimento de crianças pequenas, sem o caráter asilar, em meados do século XX. Tais espaços apresentam as marcas deixadas pelos desafios assumidos em nome da proteção e educação dessas crianças. Essa pesquisa, de cunho qualitativo, teve como aporte teórico os estudos de gênero, os estudos culturais e autores/as pós-estruturalistas. Os materiais coletados e os contextos nos quais eles foram produzidos indicaram alguns elementos que compunham o cenário no qual as professoras desenvolveram seu trabalho. Com esta pesquisa tornou-se possível visibilizar como as professoras foram representadas e como o exercício da docência na Educação Infantil estava atrelado à resolução de alguns problemas sociais. Nesse sentido, as exigências atribuídas às docentes incorporam os valores pertinentes a um dado período histórico, com seus diferentes momentos e necessidades apontadas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-13
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38714
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38714
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38714/24747
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38714/30399
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 31, n. 55 (2015); p. 205-227
Educar em Revista; v. 31, n. 55 (2015); p. 205-227
Educar em Revista; v. 31, n. 55 (2015); p. 205-227
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711902550458368