(In) Disciplina em sala de aula : reflexões acerca do desenvolvimento moral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Isabel Moura de Mesquita
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88119
Resumo: Este trabalho consiste em uma reflexão acerca da temática (in) disciplina em sala de aula a partir dos pesquisadores Julio Groppa Aquino, Yves de La Taille, Piaget, entre outros, que abordam (in) disciplina numa perspectiva de desenvolvimento moral, ou seja, uma construção das etapas da anomia, heteronomia e autonomia. Para tal fim, foi realizado um estudo de caso a partir de uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental problematizando a seguinte questão de pesquisa: Como compreender (in) disciplina a partir da Epistemologia Genética Piagetiana? O objetivo do estudo foi analisar (in) disciplina a partir da construção moral do aluno. Os comportamentos considerados (in) disciplinados foram levantados a partir do olhar da pesquisadora e foram selecionados através dos registros do Diário de classe e relatório final de estágio. Cumpre notar que, nesse trabalho, é considerada (in) disciplina as ações morais executadas pelo aluno e que estão em desacordo com as regras impostas ou construídas coletivamente. Foram analisados três casos e observou-se que os comportamentos considerados (in) disciplinados refletiam um nível de desenvolvimento moral, no qual os alunos não conseguiam seguir as regras em sala de aula. Assim, o presente estudo tem o intuito de contribuir com os professores do Ensino Fundamental através de sugestões de atividades que visam desafiar o aluno em sua construção moral.
id UFRGS-2_acfa5665d72afbb68d36b713e4184d61
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88119
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, Isabel Moura de MesquitaCorte Real, Luciane Magalhães2014-03-01T01:54:57Z2013http://hdl.handle.net/10183/88119000912057Este trabalho consiste em uma reflexão acerca da temática (in) disciplina em sala de aula a partir dos pesquisadores Julio Groppa Aquino, Yves de La Taille, Piaget, entre outros, que abordam (in) disciplina numa perspectiva de desenvolvimento moral, ou seja, uma construção das etapas da anomia, heteronomia e autonomia. Para tal fim, foi realizado um estudo de caso a partir de uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental problematizando a seguinte questão de pesquisa: Como compreender (in) disciplina a partir da Epistemologia Genética Piagetiana? O objetivo do estudo foi analisar (in) disciplina a partir da construção moral do aluno. Os comportamentos considerados (in) disciplinados foram levantados a partir do olhar da pesquisadora e foram selecionados através dos registros do Diário de classe e relatório final de estágio. Cumpre notar que, nesse trabalho, é considerada (in) disciplina as ações morais executadas pelo aluno e que estão em desacordo com as regras impostas ou construídas coletivamente. Foram analisados três casos e observou-se que os comportamentos considerados (in) disciplinados refletiam um nível de desenvolvimento moral, no qual os alunos não conseguiam seguir as regras em sala de aula. Assim, o presente estudo tem o intuito de contribuir com os professores do Ensino Fundamental através de sugestões de atividades que visam desafiar o aluno em sua construção moral.application/pdfporDesenvolvimento moralDisciplina escolar : Indisciplina : Sala de aulaEnsino fundamental(In) Disciplina em sala de aula : reflexões acerca do desenvolvimento moralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912057.pdf000912057.pdfTexto completoapplication/pdf668027http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88119/1/000912057.pdf4edfdff05378ff393a022de54f255484MD51TEXT000912057.pdf.txt000912057.pdf.txtExtracted Texttext/plain57267http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88119/2/000912057.pdf.txt9fc67b3a62733c6650cea6677962ca57MD52THUMBNAIL000912057.pdf.jpg000912057.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg995http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88119/3/000912057.pdf.jpge6c7efd2ab049ec7e62bd1c0eeffeb0bMD5310183/881192018-10-18 08:12:13.239oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88119Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:12:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv (In) Disciplina em sala de aula : reflexões acerca do desenvolvimento moral
title (In) Disciplina em sala de aula : reflexões acerca do desenvolvimento moral
spellingShingle (In) Disciplina em sala de aula : reflexões acerca do desenvolvimento moral
Machado, Isabel Moura de Mesquita
Desenvolvimento moral
Disciplina escolar : Indisciplina : Sala de aula
Ensino fundamental
title_short (In) Disciplina em sala de aula : reflexões acerca do desenvolvimento moral
title_full (In) Disciplina em sala de aula : reflexões acerca do desenvolvimento moral
title_fullStr (In) Disciplina em sala de aula : reflexões acerca do desenvolvimento moral
title_full_unstemmed (In) Disciplina em sala de aula : reflexões acerca do desenvolvimento moral
title_sort (In) Disciplina em sala de aula : reflexões acerca do desenvolvimento moral
author Machado, Isabel Moura de Mesquita
author_facet Machado, Isabel Moura de Mesquita
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Isabel Moura de Mesquita
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Corte Real, Luciane Magalhães
contributor_str_mv Corte Real, Luciane Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento moral
Disciplina escolar : Indisciplina : Sala de aula
Ensino fundamental
topic Desenvolvimento moral
Disciplina escolar : Indisciplina : Sala de aula
Ensino fundamental
description Este trabalho consiste em uma reflexão acerca da temática (in) disciplina em sala de aula a partir dos pesquisadores Julio Groppa Aquino, Yves de La Taille, Piaget, entre outros, que abordam (in) disciplina numa perspectiva de desenvolvimento moral, ou seja, uma construção das etapas da anomia, heteronomia e autonomia. Para tal fim, foi realizado um estudo de caso a partir de uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental problematizando a seguinte questão de pesquisa: Como compreender (in) disciplina a partir da Epistemologia Genética Piagetiana? O objetivo do estudo foi analisar (in) disciplina a partir da construção moral do aluno. Os comportamentos considerados (in) disciplinados foram levantados a partir do olhar da pesquisadora e foram selecionados através dos registros do Diário de classe e relatório final de estágio. Cumpre notar que, nesse trabalho, é considerada (in) disciplina as ações morais executadas pelo aluno e que estão em desacordo com as regras impostas ou construídas coletivamente. Foram analisados três casos e observou-se que os comportamentos considerados (in) disciplinados refletiam um nível de desenvolvimento moral, no qual os alunos não conseguiam seguir as regras em sala de aula. Assim, o presente estudo tem o intuito de contribuir com os professores do Ensino Fundamental através de sugestões de atividades que visam desafiar o aluno em sua construção moral.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-01T01:54:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88119
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000912057
url http://hdl.handle.net/10183/88119
identifier_str_mv 000912057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88119/1/000912057.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88119/2/000912057.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88119/3/000912057.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4edfdff05378ff393a022de54f255484
9fc67b3a62733c6650cea6677962ca57
e6c7efd2ab049ec7e62bd1c0eeffeb0b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486785487011840