Inferindo o conhecimento linguístico de crianças do 1º CEB a partir das suas produções textuais
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/47844 |
Resumo: | Com base na nossa própria experiência docente e decorrente da leccionação de um seminário de mestrado, neste breve estudo pretendemos dar um novo enfoque ao “erro” que atormenta diariamente a prática lectiva de tantos professores, procurando mostrar que esse “erro” pode revelar, e revela seguramente na maioria dos casos, o estádio de desenvolvimento linguístico do aluno. Para tal, analisaremos, em particular ao nível da sintaxe, excertos de produções escritas de alunos de 4º ano de escolaridade com o objectivo de sugerir caminhos de inferência sobre o estádio de conhecimento linguístico das crianças e de propor estratégias que fomentem um ensino diferenciado que, por seu turno, vise colmatar os problemas linguísticos detectados ou consolidar o conhecimento já adquirido de determinadas estruturas. |
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Inferindo o conhecimento linguístico de crianças do 1º CEB a partir das suas produções textuaisConhecimento linguísticosintaxeestádios de desenvolvimento linguísticoLinguistic knowledgesyntaxchildren’s linguistic knowledge stageCom base na nossa própria experiência docente e decorrente da leccionação de um seminário de mestrado, neste breve estudo pretendemos dar um novo enfoque ao “erro” que atormenta diariamente a prática lectiva de tantos professores, procurando mostrar que esse “erro” pode revelar, e revela seguramente na maioria dos casos, o estádio de desenvolvimento linguístico do aluno. Para tal, analisaremos, em particular ao nível da sintaxe, excertos de produções escritas de alunos de 4º ano de escolaridade com o objectivo de sugerir caminhos de inferência sobre o estádio de conhecimento linguístico das crianças e de propor estratégias que fomentem um ensino diferenciado que, por seu turno, vise colmatar os problemas linguísticos detectados ou consolidar o conhecimento já adquirido de determinadas estruturas.Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de CoimbraRepositório ComumPires, Natália Albino2023-11-06T11:01:19Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/47844porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T02:16:39Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/47844Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:10:01.065241Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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