O Ideal de Beleza. Experiências de Compreensão do Texto Escrito nas Disciplinas de Português e de Latim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Catarina Nogueira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/85382
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário ou de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol/Alemão/Francês nos Ensinos Básico e Secundário - extinto apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_4c9faf14f523bccb4375408095614583
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/85382
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Ideal de Beleza. Experiências de Compreensão do Texto Escrito nas Disciplinas de Português e de LatimIdeal of beauty. Experiences of comprehension of the written text in the disciplines of Portuguese and Latincompreensão textualideal de belezalírica camonianamitos clássicoscultura clássicareading comprehensionideal of beautycamoniana lyricalclassical mythsclassic cultureRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário ou de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol/Alemão/Francês nos Ensinos Básico e Secundário - extinto apresentado à Faculdade de LetrasAbstractThis Supervised Internship Report, inserted in the scope of pedagogical practice, intends to present a Research on representations of the concept of beauty, in the disciplines of Portuguese and Latin, namely in certain programmatic contents in a classroom context.After a briefing about the internship environment, I proceed to the theoretical basis that supports the work developed with the students.The official guidance documents of the disciplines cover curricular programs and goals. A particular attention was given to the training of students as critical citizens, a focus on official documents, as well as the corpus of texts worked in both disciplines.The first part of the work focus on the contextualization of school practice, integrating the description of the educational context of the School with 3º CEB Dr. Bernardino Machado and a brief characterization of the classes assigned to me, as well as a reflection on the pedagogical practice.The second part of the Report, "Representations of beauty: didactic proposals" addresses a aesthetic-literary and cultural aspects regarding Camonian poetry and classical myths. Some theoretical fundamentals of support to the developed research are presented, followed by a description of the activities operated in the classroom, as well as the analysis and discussion of the results obtained, and finally, some conclusions are drawn.AbstractThis Supervised Internship Report, inserted in the scope of pedagogical practice, intends to present a Research on representations of the concept of beauty, in the disciplines of Portuguese and Latin, namely in certain programmatic contents in a classroom context.After a briefing about the internship environment, I proceed to the theoretical basis that supports the work developed with the students.The official guidance documents of the disciplines cover curricular programs and goals. A particular attention was given to the training of students as critical citizens, a focus on official documents, as well as the corpus of texts worked in both disciplines.The first part of the work focus on the contextualization of school practice, integrating the description of the educational context of the School with 3º CEB Dr. Bernardino Machado and a brief characterization of the classes assigned to me, as well as a reflection on the pedagogical practice.The second part of the Report, "Representations of beauty: didactic proposals" addresses a aesthetic-literary and cultural aspects regarding Camonian poetry and classical myths. Some theoretical fundamentals of support to the developed research are presented, followed by a description of the activities operated in the classroom, as well as the analysis and discussion of the results obtained, and finally, some conclusions are drawn.Resumo O presente Relatório de Estágio Supervisionado, inserido no âmbito da prática pedagógica, pretende apresentar uma investigação sobre representações do conceito de beleza, nas disciplinas de Português e de Latim, designadamente em determinados conteúdos programáticos, em contexto de sala de aula. Após uma breve descrição do ambiente de estágio, procedo a uma fundamentação teórica que apoia o trabalho desenvolvido com os alunos.Os documentos oficiais orientadores das disciplinas abrangem os programas e as metas curriculares. Consagrou-se uma atenção especial à formação dos alunos enquanto cidadãos críticos, tónica que perpassa os documentos oficiais, assim como o corpus de textos trabalhados nas duas disciplinas. A primeira parte do trabalho incide na contextualização da prática letiva, integrando a descrição