O papel do livro infantil na motivação para a leitura: uma breve abordagem no 1.º CEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/31156 |
Resumo: | A presente dissertação reflete o estudo realizado durante a lecionação em estágio, em contexto de 1.º CEB. Nesta formação pude observar que a turma onde me encontrava inserida não contactava com o livro infantil em contexto de sala de aula. Assim, as estratégias implementadas pelo professor cooperante na abordagem dos textos do manual levaram-me a refletir sobre a motivação que a turma sentiria para a prática da leitura. A partir daqui, pensei em desenvolver uma sequência didática que diversificasse estratégias e levasse até às crianças o livro infantil. Neste sentido, foram planificadas e implementadas quatro sessões, numa turma de 2.º ano. A sequência de sessões que aqui se apresenta foi realizada no tempo letivo destinado à disciplina de Português, conforme o horário da turma. Esta investigação apresenta uma metodologia de Investigação-Ação. No final das sessões, a turma respondeu a um questionário por forma a postular ações futuras, condicionadas pelo término do estágio, e apreçar o trabalho posto em prática. Ao longo da consecução das sessões referidas, a turma sempre mostrou um grande interesse e envolvência na participação de todas as atividades propostas. |
id |
RCAP_4a7276075db4dc5615ee324debabce38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/31156 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel do livro infantil na motivação para a leitura: uma breve abordagem no 1.º CEBLeituraMotivação Para a LeituraLivro InfantilEnsino Básico 1º CicloA presente dissertação reflete o estudo realizado durante a lecionação em estágio, em contexto de 1.º CEB. Nesta formação pude observar que a turma onde me encontrava inserida não contactava com o livro infantil em contexto de sala de aula. Assim, as estratégias implementadas pelo professor cooperante na abordagem dos textos do manual levaram-me a refletir sobre a motivação que a turma sentiria para a prática da leitura. A partir daqui, pensei em desenvolver uma sequência didática que diversificasse estratégias e levasse até às crianças o livro infantil. Neste sentido, foram planificadas e implementadas quatro sessões, numa turma de 2.º ano. A sequência de sessões que aqui se apresenta foi realizada no tempo letivo destinado à disciplina de Português, conforme o horário da turma. Esta investigação apresenta uma metodologia de Investigação-Ação. No final das sessões, a turma respondeu a um questionário por forma a postular ações futuras, condicionadas pelo término do estágio, e apreçar o trabalho posto em prática. Ao longo da consecução das sessões referidas, a turma sempre mostrou um grande interesse e envolvência na participação de todas as atividades propostas.Custódio, Pedro Balaus, 1964-Repositório ComumFerreira, Juliana Pereira da Silva2020-01-31T12:32:30Z2019-01-01T00:00:00Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/31156202381137porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:53Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/31156Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:41.985289Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel do livro infantil na motivação para a leitura: uma breve abordagem no 1.º CEB |
title |
O papel do livro infantil na motivação para a leitura: uma breve abordagem no 1.º CEB |
spellingShingle |
O papel do livro infantil na motivação para a leitura: uma breve abordagem no 1.º CEB Ferreira, Juliana Pereira da Silva Leitura Motivação Para a Leitura Livro Infantil Ensino Básico 1º Ciclo |
title_short |
O papel do livro infantil na motivação para a leitura: uma breve abordagem no 1.º CEB |
title_full |
O papel do livro infantil na motivação para a leitura: uma breve abordagem no 1.º CEB |
title_fullStr |
O papel do livro infantil na motivação para a leitura: uma breve abordagem no 1.º CEB |
title_full_unstemmed |
O papel do livro infantil na motivação para a leitura: uma breve abordagem no 1.º CEB |
title_sort |
O papel do livro infantil na motivação para a leitura: uma breve abordagem no 1.º CEB |
author |
Ferreira, Juliana Pereira da Silva |
author_facet |
Ferreira, Juliana Pereira da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Custódio, Pedro Balaus, 1964- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Juliana Pereira da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Motivação Para a Leitura Livro Infantil Ensino Básico 1º Ciclo |
topic |
Leitura Motivação Para a Leitura Livro Infantil Ensino Básico 1º Ciclo |
description |
A presente dissertação reflete o estudo realizado durante a lecionação em estágio, em contexto de 1.º CEB. Nesta formação pude observar que a turma onde me encontrava inserida não contactava com o livro infantil em contexto de sala de aula. Assim, as estratégias implementadas pelo professor cooperante na abordagem dos textos do manual levaram-me a refletir sobre a motivação que a turma sentiria para a prática da leitura. A partir daqui, pensei em desenvolver uma sequência didática que diversificasse estratégias e levasse até às crianças o livro infantil. Neste sentido, foram planificadas e implementadas quatro sessões, numa turma de 2.º ano. A sequência de sessões que aqui se apresenta foi realizada no tempo letivo destinado à disciplina de Português, conforme o horário da turma. Esta investigação apresenta uma metodologia de Investigação-Ação. No final das sessões, a turma respondeu a um questionário por forma a postular ações futuras, condicionadas pelo término do estágio, e apreçar o trabalho posto em prática. Ao longo da consecução das sessões referidas, a turma sempre mostrou um grande interesse e envolvência na participação de todas as atividades propostas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01T00:00:00Z 2019-01-01T00:00:00Z 2020-01-31T12:32:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/31156 202381137 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/31156 |
identifier_str_mv |
202381137 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130030239907840 |