Propaganda enganosa: a realidade das agências publicitárias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-01092023-160929/ |
Resumo: | A publicidade é uma área marcada pelos holofotes e conhecida pela criatividade. Publicitários como Nizan Guanaes e Washington Olivetto foram célebres pelos muitos prêmios, pelo estilo de vida abastado e pelo reconhecimento dentro e fora do mercado publicitário. No entanto, a realidade do trabalho para a grande massa dos assalariados está longe do glamour. Acusações de assédios, humilhações, adoecimentos e todo tipo de precarização do trabalho são presentes e aumentam nos bastidores das agências de publicidade. Para dar visibilidade aos trabalhadores e entender o universo laboral das agências publicitárias, este trabalho teve como objetivo investigar as principais causas de adoecimentos e queixas relativas à saúde no ambiente das agências. O embasamento teórico foi fundamentado na obra Trabalho e desgaste mental: o direito de ser dono de si mesmo, de Edith Seligmann-Silva e nas argumentações de Vincent de Gaulejac sobre a gestão como doença social. A metodologia foi qualitativa e foram feitas oito entrevistas semiestruturadas com profissionais de diversos níveis hierárquicos, desde estagiária a dono de agência. Concluiu-se que a organização do trabalho afeta diretamente a saúde dos trabalhadores, que as mulheres estão mais suscetíveis às violências do trabalho e que a imagem construída da profissão publicitária e da agência em si também têm fortes ligações com o adoecimento dos sujeitos. |
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Propaganda enganosa: a realidade das agências publicitáriasFalse advertising: the reality of advertising agenciesAdmenAdvertising agenciesAgências de PublicidadePublicitárioSaúde do TrabalhadorWorkers healthA publicidade é uma área marcada pelos holofotes e conhecida pela criatividade. Publicitários como Nizan Guanaes e Washington Olivetto foram célebres pelos muitos prêmios, pelo estilo de vida abastado e pelo reconhecimento dentro e fora do mercado publicitário. No entanto, a realidade do trabalho para a grande massa dos assalariados está longe do glamour. Acusações de assédios, humilhações, adoecimentos e todo tipo de precarização do trabalho são presentes e aumentam nos bastidores das agências de publicidade. Para dar visibilidade aos trabalhadores e entender o universo laboral das agências publicitárias, este trabalho teve como objetivo investigar as principais causas de adoecimentos e queixas relativas à saúde no ambiente das agências. O embasamento teórico foi fundamentado na obra Trabalho e desgaste mental: o direito de ser dono de si mesmo, de Edith Seligmann-Silva e nas argumentações de Vincent de Gaulejac sobre a gestão como doença social. A metodologia foi qualitativa e foram feitas oito entrevistas semiestruturadas com profissionais de diversos níveis hierárquicos, desde estagiária a dono de agência. Concluiu-se que a organização do trabalho afeta diretamente a saúde dos trabalhadores, que as mulheres estão mais suscetíveis às violências do trabalho e que a imagem construída da profissão publicitária e da agência em si também têm fortes ligações com o adoecimento dos sujeitos.The advertising market is known for its creativity and for being on spotlights. Famous admen like Nizan Guanaes and Washington Olivetto won many prizes, had a wealthy lifestyle and were recognized inside and outside advertising market. However, the work reality for the majority of workers isnt glamorous. Harassment, humilliation, illnesses and all kinds of work precarization are increasing in the advertising agencies. To better understand the work enviroment at advertising agencies, this research has the main purpose of investigate the causes of ilnessess and complaints related to health in the advertigin agencies environment. The theoretical support was based on Edith Seligmann-Silvas ideas about work and also on Vincent de Gaulejacs ideas about managerial ideology and illness at work. The methodology is qualitative and 8 semi-structures interviews were made including workers from all job positions. The conclusion is that work organization affects directly workers health, women are more susceptible to work violence and the image of advertising workers and advertising agencies are strong related to workers ilnesses.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOliveira, Fabio dePaparelli, RenataShimabukuro, Márcia Naomi2023-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-01092023-160929/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-09-15T20:45:02Zoai:teses.usp.br:tde-01092023-160929Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-09-15T20:45:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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