Elementos da experiência do usuário em ambientes de realidade virtual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/210862 |
Resumo: | A indagação sobre como potencializar a Experiência do Usuário (UX) em ambientes de Realidade Virtual (RV) foi a motivação deste trabalho. Sua construção se iniciou com uma pesquisa bibliográfica para compreender a UX em ambientes de RV, os componentes que definem essa experiência, como eles se relacionam e como podem influenciar na sensação de presença do usuário. Para alcançar a perspectiva dos usuários, considerando os equipamentos disponíveis no período dessa pesquisa, esse trabalho focou em entrevistas com especialistas da área (para entender melhor sobre a criação e interação em ambientes de RV) e usou de um questionário aplicado a usuários finais (brasileiros e estrangeiros). Para uma avaliação de diferentes equipamentos, foi realizado um teste prático com participantes brasileiros, onde um jogo específico foi utilizado. A análise da bibliografia e das respostas obtidas resultou no apontamento de elementos com potencial para trazer um impacto positivo na UX, bem como aqueles que podem trazer desconforto ou causar estranheza. Por fim, foram indicados parâmetros para construção de ambientes virtuais que incentivam o envolvimento e participação dos usuários. |
id |
UNSP_ba1b15606815f3229a0b4e4ff7a8b894 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/210862 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Elementos da experiência do usuário em ambientes de realidade virtualUser experience elements in virtual reality environmentRealidade virtualExperiência do usuárioPresençaTecnologias midiáticasAmbientes imersivosVirtual realityUser experiencePresenceMedia technologiesImmersive environmentsA indagação sobre como potencializar a Experiência do Usuário (UX) em ambientes de Realidade Virtual (RV) foi a motivação deste trabalho. Sua construção se iniciou com uma pesquisa bibliográfica para compreender a UX em ambientes de RV, os componentes que definem essa experiência, como eles se relacionam e como podem influenciar na sensação de presença do usuário. Para alcançar a perspectiva dos usuários, considerando os equipamentos disponíveis no período dessa pesquisa, esse trabalho focou em entrevistas com especialistas da área (para entender melhor sobre a criação e interação em ambientes de RV) e usou de um questionário aplicado a usuários finais (brasileiros e estrangeiros). Para uma avaliação de diferentes equipamentos, foi realizado um teste prático com participantes brasileiros, onde um jogo específico foi utilizado. A análise da bibliografia e das respostas obtidas resultou no apontamento de elementos com potencial para trazer um impacto positivo na UX, bem como aqueles que podem trazer desconforto ou causar estranheza. Por fim, foram indicados parâmetros para construção de ambientes virtuais que incentivam o envolvimento e participação dos usuários.The question about how to enhance the User Experience (UX) in Virtual Reality (VR) environments was the motivation of this work. Its construction began with a literature search to understand the UX in VR environments, the components that define this experience, how they relate and how they can influence the user's sense of presence. To achieve the users' perspective, considering the equipment available during the period of this research, this work focused on interviews with experts in the field (to better understand the creation and interaction in VR environments) and used a questionnaire applied to end users (Brazilians and foreigners). For an evaluation of different equipment, a practical test was carried out with Brazilian participants, where a specific game was used. The analysis of the bibliography and the answers obtained resulted in the identification of elements with the potential to bring a positive impact on the UX, as well as those that can cause discomfort or cause strangeness. Finally, parameters were indicated for the construction of virtual environments that encourage the involvement and participation of users.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)88881.361856/2019-01Universidade Estadual Paulista (Unesp)Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira [UNESP]Zitkus, EmileneUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Sampedro, Paula Poiet2021-06-29T00:34:40Z2021-06-29T00:34:40Z2021-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21086233004056092P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T14:43:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/210862Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:59:52.111170Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Elementos da experiência do usuário em ambientes de realidade virtual User experience elements in virtual reality environment |
title |
Elementos da experiência do usuário em ambientes de realidade virtual |
spellingShingle |
Elementos da experiência do usuário em ambientes de realidade virtual Sampedro, Paula Poiet Realidade virtual Experiência do usuário Presença Tecnologias midiáticas Ambientes imersivos Virtual reality User experience Presence Media technologies Immersive environments |
title_short |
Elementos da experiência do usuário em ambientes de realidade virtual |
title_full |
Elementos da experiência do usuário em ambientes de realidade virtual |
title_fullStr |
Elementos da experiência do usuário em ambientes de realidade virtual |
title_full_unstemmed |
Elementos da experiência do usuário em ambientes de realidade virtual |
title_sort |
Elementos da experiência do usuário em ambientes de realidade virtual |
author |
Sampedro, Paula Poiet |
author_facet |
Sampedro, Paula Poiet |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira [UNESP] Zitkus, Emilene Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sampedro, Paula Poiet |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Realidade virtual Experiência do usuário Presença Tecnologias midiáticas Ambientes imersivos Virtual reality User experience Presence Media technologies Immersive environments |
topic |
Realidade virtual Experiência do usuário Presença Tecnologias midiáticas Ambientes imersivos Virtual reality User experience Presence Media technologies Immersive environments |
description |
A indagação sobre como potencializar a Experiência do Usuário (UX) em ambientes de Realidade Virtual (RV) foi a motivação deste trabalho. Sua construção se iniciou com uma pesquisa bibliográfica para compreender a UX em ambientes de RV, os componentes que definem essa experiência, como eles se relacionam e como podem influenciar na sensação de presença do usuário. Para alcançar a perspectiva dos usuários, considerando os equipamentos disponíveis no período dessa pesquisa, esse trabalho focou em entrevistas com especialistas da área (para entender melhor sobre a criação e interação em ambientes de RV) e usou de um questionário aplicado a usuários finais (brasileiros e estrangeiros). Para uma avaliação de diferentes equipamentos, foi realizado um teste prático com participantes brasileiros, onde um jogo específico foi utilizado. A análise da bibliografia e das respostas obtidas resultou no apontamento de elementos com potencial para trazer um impacto positivo na UX, bem como aqueles que podem trazer desconforto ou causar estranheza. Por fim, foram indicados parâmetros para construção de ambientes virtuais que incentivam o envolvimento e participação dos usuários. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-29T00:34:40Z 2021-06-29T00:34:40Z 2021-04-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/210862 33004056092P6 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/210862 |
identifier_str_mv |
33004056092P6 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129147726200832 |