Inferindo o conhecimento linguístico de crianças do 1º CEB a partir das suas produções textuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Natália Albino
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/47844
Resumo: Com base na nossa própria experiência docente e decorrente da leccionação de um seminário de mestrado, neste breve estudo pretendemos dar um novo enfoque ao “erro” que atormenta diariamente a prática lectiva de tantos professores, procurando mostrar que esse “erro” pode revelar, e revela seguramente na maioria dos casos, o estádio de desenvolvimento linguístico do aluno. Para tal, analisaremos, em particular ao nível da sintaxe, excertos de produções escritas de alunos de 4º ano de escolaridade com o objectivo de sugerir caminhos de inferência sobre o estádio de conhecimento linguístico das crianças e de propor estratégias que fomentem um ensino diferenciado que, por seu turno, vise colmatar os problemas linguísticos detectados ou consolidar o conhecimento já adquirido de determinadas estruturas.
id RCAP_4c6b06f62362f08094c3f0670ec3ae3b
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/47844
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inferindo o conhecimento linguístico de crianças do 1º CEB a partir das suas produções textuaisConhecimento linguísticosintaxeestádios de desenvolvimento linguísticoLinguistic knowledgesyntaxchildren’s linguistic knowledge stageCom base na nossa própria experiência docente e decorrente da leccionação de um seminário de mestrado, neste breve estudo pretendemos dar um novo enfoque ao “erro” que atormenta diariamente a prática lectiva de tantos professores, procurando mostrar que esse “erro” pode revelar, e revela seguramente na maioria dos casos, o estádio de desenvolvimento linguístico do aluno. Para tal, analisaremos, em particular ao nível da sintaxe, excertos de produções escritas de alunos de 4º ano de escolaridade com o objectivo de sugerir caminhos de inferência sobre o estádio de conhecimento linguístico das crianças e de propor estratégias que fomentem um ensino diferenciado que, por seu turno, vise colmatar os problemas linguísticos detectados ou consolidar o conhecimento já adquirido de determinadas estruturas.Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de CoimbraRepositório ComumPires, Natália Albino2023-11-06T11:01:19Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/47844porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T02:16:39Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/47844Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:10:01.065241Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inferindo o conhecimento linguístico de crianças do 1º CEB a partir das suas produções textuais
title Inferindo o conhecimento linguístico de crianças do 1º CEB a partir das suas produções textuais
spellingShingle Inferindo o conhecimento linguístico de crianças do 1º CEB a partir das suas produções textuais
Pires, Natália Albino
Conhecimento linguístico
sintaxe
estádios de desenvolvimento linguístico
Linguistic knowledge
syntax
children’s linguistic knowledge stage
title_short Inferindo o conhecimento linguístico de crianças do 1º CEB a partir das suas produções textuais
title_full Inferindo o conhecimento linguístico de crianças do 1º CEB a partir das suas produções textuais
title_fullStr Inferindo o conhecimento linguístico de crianças do 1º CEB a partir das suas produções textuais
title_full_unstemmed Inferindo o conhecimento linguístico de crianças do 1º CEB a partir das suas produções textuais
title_sort Inferindo o conhecimento linguístico de crianças do 1º CEB a partir das suas produções textuais
author Pires, Natália Albino
author_facet Pires, Natália Albino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Natália Albino
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento linguístico
sintaxe
estádios de desenvolvimento linguístico
Linguistic knowledge
syntax
children’s linguistic knowledge stage
topic Conhecimento linguístico
sintaxe
estádios de desenvolvimento linguístico
Linguistic knowledge
syntax
children’s linguistic knowledge stage
description Com base na nossa própria experiência docente e decorrente da leccionação de um seminário de mestrado, neste breve estudo pretendemos dar um novo enfoque ao “erro” que atormenta diariamente a prática lectiva de tantos professores, procurando mostrar que esse “erro” pode revelar, e revela seguramente na maioria dos casos, o estádio de desenvolvimento linguístico do aluno. Para tal, analisaremos, em particular ao nível da sintaxe, excertos de produções escritas de alunos de 4º ano de escolaridade com o objectivo de sugerir caminhos de inferência sobre o estádio de conhecimento linguístico das crianças e de propor estratégias que fomentem um ensino diferenciado que, por seu turno, vise colmatar os problemas linguísticos detectados ou consolidar o conhecimento já adquirido de determinadas estruturas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2023-11-06T11:01:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/47844
url http://hdl.handle.net/10400.26/47844
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134654930878464