Reorganização do setor manutenção numa empresa do setor farmacêutico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cristiana Sofia Ferreira da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/44908
Resumo: Atualmente, com o avanço estrondoso da tecnologia e automatização industrial, é cada vez mais difícil uma organização manter-se competitiva e ativa no mercado e, para além disso, a exigência crescente dos clientes também se está a tornar num fator de peso quando as empresas procuram encontrar soluções para incrementar a sua quota de mercado. Para atingir esses níveis de competitividade (com um custo racional e elevada qualidade) é necessário diminuir desperdícios, designadamente de tempo e de matérias-primas, ou seja, alterar as formas de produção e de manutenção vigentes através de filosofias e metodologias de melhoria contínua com suporte no pensamento Lean. O presente relatório de estágio propõe a reorganização do setor Manutenção na Farmalabor, empresa do setor da indústria farmacêutica, através da aplicação de metodologias e ferramentas, com o objetivo de melhorar os procedimentos de manutenção vigentes. A proposta consiste na implementação da metodologia Kaizen através da ferramenta 5S com o objetivo de reorganizar o layout da oficina recorrendo à criação de zonas e sinalética e, por fim, a construção de um quadro de Kaizen Diário com algumas orientações do Kaizen InstituteTM. A primeira ferramenta, o 5S, consiste na aplicação de 5 sensos (Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke) com o objetivo de melhorar os valores da produção, da redução dos tempos mortos e do aumento da segurança do ambiente de trabalho. Caracteriza-se pelo envolvimento de toda a empresa na sua aplicação com a finalidade de desenvolver uma produção sem falhas e de uma manutenção eficaz. A implementação do quadro de Kaizen Diário tem como objetivo o maior envolvimento da liderança, a otimização da distribuição de tarefas e a correlação entre o software de gestão da manutenção existente na empresa (EAM – Enterprise Asset Management) com a disposição visual das tarefas no quadro: o conhecimento do estado das peças encomendadas pelos colaboradores; o agendamento das intervenções de manutenção planeadas para o mês e por equipa; a demonstração do desempenho do setor através dos indicadores de performance; e a utilização do ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act) nas tarefas que tenham de ser planeadas para não caírem no esquecimento. Estas propostas culminaram numa oficina organizada e eficiente, na redução dos tempos de realização das intervenções de manutenção, no aumento da motivação dos colaboradores, e no aumento da eficiência e da qualidade da manutenção.
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