Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção em Pré-Escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, João Rafael Pinto Soares
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/8917
Resumo: Em Portugal, atualmente, não existe indicação para tratamento psicofarmacológico da Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção em pré-escolares (crianças com idade inferior a 6 anos). A presente monografia tem como objetivo perceber se existe ou não benefício em medicá-las atendendo ao quadro clínico, através da revisão sistemática de artigos e livros científicos, e se sim, em que situações (tendo em conta os ambientes individual, escolar, familiar e social). Assim sendo, procedeu-se a uma pesquisa de artigos científicos na base de dados PubMed, com ênfase naqueles que apresentavam estudos clínicos randomizados, duplamente cegos e cujo conteúdo ia de encontro ao propósito desta revisão. Através de uma seleção rigorosa, com palavras-chave específicas, cronologia, tipos de estudo e, subsequentemente análise e exclusão com base no resumo, título e artigo completo, obteve-se para elegibilidade sete artigos completos, com os quais se conseguiram dezassete referências de estudo organizadas em duas tabelas com a finalidade de verificar e comparar certas características. Além disso, em onze referências de estudo foi necessário recorrer ao artigo original respetivo face à escassa informação existente, levando a que o número total de artigos elegíveis obtido aumentasse de sete para dezoito. Concluindo, verificou-se que antes de qualquer intervenção farmacológica deve-se iniciar uma terapia cognitivo-comportamental de, pelo menos, oito semanas. A não melhoria ou agravamento dos sintomas clínicos significa que uma abordagem com psicofármacos seria vantajosa, em que o metilfenidato seria a escolha de primeira linha, sendo que não é aprovado pela “Federal Drug Administration”. Desta forma, uma das razões para o metilfenidato estar em primeiro lugar na hierarquia medicamentosa pode ser o facto de este ser o psicofármaco com o maior número de estudos clínicos existentes até à presente data, bem como integrar o maior ensaio clínico randomizado (“Pharmacotherapy of the Preschool Attention Deficit Hiperativity Disorder Treatment Study”) constituindo a melhor evidência científica clínica neste momento, referindo de uma forma geral que existe segurança e eficácia em relação ao mesmo, apesar de alguns efeitos adversos terem sido reportados. Desta forma, no futuro é preciso incidir na realização de mais estudos clínicos, com o maior número de pré-escolares possíveis; diminuir ao máximo o “dropout” das crianças; comparar entre todos os psicofármacos passíveis de benefício clínico e apostar na investigação, não só dos medicamentos que existem como na criação de novas abordagens terapêuticas.
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Através de uma seleção rigorosa, com palavras-chave específicas, cronologia, tipos de estudo e, subsequentemente análise e exclusão com base no resumo, título e artigo completo, obteve-se para elegibilidade sete artigos completos, com os quais se conseguiram dezassete referências de estudo organizadas em duas tabelas com a finalidade de verificar e comparar certas características. Além disso, em onze referências de estudo foi necessário recorrer ao artigo original respetivo face à escassa informação existente, levando a que o número total de artigos elegíveis obtido aumentasse de sete para dezoito. Concluindo, verificou-se que antes de qualquer intervenção farmacológica deve-se iniciar uma terapia cognitivo-comportamental de, pelo menos, oito semanas. A não melhoria ou agravamento dos sintomas clínicos significa que uma abordagem com psicofármacos seria vantajosa, em que o metilfenidato seria a escolha de primeira linha, sendo que não é aprovado pela “Federal Drug Administration”. Desta forma, uma das razões para o metilfenidato estar em primeiro lugar na hierarquia medicamentosa pode ser o facto de este ser o psicofármaco com o maior número de estudos clínicos existentes até à presente data, bem como integrar o maior ensaio clínico randomizado (“Pharmacotherapy of the Preschool Attention Deficit Hiperativity Disorder Treatment Study”) constituindo a melhor evidência científica clínica neste momento, referindo de uma forma geral que existe segurança e eficácia em relação ao mesmo, apesar de alguns efeitos adversos terem sido reportados. Desta forma, no futuro é preciso incidir na realização de mais estudos clínicos, com o maior número de pré-escolares possíveis; diminuir ao máximo o “dropout” das crianças; comparar entre todos os psicofármacos passíveis de benefício clínico e apostar na investigação, não só dos medicamentos que existem como na criação de novas abordagens terapêuticas.In Portugal, nowadays, psychopharmacological treatment of Attention Deficit Hyperactivity Disorder in preschoolers (children under six years old) is not allowed. The goal of this systematic review is to understand if there is benefit or not to medicate them according to their clinical condition, through the analysis and review of scientific articles and books and, in case there is, in which circumstances (taking into account the scholar, individual, social and family environments). In this way, a research of scientific articles in PubMed database was made, with emphasis on those that presented randomized, double blind clinical trials and whose content was purpose-directed to this review. According to a strict selection, with specific keywords, timeline, types of study and, afterwards, analysis and exclusion on the basis of the abstract, title and complete article, seven complete articles were obtained for eligibility, through which seventeen study references were organized into two tables with the aim to verify and compare certain characteristics. Besides, in eleven study references it was necessary to search for the original article because of lack of information, which increased the number of total eligible articles from seven to eighteen. In conclusion, before any psychopharmacological intervention a cognitive behavioral therapy for, at least, eight weeks, should be initiated. Lack of improvement or increase in the severity of clinical symptoms means that an approach with psychopharmacs may be advantageous, in which methylphenidate would be the first choice, despite that is not approved by Federal Drug Administration. In this way, one of the reasons for methylphenidate being in first place in the hierarchy may be due to the fact that this medicine is the one who has the biggest number of controlled clinical studies until today, as also because it integrates the largest randomized clinical trial (“Pharmacotherapy of the Preschool Attention Deficit Hyperactivity Disorder Treatment Study”) – which is the best scientific clinical evidence at the moment – which says, in general, that there is security and efficacy about that medicine, even though some adverse effects were reported. In this way, in the future it is necessary to do more clinical studies with the highest number of preschoolers possible; maximum reduction of dropout in these children; compare all drugs that may have clinical benefit and to do more investigation, not only in the medicines that already exist as in the creation of new treatments.Correia, Paula Cristina Moreira AntunesuBibliorumTorres, João Rafael Pinto Soares2020-01-29T16:34:32Z2019-06-142019-05-292019-06-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/8917TID:202373479porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:49:20Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/8917Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:49:11.290623Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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