do contexto educativo da Escola c/ 3º CEB Dr. Bernardino Machado e uma breve caraterização das turmas a que estive afeta, bem como uma reflexão sobre a prática pedagógica. A segunda parte do Relatório, “Representações da beleza: propostas didáticas” aborda uma concetualização sobre a beleza em termos estético-literários e culturais relativamente à poesia Camoniana e a mitos clássicos. Apresentam-se alguns fundamentos teóricos de suporte à investigação desenvolvida, procedendo-se seguidamente à descrição das atividades operacionalizadas em sala de aula, bem como à análise e discussão dos resultados obtidos e, finalmente, extraem-se algumas conclusões.Resumo O presente Relatório de Estágio Supervisionado, inserido no âmbito da prática pedagógica, pretende apresentar uma investigação sobre representações do conceito de beleza, nas disciplinas de Português e de Latim, designadamente em determinados conteúdos programáticos, em contexto de sala de aula. Após uma breve descrição do ambiente de estágio, procedo a uma fundamentação teórica que apoia o trabalho desenvolvido com os alunos.Os documentos oficiais orientadores das disciplinas abrangem os programas e as metas curriculares. Consagrou-se uma atenção especial à formação dos alunos enquanto cidadãos críticos, tónica que perpassa os documentos oficiais, assim como o corpus de textos trabalhados nas duas disciplinas. A primeira parte do trabalho incide na contextualização da prática letiva, integrando a descrição do contexto educativo da Escola c/ 3º CEB Dr. Bernardino Machado e uma breve caraterização das turmas a que estive afeta, bem como uma reflexão sobre a prática pedagógica. A segunda parte do Relatório, “Representações da beleza: propostas didáticas” aborda uma concetualização sobre a beleza em termos estético-literários e culturais relativamente à poesia Camoniana e a mitos clássicos. Apresentam-se alguns fundamentos teóricos de suporte à investigação desenvolvida, procedendo-se seguidamente à descrição das atividades operacionalizadas em sala de aula, bem como à análise e discussão dos resultados obtidos e, finalmente, extraem-se algumas conclusões.2017-02-099999-12-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/85382http://hdl.handle.net/10316/85382TID:202042464porSantos, Ana Catarina Nogueirainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-27T10:51:47Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/85382Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:06:42.569490Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Ideal de Beleza. Experiências de Compreensão do Texto Escrito nas Disciplinas de Português e de Latim
Ideal of beauty. Experiences of comprehension of the written text in the disciplines of Portuguese and Latin
title O Ideal de Beleza. Experiências de Compreensão do Texto Escrito nas Disciplinas de Português e de Latim
spellingShingle O Ideal de Beleza. Experiências de Compreensão do Texto Escrito nas Disciplinas de Português e de Latim
Santos, Ana Catarina Nogueira
compreensão textual
ideal de beleza
lírica camoniana
mitos clássicos
cultura clássica
reading comprehension
ideal of beauty
camoniana lyrical
classical myths
classic culture
title_short O Ideal de Beleza. Experiências de Compreensão do Texto Escrito nas Disciplinas de Português e de Latim
title_full O Ideal de Beleza. Experiências de Compreensão do Texto Escrito nas Disciplinas de Português e de Latim
title_fullStr O Ideal de Beleza. Experiências de Compreensão do Texto Escrito nas Disciplinas de Português e de Latim
title_full_unstemmed O Ideal de Beleza. Experiências de Compreensão do Texto Escrito nas Disciplinas de Português e de Latim
title_sort O Ideal de Beleza. Experiências de Compreensão do Texto Escrito nas Disciplinas de Português e de Latim
author Santos, Ana Catarina Nogueira
author_facet Santos, Ana Catarina Nogueira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Catarina Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv compreensão textual
ideal de beleza
lírica camoniana
mitos clássicos
cultura clássica
reading comprehension
ideal of beauty
camoniana lyrical
classical myths
classic culture
topic compreensão textual
ideal de beleza
lírica camoniana
mitos clássicos
cultura clássica
reading comprehension
ideal of beauty
camoniana lyrical
classical myths
classic culture
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário ou de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol/Alemão/Francês nos Ensinos Básico e Secundário - extinto apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-09
9999-12-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/85382
http://hdl.handle.net/10316/85382
TID:202042464
url http://hdl.handle.net/10316/85382
identifier_str_mv TID:202042464
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133959588675584