As infraestruturas de transportes e a descontinuidades urbanas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/17959 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura, com a especialização em Urbanismo apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre. |
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As infraestruturas de transportes e a descontinuidades urbanasA linha de cintura e a sua interação com o vale de AlcântaraInterface de transportesRegeneração urbanaNó-lugarWalkabilityTransports interfaceUrban regenerationNode- place modeWalkabilityDissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura, com a especialização em Urbanismo apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.O presente Projecto Final de Mestrado visa regenerar Alcântara, reduzindo o impacto das suas infraestruturas e do “peso” do carro no seu tecido urbano, através de um plano estruturado, que redefine a posição de Alcântara como uma porta de entrada da cidade de Lisboa. Este novo plano inclui um projeto de uma interface de transportes, substituindo as existentes, obsoletas e desconexas estações de Alcântara- Mar e Alcântara-Terra. Em primeira mão, com este projeto, recuperam-se e regeneram-se as áreas obsoletas e degradadas do bairro e, também, os vazios urbanos existentes na área, dando-lhes nova vida e novas utilidades. Estes espaços dão lugar a novas áreas de acessibilidade pedestres, áreas de permanência e contribuem para um novo redesenho do sistema de transportes públicos da área. Em linha de ideias com o este plano, são feitas as alterações rodoviárias e ferroviárias, alterando as suas hierarquias e sentidos, conforme seja necessário, atribuindo a Alcântara uma nova lógica de mobilidade, mais sustentável, tanto em termos ambientais como em termos sociais. Com as novas funções dos espaços urbanos vazios e obsoletos, mune-se Alcântara de novas valências necessárias à sua prosperidade de outrora, incluindo, também, uma nova e moderna Interface de transportes públicos, onde se pretende aliar e agilizar o existente eixo ferroviário da Linha de Cintura e da Linha de Cascais, articulando-os, com o Porto de Lisboa, com os transportes fluviais e ferroviários de mercadorias e passageiros, com as linhas de autocarro e elétrico e culminando com a chegada do Metro de Lisboa a Alcântara. Assim, esta área de Alcântara, associada também à construção do novo Hospital da CUF, fica com uma posição de destaque na cidade e nos seus arredores, sendo a porta principal de entrada da cidade de Lisboa de quem vem do sul do Tejo e poente.ABSTRACT: This Final Project aims to regenerate Alcântara, reducing the impact of its infrastructures and the “weight” of the car in its urban grid, through a structured plan that redefines the position of Alcântara as a gateway to the city of Lisbon. This new plan includes a project of a transports interface, replacing the existing, obsolete and disconnected stations of Alcântara-Mar and Alcântara-Terra. At first hand, with this new project, the obsolete and degraded areas of the neighborhood are recuperated and regenerated, as well as the existing urban voids in the area, giving them new life and new utilities. These spaces give rise to new areas of pedestrian accessibility, areas of permanence and contribute to a new redesign of the area's public transportation system. In line with the new plan, road and railway alterations are made, changing their hierarchies and directions, as necessary, giving Alcântara a new mobility logic, which is more sustainable, both in environmental and social terms. With the new functions of the void urban spaces, Alcântara is able to have new valences necessary for its prosperity of yesteryear, including also a new and modern public transport interface, where it is intended to ally and streamline the existing railway axis of the Linha de Cintura and the Linha de Cascais, linking them with the Port of Lisbon, with river and rail transport of goods and passengers, with the bus and electric lines and culminating with the arrival of the Lisbon Metro to Alcântara. Thus, this area of Alcântara, also associated to the construction of the new Hospital of CUF, has a prominent position in the city and its surroundings, being the main entrance door of the city of Lisbon from those who come from the south zone of Tagus river.Universidade de Lisboa, Faculdade de ArquiteturaGeorge, Pedro Conceição SilvaVale, David de Sousa, coorientadorRepositório da Universidade de LisboaMirante, Daniel Filipe Calado Mirante2019-05-27T15:14:53Z2018-12-042018-12-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/17959porMIRANTE, Daniel Filipe Calado Mirante - As infraestruturas de transportes e a descontinuidades urbanas : a linha de cintura e a sua interação com o vale de Alcântara.- Lisboa: FA, 2018. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:47:35Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/17959Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:03:05.679862Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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