Cocriação remota entre equipes de agências publicitárias portuguesas: uma nova era de trabalho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/39303 |
Resumo: | Atualmente podemos observar que o mercado de trabalho sofreu inúmeras mudanças por causa da pandemia causada pelo COVID-19. Processos que antes eram presenciais, agora passam a ser cada vez mais realizados remotamente através de ferramentas digitais, as quais estão em constante evolução de acordo com o ambiente. Além da modernização tecnológica, os processos cocriativos também transitaram para o mundo virtual, sendo cada vez mais utilizados pelas empresas e agências, ao mesmo tempo que o lado humano no trabalho em equipe se tronou cada vez mais exigente e desafiante. Apesar do uso contínuo da cocriação, a maioria dos estudos retratam as interações entre grandes marcas e a sociedade, mas pouco sobre como se desenvolvem tais momentos dentro das agências de publicidade, especialmente em ambientes remotos. Deste modo, torna-se imprescindível investigar como os processos co criativos, junto as novas ferramentas digitais, podem impactar nos momentos co criativos realizados de forma remota, pelas equipas de agências publicitárias portuguesas. A metodologia de pesquisa adotada foi realizada em duas etapas: uma primeira de caráter qualitativo, e uma segunda de caráter quantitativo. A abordagem qualitativa foi realizada através de entrevistas online realizadas a diretores criativos das agências, com intuito de compreender como estão a ocorrer os processos de cocriação remota, que ferramentas utilizam e quais barreiras e aspetos positivos são promovidos com a utilização destes processos de forma remata. A segunda fase da pesquisa, implementada através de um inquérito online, destinado aos profissionais dos diferentes setores que uma agência possui, visou compreender se o conceito de cocriação de cada profissional é similar ao dos seus líderes, aspetos positivos e negativos de cada etapa do processo cocriativo realizado remotamente, que ferramentas digitais os auxiliam, qual a frequência da cocriação remota, bem como analisar se os pontos negativos das etapas co criativas servem de motivos para influenciar na produtividade dos profissionais, afetando sua saúde emocional e psicológica. Após todas as duas análise, foi possível compreender que os processos cocriativos estão cada vez mais frequentes no ambiente de trabalho remoto, profissionais de diversas áreas já possuem experiência e conhecimento sobre o assunto, entretanto, por se tratar de um ambiente a distância, os momentos cocriativos acabam por sofrer com o impasse entre o racional e o emocional. A falta de motivação correta e as limitações do mundo virtual no dia a dia, são algumas das causas que acabam por prejudicar a qualidade na entrega dos projetos. Tudo isso passa a gerar novos desafios a serem estudados e enfrentados. |
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Cocriação remota entre equipes de agências publicitárias portuguesas: uma nova era de trabalhoCo-criaçãoFerramentas digitaisAgências de publicidadeTrabalho remotoAtualmente podemos observar que o mercado de trabalho sofreu inúmeras mudanças por causa da pandemia causada pelo COVID-19. Processos que antes eram presenciais, agora passam a ser cada vez mais realizados remotamente através de ferramentas digitais, as quais estão em constante evolução de acordo com o ambiente. Além da modernização tecnológica, os processos cocriativos também transitaram para o mundo virtual, sendo cada vez mais utilizados pelas empresas e agências, ao mesmo tempo que o lado humano no trabalho em equipe se tronou cada vez mais exigente e desafiante. Apesar do uso contínuo da cocriação, a maioria dos estudos retratam as interações entre grandes marcas e a sociedade, mas pouco sobre como se desenvolvem tais momentos dentro das agências de publicidade, especialmente em ambientes remotos. Deste modo, torna-se imprescindível investigar como os processos co criativos, junto as novas ferramentas digitais, podem impactar nos momentos co criativos realizados de forma remota, pelas equipas de agências publicitárias portuguesas. A metodologia de pesquisa adotada foi realizada em duas etapas: uma primeira de caráter qualitativo, e uma segunda de caráter quantitativo. A abordagem qualitativa foi realizada através de entrevistas online realizadas a diretores criativos das agências, com intuito de compreender como estão a ocorrer os processos de cocriação remota, que ferramentas utilizam e quais barreiras e aspetos positivos são promovidos com a utilização destes processos de forma remata. A segunda fase da pesquisa, implementada através de um inquérito online, destinado aos profissionais dos diferentes setores que uma agência possui, visou compreender se o conceito de cocriação de cada profissional é similar ao dos seus líderes, aspetos positivos e negativos de cada etapa do processo cocriativo realizado remotamente, que ferramentas digitais os auxiliam, qual a frequência da cocriação remota, bem como analisar se os pontos negativos das etapas co criativas servem de motivos para influenciar na produtividade dos profissionais, afetando sua saúde emocional e psicológica. Após todas as duas análise, foi possível compreender que os processos cocriativos estão cada vez mais frequentes no ambiente de trabalho remoto, profissionais de diversas áreas já possuem experiência e conhecimento sobre o assunto, entretanto, por se tratar de um ambiente a distância, os momentos cocriativos acabam por sofrer com o impasse entre o racional e o emocional. A falta de motivação correta e as limitações do mundo virtual no dia a dia, são algumas das causas que acabam por prejudicar a qualidade na entrega dos projetos. Tudo isso passa a gerar novos desafios a serem estudados e enfrentados.Currently, Its possible to inform that the working environment has changed because of the pandemic caused by COVID-19. Processes that were previously in-person are now being intensified remotely through digital tools, in which they are constantly evolving according to the environment. In addition to technological evolution, cocreative processes have had also their transitions for virtual world, greatly, each day more, reinforced in companies and agencies, while the human side of institutions was increasingly demanded. Despite the continuous use of cocreation, most studies portray about interactions between big brands and society, but little about such moments within advertising agencies. A place where, the human factor, there is still loss of times. Thus, it is essential to investigate how co-creative processes, together with new digital tools, can impact co-creative moments, remotely, between teams of Portuguese advertising agencies. The methodology adopted follows two types of research: quantitative and qualitative. The qualitative approach will be carried out through online distributions with the agencies' creative directors, in order to understand how remote co-creation is performed, which tools they use and which barriers and strengths they can perceive in the various projects. In addition, in a second phase, there will be an online survey, aimed at professionals from different sectors inside agencies, in order to understand if the concept of creation of each professional is similar to their leaders, which positive and negative points of each stage of the creative process, which digital tools help them, how often is co-creation, now remotely, and analyzing whether the negative points of the co-creative steps serve as reasons to influence the productivity of professionals, affecting their emotional and psychological health. It will thus be possible to understand the behavior of professionals today, their beliefs, opinions about what does not work, in addition to different proportions through interactive and modern processes. After analizing the two phases, it was possible to realize that cocreative processes are, constantly, presente on virtual environment, professionais with different backgrounds show their knowledge and experience on the subjetc, on the other hand, leading with all the challenges totally isolated from the society, may develop a battle between the rational and the emotional feeling. The lack of motivation from the leaders and the virtual limitations, are some of the reasons which end up to disturb the delivering of the final projetcs. All this leading a new rise of challenges to be studied and faced.Esteves, Sofia DinisRepositório ComumPalhares, Daniel Almeida2022-02-11T17:14:10Z2021-12-01T00:00:00Z2021-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/39303202940144porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:43Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/39303Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:37.795799Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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