Partilhar e confortar: comportamentos altruístas genuínos ou estratégicos? Estudo com crianças de 3 e 5 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delgado, Sara Lúcia Bandeiras Farinha
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/6358
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica
id RCAP_4c9e56d45780c8462d4ba74ed07ade8c
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6358
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Partilhar e confortar: comportamentos altruístas genuínos ou estratégicos? Estudo com crianças de 3 e 5 anosAltruísmoIdade pré-escolarMotivaçãoPartilhaConfortoAltruismPreschool ageMotivationSharingComfortDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia ClínicaO desenvolvimento do comportamento pró-social tem vindo a ser abordado por diversos estudos. Contudo, a literatura ainda não apresenta dados consistentes no que diz respeito à emergência e manutenção do comportamento pró-social, principalmente na idade pré-escolar. Verificam-se lacunas nos estudos anteriores, bem como resultados contraditórios. Este estudo pretendeu contribuir para uma maior compreensão de dois tipos de comportamento altruísta, a partilha e o conforto, em crianças entre os 3 e os 5 anos. A partilha foi estudada através do Jogo do Ditador, enquanto que o conforto foi estudado através de uma situação de distress sentida por um fantoche. Pretendeu-se analisar a motivação das crianças para o comportamento altruísta, nomeadamente se se comportavam de uma forma altruísta genuína, relacionada com a equidade e justiça, ou estratégica, associada a questões de reputação e reciprocidade. As crianças partilharam com uma criança conhecida e presente na sala, bem como uma criança desconhecida e ausente da sala. Também se pretendeu analisar se os comportamentos divergiam em função da idade. Na situação de partilha, as crianças de 5 anos partilharam mais do que as crianças de 3 anos, mas ambas as faixas etárias se comportaram de forma tendencialmente genuína. Na situação de conforto, as crianças de 3 e 5 anos comportaram-se de forma similar, novamente com uma tendência para o altruísmo genuíno.ABSTRACT: The development of prosocial behaviour has been largely studied. However, literature has still no consistent data about the emergence and maintenance of prosocial behaviour, mainly in preschool age. There are gaps in previous studies, as well as contradictory findings. This study aimed at providing a better understanding of two types of altruistic behaviour, sharing and comfort, in children between 3 and 5 years of age. The Dictator Game was used to study sharing behaviour. A puppet in a distress situation was used to study comfort behaviour. The study has the intention to understand what motivates children to act prosocially – if they tend to act in a genuine way, motivated by equity and justice, or in a strategic way, motivated by reputation and reciprocity. Children shared with a familiar recipient, present in the room, and a non-familiar recipiente, absent from the room. A secondary goal of the current work was to explore age diferences in these two prosocial behaviours. In the sharing situation, older children shared more than younger, but both acted more in a genuine way. In the comfort situation, both younger and older children acted in a similar way, again in a more genuine way.Menéres, SofiaRepositório do ISPADelgado, Sara Lúcia Bandeiras Farinha2018-04-27T18:57:10Z2018-0120182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/6358TID:201851830porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-30T02:19:26Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6358Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:24:10.539622Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Partilhar e confortar: comportamentos altruístas genuínos ou estratégicos? Estudo com crianças de 3 e 5 anos
title Partilhar e confortar: comportamentos altruístas genuínos ou estratégicos? Estudo com crianças de 3 e 5 anos
spellingShingle Partilhar e confortar: comportamentos altruístas genuínos ou estratégicos? Estudo com crianças de 3 e 5 anos
Delgado, Sara Lúcia Bandeiras Farinha
Altruísmo
Idade pré-escolar
Motivação
Partilha
Conforto
Altruism
Preschool age
Motivation
Sharing
Comfort
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Partilhar e confortar: comportamentos altruístas genuínos ou estratégicos? Estudo com crianças de 3 e 5 anos
title_full Partilhar e confortar: comportamentos altruístas genuínos ou estratégicos? Estudo com crianças de 3 e 5 anos
title_fullStr Partilhar e confortar: comportamentos altruístas genuínos ou estratégicos? Estudo com crianças de 3 e 5 anos
title_full_unstemmed Partilhar e confortar: comportamentos altruístas genuínos ou estratégicos? Estudo com crianças de 3 e 5 anos
title_sort Partilhar e confortar: comportamentos altruístas genuínos ou estratégicos? Estudo com crianças de 3 e 5 anos
author Delgado, Sara Lúcia Bandeiras Farinha
author_facet Delgado, Sara Lúcia Bandeiras Farinha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Menéres, Sofia
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Delgado, Sara Lúcia Bandeiras Farinha
dc.subject.por.fl_str_mv Altruísmo
Idade pré-escolar
Motivação
Partilha
Conforto
Altruism
Preschool age
Motivation
Sharing
Comfort
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Altruísmo
Idade pré-escolar
Motivação
Partilha
Conforto
Altruism
Preschool age
Motivation
Sharing
Comfort
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-27T18:57:10Z
2018-01
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/6358
TID:201851830
url http://hdl.handle.net/10400.12/6358
identifier_str_mv TID:201851830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130103326703616