Realidade Virtual e simulação de entrevistas de emprego: proposta e avaliação de protótipo em vídeo 360º

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Mariana Costa de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/160008
Resumo: Assume-se a perceção generalizada de que a maioria dos jovens que estão na procura ativa de emprego não apresentam qualquer experiência relacionada com a realização de entrevistas de emprego. Essa inexperiência traduz-se frequentemente num obstáculo à vivência de entrevistas na total posse das suas capacidades e, consequentemente à inserção no mercado de trabalho. Porém, tal experiência poderia ser hipoteticamente substituída por uma preparação eficaz. Através de uma simulação de emprego em vídeo 360°, o objetivo deste projeto é mensurar o impacto da realidade virtual na criação de experiência e desenvolvimento das habilidades interpessoais dos jovens, num contexto de entrevista de emprego. A simulação prototípica foi testada em 30 participantes (com idades entre os 18 e os 30 anos) com e sem experiência anterior de entrevista e de visualização de conteúdos em realidade virtual. A testagem do protótipo deu-se através de uns óculos de realidade virtual e posterior preenchimento de um questionário online, e mostrou que os jovens beneficiam de programas adequados que os guiem na preparação para entrevistas de emprego. Os resultados revelaram a criação de noção de experiência, aumento de autoconfiança, melhoria de habilidades comunicativas e redução de estados de ansiedade. A simulação em vídeo 360° a que foram expostos possibilita o treino em tempo real com um entrevistador virtual sempre disponível, provou aumentar o sucesso de entrevistas reais, e revela o potencial concreto de se desenvolver um produto semelhante para o mercado. Este estudo contribui igualmente para uma melhor compreensão dos anseios desta população num ambiente de entrevista e das suas necessidades concretas em termos de preparação.
id RCAP_4ca43e34085f4c23c3f0485bd2f1883f
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/160008
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Realidade Virtual e simulação de entrevistas de emprego: proposta e avaliação de protótipo em vídeo 360ºTreino de entrevista de empregoRealidade virtualMedia imersivosNovos mediaTreino de competência interpessoaisJob training interviewVirtual realityImmersive mediaNew mediaInterpersonal skills trainingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoAssume-se a perceção generalizada de que a maioria dos jovens que estão na procura ativa de emprego não apresentam qualquer experiência relacionada com a realização de entrevistas de emprego. Essa inexperiência traduz-se frequentemente num obstáculo à vivência de entrevistas na total posse das suas capacidades e, consequentemente à inserção no mercado de trabalho. Porém, tal experiência poderia ser hipoteticamente substituída por uma preparação eficaz. Através de uma simulação de emprego em vídeo 360°, o objetivo deste projeto é mensurar o impacto da realidade virtual na criação de experiência e desenvolvimento das habilidades interpessoais dos jovens, num contexto de entrevista de emprego. A simulação prototípica foi testada em 30 participantes (com idades entre os 18 e os 30 anos) com e sem experiência anterior de entrevista e de visualização de conteúdos em realidade virtual. A testagem do protótipo deu-se através de uns óculos de realidade virtual e posterior preenchimento de um questionário online, e mostrou que os jovens beneficiam de programas adequados que os guiem na preparação para entrevistas de emprego. Os resultados revelaram a criação de noção de experiência, aumento de autoconfiança, melhoria de habilidades comunicativas e redução de estados de ansiedade. A simulação em vídeo 360° a que foram expostos possibilita o treino em tempo real com um entrevistador virtual sempre disponível, provou aumentar o sucesso de entrevistas reais, e revela o potencial concreto de se desenvolver um produto semelhante para o mercado. Este estudo contribui igualmente para uma melhor compreensão dos anseios desta população num ambiente de entrevista e das suas necessidades concretas em termos de preparação.The widespread perception is that the majority of young people who are actively seeking employment have no experience related to job interviews. This inexperience often translates into an obstacle to fully engage in interviews with their abilities and, consequently, to enter the job market. However, such experience could be hypothetically substituted by an effective training. Through a 360-degree video job simulation, the aim of this project is to measure the impact of virtual reality on creating experience and developing interpersonal skills for young people, in the context of job interviews. The prototypical simulation was tested on 30 participants (aged between 18 and 30 years old) with and without previous interview and virtual reality viewing experience. The testing of the prototype was done through virtual reality goggles and subsequent completion of an online