Um olhar sobre a (in)disciplina na sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/4645 |
Resumo: | Um olhar sobre a (in)disciplina na sala de aula, centrado na perceção que os professores de um Agrupamento de Escolas têm dessa realidade, é o tema deste trabalho. No enquadramento teórico dos conceitos de disciplina e educação e de indisciplina e organização, procurou-se fundamentar a temática, para aplicar no estudo de caso realizado numa escola da Zona Centro do País. A disciplina é importante na obtenção do sucesso educativo, assumindo a relação pedagógica, com as suas dimensões espaciotemporais, relacionais e comunicacionais, um papel fundamental para a consecução dessa finalidade. Na sala de aula a indisciplina apresenta três níveis, segundo a categorização de João Amado, que envolvem o incumprimento das regras e normas estabelecidas, e os comportamentos disruptivos que acontecem nas relações entre pares e nas relações entre professor e aluno(s). A investigação sobre a perceção dos professores do fenómeno da (in)disciplina na sala de aula, nos três ciclos do Ensino Básico, privilegiou uma abordagem qualitativa, na análise de conteúdo das entrevistas, sendo complementada com a quantificação dos dados recolhidos nos inquéritos. Com o objetivo de compreender os comportamentos indisciplinados, as medidas disciplinares e as dinâmicas organizacionais para lidar com esta problemática, foram tratados e analisados os dados recolhidos de modo articulado. Verificou-se uma relação inversa quanto ao nível de gravidade e de frequência do comportamento indisciplinado, a necessidade de aplicar medidas disciplinares, embora a ação preventiva seja a mais desejável, e o papel ativo dos professores e dos órgãos de gestão pedagógica na resolução das situações de indisciplina que ocorrem na escola, concretamente na sala de aula. Finalmente, consideramos que este estudo ao conhecer e refletir sobre as relações interpessoais e as práticas pedagógicas do Agrupamento, pode contribuir para a melhoria contínua do clima escolar e para o sucesso educativo. |
id |
RCAP_4ca1fe93991906793b828ed1f8dcfd07 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4645 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Um olhar sobre a (in)disciplina na sala de aulaA Perceção dos Professores sobre a Indisciplina num Agrupamento de EscolasRelação PedagógicaGestão escolarIndisciplinaSala de aulaDomínio/Área Científica::Ciências SociaisUm olhar sobre a (in)disciplina na sala de aula, centrado na perceção que os professores de um Agrupamento de Escolas têm dessa realidade, é o tema deste trabalho. No enquadramento teórico dos conceitos de disciplina e educação e de indisciplina e organização, procurou-se fundamentar a temática, para aplicar no estudo de caso realizado numa escola da Zona Centro do País. A disciplina é importante na obtenção do sucesso educativo, assumindo a relação pedagógica, com as suas dimensões espaciotemporais, relacionais e comunicacionais, um papel fundamental para a consecução dessa finalidade. Na sala de aula a indisciplina apresenta três níveis, segundo a categorização de João Amado, que envolvem o incumprimento das regras e normas estabelecidas, e os comportamentos disruptivos que acontecem nas relações entre pares e nas relações entre professor e aluno(s). A investigação sobre a perceção dos professores do fenómeno da (in)disciplina na sala de aula, nos três ciclos do Ensino Básico, privilegiou uma abordagem qualitativa, na análise de conteúdo das entrevistas, sendo complementada com a quantificação dos dados recolhidos nos inquéritos. Com o objetivo de compreender os comportamentos indisciplinados, as medidas disciplinares e as dinâmicas organizacionais para lidar com esta problemática, foram tratados e analisados os dados recolhidos de modo articulado. Verificou-se uma relação inversa quanto ao nível de gravidade e de frequência do comportamento indisciplinado, a necessidade de aplicar medidas disciplinares, embora a ação preventiva seja a mais desejável, e o papel ativo dos professores e dos órgãos de gestão pedagógica na resolução das situações de indisciplina que ocorrem na escola, concretamente na sala de aula. Finalmente, consideramos que este estudo ao conhecer e refletir sobre as relações interpessoais e as práticas pedagógicas do Agrupamento, pode contribuir para a melhoria contínua do clima escolar e para o sucesso educativo.Barreto, Maria Antónia Belchior FerreiraIC-OnlineOliveira, Maria do Rosário Jorge de2020-02-07T15:18:04Z2019-11-072019-11-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/4645TID:202434699porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-26T18:17:28Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4645Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-26T18:17:28Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um olhar sobre a (in)disciplina na sala de aula A Perceção dos Professores sobre a Indisciplina num Agrupamento de Escolas |
title |
Um olhar sobre a (in)disciplina na sala de aula |
spellingShingle |
Um olhar sobre a (in)disciplina na sala de aula Oliveira, Maria do Rosário Jorge de Relação Pedagógica Gestão escolar Indisciplina Sala de aula Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
title_short |
Um olhar sobre a (in)disciplina na sala de aula |
title_full |
Um olhar sobre a (in)disciplina na sala de aula |
title_fullStr |
Um olhar sobre a (in)disciplina na sala de aula |
title_full_unstemmed |
Um olhar sobre a (in)disciplina na sala de aula |
title_sort |
Um olhar sobre a (in)disciplina na sala de aula |
author |
Oliveira, Maria do Rosário Jorge de |
author_facet |
Oliveira, Maria do Rosário Jorge de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barreto, Maria Antónia Belchior Ferreira IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Maria do Rosário Jorge de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relação Pedagógica Gestão escolar Indisciplina Sala de aula Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
topic |
Relação Pedagógica Gestão escolar Indisciplina Sala de aula Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
description |
Um olhar sobre a (in)disciplina na sala de aula, centrado na perceção que os professores de um Agrupamento de Escolas têm dessa realidade, é o tema deste trabalho. No enquadramento teórico dos conceitos de disciplina e educação e de indisciplina e organização, procurou-se fundamentar a temática, para aplicar no estudo de caso realizado numa escola da Zona Centro do País. A disciplina é importante na obtenção do sucesso educativo, assumindo a relação pedagógica, com as suas dimensões espaciotemporais, relacionais e comunicacionais, um papel fundamental para a consecução dessa finalidade. Na sala de aula a indisciplina apresenta três níveis, segundo a categorização de João Amado, que envolvem o incumprimento das regras e normas estabelecidas, e os comportamentos disruptivos que acontecem nas relações entre pares e nas relações entre professor e aluno(s). A investigação sobre a perceção dos professores do fenómeno da (in)disciplina na sala de aula, nos três ciclos do Ensino Básico, privilegiou uma abordagem qualitativa, na análise de conteúdo das entrevistas, sendo complementada com a quantificação dos dados recolhidos nos inquéritos. Com o objetivo de compreender os comportamentos indisciplinados, as medidas disciplinares e as dinâmicas organizacionais para lidar com esta problemática, foram tratados e analisados os dados recolhidos de modo articulado. Verificou-se uma relação inversa quanto ao nível de gravidade e de frequência do comportamento indisciplinado, a necessidade de aplicar medidas disciplinares, embora a ação preventiva seja a mais desejável, e o papel ativo dos professores e dos órgãos de gestão pedagógica na resolução das situações de indisciplina que ocorrem na escola, concretamente na sala de aula. Finalmente, consideramos que este estudo ao conhecer e refletir sobre as relações interpessoais e as práticas pedagógicas do Agrupamento, pode contribuir para a melhoria contínua do clima escolar e para o sucesso educativo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-07 2019-11-07T00:00:00Z 2020-02-07T15:18:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/4645 TID:202434699 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/4645 |
identifier_str_mv |
TID:202434699 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817547258498908160 |