Melhoria nos processos produtivos: um caso de estudo numa linha de montagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calçada, Rui Filipe Duarte
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/97277
Resumo: Dissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
id RCAP_712658f03686f71bb2cfece5036e5683
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/97277
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Melhoria nos processos produtivos: um caso de estudo numa linha de montagemImprovement actions in the productive processes: a case study on an assembly linePDCA [Plan-Do-Check-Act]LeanBalanceamento5sKaizenPDCA [Plan-Do-Check-Act]LeanBalancing5sKaizenDissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia. This dissertation has been developed as part of the Master's Degree in Industrial Engineering and Management during an internship in Polisport Plásticos S.A, a company specialized in making components for two-wheeled vehicles and cars. The project aims to increase the efficiency of an assembly line that produces baby car seats.In order to achieve this increase in efficiency, a PDCA (Plan-Do-Check-Act) cycle has been implemented, for a continuous improvement, and Lean production tools too, to reduce waste and consequently increasing efficiency processes on the assembly line.Tools such as 5S, Ishikawa diagram, FMEA (Failure Mode and Effect Analysis), 5 Why, VSM (Value Stream Mapping), Matrix X (Hoshin Karin) and A3 for strategic planning, Heuristic Methods and the "Toyota Method" (Empirical Method) for the study of assembly line balancing has been implemented in this project.The implementation of the "Toyota Method" (on-site observation of operations and time records) was a success, reducing the number of employees in the production line (from 11 to 9), increasing line efficiency (about 10%), reduction of cycle times (increasing productivity by 13%) and also reduction of the time of the product strangled (31%).The final phase of the project has been the organization of workstations and the shop floor, highlighting awareness for proactive mindset of all involved and consequent continuous improvement through the 5S methology.Esta dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial na Polisport Plásticos S.A, empresa de desenvolvimento de peças plásticas para veículos de duas rodas e componentes para carros. O projeto tem o objetivo de aumentar a eficiência de uma linha de montagem produtora de cadeiras auto para bebés.Para conseguir esse aumento de eficiência recorreu-se à implementação de um ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act), com o intuito de melhoria contínua, e às ferramentas da produção Lean, com o intuito de reduzir desperdícios e consequentemente aumentar a eficiência dos processos na linha de montagem.Foram implementadas ferramentas como 5S, diagrama de Ishikawa, FMEA (Failure Mode and Effect Analysis), 5 Porquês, VSM (Value Stream Mapping), Matiz X (Hoshin Karin) e A3 para planeamento estratégico, Métodos Heurísticos e o “Método Toyota” (Método Empírico) para estudo do balanceamento da linha de montagem. A implementação do “Método Toyota” (observação “in loco” das operações e registos de tempos) verificou-se um sucesso, tendo havido a redução do número de colaboradores na linha de produção (de 11 para 9), aumento da eficiência da linha (cerca de 10%), redução dos tempos de ciclo (aumentando a produtividade em 13%) e por último redução dos tempos do produto estrangulado (31%). A última fase do projeto foi a consciencialização e organização dos postos de trabalho e do shop-floor, realçando a mentalidade pró-ativa de todos os envolvidos e consequente melhoria contínua através da metodologia 5s.2019-07-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/97277http://hdl.handle.net/10316/97277TID:202308251porCalçada, Rui Filipe Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T03:10:25Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/97277Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:20.995834Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Melhoria nos processos produtivos: um caso de estudo numa linha de montagem
Improvement actions in the productive processes: a case study on an assembly line
title Melhoria nos processos produtivos: um caso de estudo numa linha de montagem
spellingShingle Melhoria nos processos produtivos: um caso de estudo numa linha de montagem
Calçada, Rui Filipe Duarte
PDCA [Plan-Do-Check-Act]
Lean
Balanceamento
5s
Kaizen
PDCA [Plan-Do-Check-Act]
Lean
Balancing
5s
Kaizen
title_short Melhoria nos processos produtivos: um caso de estudo numa linha de montagem
title_full Melhoria nos processos produtivos: um caso de estudo numa linha de montagem
title_fullStr Melhoria nos processos produtivos: um caso de estudo numa linha de montagem
title_full_unstemmed Melhoria nos processos produtivos: um caso de estudo numa linha de montagem
title_sort Melhoria nos processos produtivos: um caso de estudo numa linha de montagem
author Calçada, Rui Filipe Duarte
author_facet Calçada, Rui Filipe Duarte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Calçada, Rui Filipe Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv PDCA [Plan-Do-Check-Act]
Lean
Balanceamento
5s
Kaizen
PDCA [Plan-Do-Check-Act]
Lean
Balancing
5s
Kaizen
topic PDCA [Plan-Do-Check-Act]
Lean
Balanceamento
5s
Kaizen
PDCA [Plan-Do-Check-Act]
Lean
Balancing
5s
Kaizen
description Dissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/97277
http://hdl.handle.net/10316/97277
TID:202308251
url http://hdl.handle.net/10316/97277
identifier_str_mv TID:202308251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134050723561472