questionnaire, and it showed that young people benefit from appropriate programs that guide them in preparing for job interviews. The results revealed the creation of a sense of experience, increased self-confidence, improved communication skills, and reduced anxiety states. The 360-degree video simulation to which they were exposed allows for real-time training with a virtual interviewer always available, proving to increase the success of real interviews and revealing the concrete potential to develop a similar product for the market. This study also contributes to a better understanding of the problems and concrete needs of this population in a job interview context.Vicente, Paulo Nuno GouveiaRUNOliveira, Mariana Costa de2023-11-16T11:00:39Z2023-05-102023-03-162023-05-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/160008TID:203300300porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:42:31Zoai:run.unl.pt:10362/160008Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:57:48.651075Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Realidade Virtual e simulação de entrevistas de emprego: proposta e avaliação de protótipo em vídeo 360º
title Realidade Virtual e simulação de entrevistas de emprego: proposta e avaliação de protótipo em vídeo 360º
spellingShingle Realidade Virtual e simulação de entrevistas de emprego: proposta e avaliação de protótipo em vídeo 360º
Oliveira, Mariana Costa de
Treino de entrevista de emprego
Realidade virtual
Media imersivos
Novos media
Treino de competência interpessoais
Job training interview
Virtual reality
Immersive media
New media
Interpersonal skills training
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short Realidade Virtual e simulação de entrevistas de emprego: proposta e avaliação de protótipo em vídeo 360º
title_full Realidade Virtual e simulação de entrevistas de emprego: proposta e avaliação de protótipo em vídeo 360º
title_fullStr Realidade Virtual e simulação de entrevistas de emprego: proposta e avaliação de protótipo em vídeo 360º
title_full_unstemmed Realidade Virtual e simulação de entrevistas de emprego: proposta e avaliação de protótipo em vídeo 360º
title_sort Realidade Virtual e simulação de entrevistas de emprego: proposta e avaliação de protótipo em vídeo 360º
author Oliveira, Mariana Costa de
author_facet Oliveira, Mariana Costa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vicente, Paulo Nuno Gouveia
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Mariana Costa de
dc.subject.por.fl_str_mv Treino de entrevista de emprego
Realidade virtual
Media imersivos
Novos media
Treino de competência interpessoais
Job training interview
Virtual reality
Immersive media
New media
Interpersonal skills training
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Treino de entrevista de emprego
Realidade virtual
Media imersivos
Novos media
Treino de competência interpessoais
Job training interview
Virtual reality
Immersive media
New media
Interpersonal skills training
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description Assume-se a perceção generalizada de que a maioria dos jovens que estão na procura ativa de emprego não apresentam qualquer experiência relacionada com a realização de entrevistas de emprego. Essa inexperiência traduz-se frequentemente num obstáculo à vivência de entrevistas na total posse das suas capacidades e, consequentemente à inserção no mercado de trabalho. Porém, tal experiência poderia ser hipoteticamente substituída por uma preparação eficaz. Através de uma simulação de emprego em vídeo 360°, o objetivo deste projeto é mensurar o impacto da realidade virtual na criação de experiência e desenvolvimento das habilidades interpessoais dos jovens, num contexto de entrevista de emprego. A simulação prototípica foi testada em 30 participantes (com idades entre os 18 e os 30 anos) com e sem experiência anterior de entrevista e de visualização de conteúdos em realidade virtual. A testagem do protótipo deu-se através de uns óculos de realidade virtual e posterior preenchimento de um questionário online, e mostrou que os jovens beneficiam de programas adequados que os guiem na preparação para entrevistas de emprego. Os resultados revelaram a criação de noção de experiência, aumento de autoconfiança, melhoria de habilidades comunicativas e redução de estados de ansiedade. A simulação em vídeo 360° a que foram expostos possibilita o treino em tempo real com um entrevistador virtual sempre disponível, provou aumentar o sucesso de entrevistas reais, e revela o potencial concreto de se desenvolver um produto semelhante para o mercado. Este estudo contribui igualmente para uma melhor compreensão dos anseios desta população num ambiente de entrevista e das suas necessidades concretas em termos de preparação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-16T11:00:39Z
2023-05-10
2023-03-16
2023-05-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/160008
TID:203300300
url http://hdl.handle.net/10362/160008
identifier_str_mv TID:203300300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138160125411328