Prontidão para a leitura e utilização de plataformas digitais em crianças nu último ano do pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serra, Carolina da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/23109
Resumo: A aprendizagem da leitura é fundamental no 1º e 2º ano de escolaridade uma vez que influencia os resultados escolares, o futuro profissional e os comportamentos da criança ao longo da sua vida. A prontidão para a leitura é uma medida precoce que nos permite inferir se o aluno está pronto para aprender a ler sem dificuldades. Existem poucos estudos referentes à prontidão para a leitura e os fatores que podem influenciar a mesma. Este estudo pretende identificar alguns fatores sociodemográficos e da utilização de plataformas digitais que influenciem a prontidão para a leitura. Foram inquiridos 96 indivíduos, sendo 48 crianças (sendo 23 do sexo masculino e 25 do sexo feminino) e 48 pais acerca da prontidão para a leitura e de fatores influenciadores, respectivamente. O teste utilizado para verificar o nível de prontidão para a leitura foi o Teste ABC Lourenço Filho, e um questionário para a recolha de dados sociodemográficos. Os resultados obtidos permitiram identificar alguns fatores influenciadores da prontidão para a leitura em alunos do último ano do préescolar. Contudo não foram demonstradas relações significativas entre os fatores sociodemográficos e a utilização de plataformas digitais e os resultados do teste ABC Lourenço Filho, excepto com o factor da existência de irmãos, que é um fator pouco estudado. É necessário a realização de mais estudos que avaliem fatores protetores e de risco para a prontidão da leitura, tendo em consideração a influência que a aprendizagem da leitura tem na vida futura social e profissional das crianças. O conhecimento dos fatores influenciadores vai permitir a criação de um plano de prevenção e/ou de intervenção. Com este trabalho pretende-se reforçar a noção da importância do papel do psicólogo tanto nas escolas e na promoção do desenvolvimento infantil, bem como na ativação de uma parentalidade construtiva e positiva.
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spelling Prontidão para a leitura e utilização de plataformas digitais em crianças nu último ano do pré-escolarAprendizagem da leituraEnsino básico 1º cicloEnsino básico 2º cicloTestes de aptidãoEnsino da leituraPlantaformas digitaisMotivação para a aprendizagemA aprendizagem da leitura é fundamental no 1º e 2º ano de escolaridade uma vez que influencia os resultados escolares, o futuro profissional e os comportamentos da criança ao longo da sua vida. A prontidão para a leitura é uma medida precoce que nos permite inferir se o aluno está pronto para aprender a ler sem dificuldades. Existem poucos estudos referentes à prontidão para a leitura e os fatores que podem influenciar a mesma. Este estudo pretende identificar alguns fatores sociodemográficos e da utilização de plataformas digitais que influenciem a prontidão para a leitura. Foram inquiridos 96 indivíduos, sendo 48 crianças (sendo 23 do sexo masculino e 25 do sexo feminino) e 48 pais acerca da prontidão para a leitura e de fatores influenciadores, respectivamente. O teste utilizado para verificar o nível de prontidão para a leitura foi o Teste ABC Lourenço Filho, e um questionário para a recolha de dados sociodemográficos. Os resultados obtidos permitiram identificar alguns fatores influenciadores da prontidão para a leitura em alunos do último ano do préescolar. Contudo não foram demonstradas relações significativas entre os fatores sociodemográficos e a utilização de plataformas digitais e os resultados do teste ABC Lourenço Filho, excepto com o factor da existência de irmãos, que é um fator pouco estudado. É necessário a realização de mais estudos que avaliem fatores protetores e de risco para a prontidão da leitura, tendo em consideração a influência que a aprendizagem da leitura tem na vida futura social e profissional das crianças. O conhecimento dos fatores influenciadores vai permitir a criação de um plano de prevenção e/ou de intervenção. Com este trabalho pretende-se reforçar a noção da importância do papel do psicólogo tanto nas escolas e na promoção do desenvolvimento infantil, bem como na ativação de uma parentalidade construtiva e positiva.Learning to read is very important in the 1st and 2nd school year because it will influence the future school results and professional success, as well as the child's behavior throughout his life. Readiness is an early measure that allows us to infer if the student is ready to learn to read without difficulty. There are few studies regarding reading readiness and factors that can influence reading. This study intends to identify some sociodemographic factors and use of digital platforms that may influence reading readiness. 96 individuals were interviewed, 48 were children (23 were males and 25 females) and 48 parents wich were asked about reading readiness and the influencing factors, respectively. The test used to verify reading readiness was the ABC Lourenço Filho test, and a questionnaire was used to collect data on socio-demographic characteristics. The results obtained allowed to identify some factors influencing the reading readiness for children finishing the last year of preschool. However, there were no significant relationships between sociodemographic factors and the use of digital platforms and the results of the ABC Lourenço Filho test, except for the factor of the existence of siblings, which is a factor poorly studied. Further studies are needed to assess protective and risk factors for reading readiness, taking into account the influence that learning how to read has on the social and professional future of children. Knowledge of influencing factors will allow to creat a prevention and / or an intervention plan. This work intends to reinforce the notion of the importance of the role of the psychologist both in the schools and in the promotion of children's development, as well as in the activation of constructive and positive parentingUniversidade de Aveiro2018-05-14T09:25:38Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23109TID:201944995porSerra, Carolina da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:45:04Zoai:ria.ua.pt:10773/23109Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:00.436392Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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