(In) Disciplina em sala de aula : reflexões acerca do desenvolvimento moral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/88119 |
Resumo: | Este trabalho consiste em uma reflexão acerca da temática (in) disciplina em sala de aula a partir dos pesquisadores Julio Groppa Aquino, Yves de La Taille, Piaget, entre outros, que abordam (in) disciplina numa perspectiva de desenvolvimento moral, ou seja, uma construção das etapas da anomia, heteronomia e autonomia. Para tal fim, foi realizado um estudo de caso a partir de uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental problematizando a seguinte questão de pesquisa: Como compreender (in) disciplina a partir da Epistemologia Genética Piagetiana? O objetivo do estudo foi analisar (in) disciplina a partir da construção moral do aluno. Os comportamentos considerados (in) disciplinados foram levantados a partir do olhar da pesquisadora e foram selecionados através dos registros do Diário de classe e relatório final de estágio. Cumpre notar que, nesse trabalho, é considerada (in) disciplina as ações morais executadas pelo aluno e que estão em desacordo com as regras impostas ou construídas coletivamente. Foram analisados três casos e observou-se que os comportamentos considerados (in) disciplinados refletiam um nível de desenvolvimento moral, no qual os alunos não conseguiam seguir as regras em sala de aula. Assim, o presente estudo tem o intuito de contribuir com os professores do Ensino Fundamental através de sugestões de atividades que visam desafiar o aluno em sua construção moral. |
id |
UFRGS-2_acfa5665d72afbb68d36b713e4184d61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88119 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Machado, Isabel Moura de MesquitaCorte Real, Luciane Magalhães2014-03-01T01:54:57Z2013http://hdl.handle.net/10183/88119000912057Este trabalho consiste em uma reflexão acerca da temática (in) disciplina em sala de aula a partir dos pesquisadores Julio Groppa Aquino, Yves de La Taille, Piaget, entre outros, que abordam (in) disciplina numa perspectiva de desenvolvimento moral, ou seja, uma construção das etapas da anomia, heteronomia e autonomia. Para tal fim, foi realizado um estudo de caso a partir de uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental problematizando a seguinte questão de pesquisa: Como compreender (in) disciplina a partir da Epistemologia Genética Piagetiana? O objetivo do estudo foi analisar (in) disciplina a partir da construção moral do aluno. Os comportamentos considerados (in) disciplinados foram levantados a partir do olhar da pesquisadora e foram selecionados através dos registros do Diário de classe e relatório final de estágio. Cumpre notar que, nesse trabalho, é considerada (in) disciplina as ações morais executadas pelo aluno e que estão em desacordo com as regras impostas ou construídas coletivamente. Foram analisados três casos e observou-se que os comportamentos considerados (in) disciplinados refletiam um nível de desenvolvimento moral, no qual os alunos não conseguiam seguir as regras em sala de aula. Assim, o presente estudo tem o intuito de contribuir com os professores do Ensino Fundamental através de sugestões de atividades que visam desafiar o aluno em sua construção moral.application/pdfporDesenvolvimento moralDisciplina escolar : Indisciplina : Sala de aulaEnsino fundamental(In) Disciplina em sala de aula : reflexões acerca do desenvolvimento moralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912057.pdf000912057.pdfTexto completoapplication/pdf668027http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88119/1/000912057.pdf4edfdff05378ff393a022de54f255484MD51TEXT000912057.pdf.txt000912057.pdf.txtExtracted Texttext/plain57267http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88119/2/000912057.pdf.txt9fc67b3a62733c6650cea6677962ca57MD52THUMBNAIL000912057.pdf.jpg000912057.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg995http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88119/3/000912057.pdf.jpge6c7efd2ab049ec7e62bd1c0eeffeb0bMD5310183/881192018-10-18 08:12:13.239oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88119Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:12:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
(In) Disciplina em sala de aula : reflexões acerca do desenvolvimento moral |
title |
(In) Disciplina em sala de aula : reflexões acerca do desenvolvimento moral |
spellingShingle |
(In) Disciplina em sala de aula : reflexões acerca do desenvolvimento moral Machado, Isabel Moura de Mesquita Desenvolvimento moral Disciplina escolar : Indisciplina : Sala de aula Ensino fundamental |
title_short |
(In) Disciplina em sala de aula : reflexões acerca do desenvolvimento moral |
title_full |
(In) Disciplina em sala de aula : reflexões acerca do desenvolvimento moral |
title_fullStr |
(In) Disciplina em sala de aula : reflexões acerca do desenvolvimento moral |
title_full_unstemmed |
(In) Disciplina em sala de aula : reflexões acerca do desenvolvimento moral |
title_sort |
(In) Disciplina em sala de aula : reflexões acerca do desenvolvimento moral |
author |
Machado, Isabel Moura de Mesquita |
author_facet |
Machado, Isabel Moura de Mesquita |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Isabel Moura de Mesquita |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Corte Real, Luciane Magalhães |
contributor_str_mv |
Corte Real, Luciane Magalhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento moral Disciplina escolar : Indisciplina : Sala de aula Ensino fundamental |
topic |
Desenvolvimento moral Disciplina escolar : Indisciplina : Sala de aula Ensino fundamental |
description |
Este trabalho consiste em uma reflexão acerca da temática (in) disciplina em sala de aula a partir dos pesquisadores Julio Groppa Aquino, Yves de La Taille, Piaget, entre outros, que abordam (in) disciplina numa perspectiva de desenvolvimento moral, ou seja, uma construção das etapas da anomia, heteronomia e autonomia. Para tal fim, foi realizado um estudo de caso a partir de uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental problematizando a seguinte questão de pesquisa: Como compreender (in) disciplina a partir da Epistemologia Genética Piagetiana? O objetivo do estudo foi analisar (in) disciplina a partir da construção moral do aluno. Os comportamentos considerados (in) disciplinados foram levantados a partir do olhar da pesquisadora e foram selecionados através dos registros do Diário de classe e relatório final de estágio. Cumpre notar que, nesse trabalho, é considerada (in) disciplina as ações morais executadas pelo aluno e que estão em desacordo com as regras impostas ou construídas coletivamente. Foram analisados três casos e observou-se que os comportamentos considerados (in) disciplinados refletiam um nível de desenvolvimento moral, no qual os alunos não conseguiam seguir as regras em sala de aula. Assim, o presente estudo tem o intuito de contribuir com os professores do Ensino Fundamental através de sugestões de atividades que visam desafiar o aluno em sua construção moral. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-03-01T01:54:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/88119 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000912057 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/88119 |
identifier_str_mv |
000912057 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88119/1/000912057.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88119/2/000912057.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88119/3/000912057.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4edfdff05378ff393a022de54f255484 9fc67b3a62733c6650cea6677962ca57 e6c7efd2ab049ec7e62bd1c0eeffeb0b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447122219106304 |