Relatório de práticas pedagógicas em educação física na escola primária Santa Ana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Praxedes, André Filipe Machado
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13668
Resumo: Ainda que o valor e importância da Educação Física, para o desenvolvimento harmonioso das crianças, seja validada cientificamente e socialmente, é sabido, que ao nível do Primeiro Ciclo, a disciplina sofre de falta de identidade. Na Escola Primária de Santa Ana, a disciplina é lecionada pelo professor coadjuvante. O horário reduzido (uma hora por semana) e a inexistência de alguns materiais didáticos (balizas, patins, etc.), forçam à realização de adaptações do currículo oriundo das Aprendizagens Essências, emanadas pela DGE. Sendo uma escola com o ensino Pré-escolar, o planeamento, as estratégias de ensino e as progressões das aprendizagens, são encadeadas desde o ensino dos três anos até á saída dos alunos, no quarto ano. A atuação pedagógica, é centrada sobre três princípios, que orientam e balizam o processo ensino-aprendizagem. O primeiro princípio, é que ‘o porque’ antecede ‘o como’. O segundo, é que as aprendizagens podem ser classificadas pelas suas características. E o terceiro, é que a ação pedagógica deve ser baseada no feedback positivo e interrogativo. Conclui-se que o processo ensino-aprendizagem, é centrada no aluno, procurando explicar o ‘porquê’ das aprendizagens, agrupando-as para agilizar o desenvolvimento cognitivo e a transferibilidade, num clima de descoberta guiada, superação e positivismo gerado pela atuação pedagógica do professor.
id RCAP_4ccb9ae37b7a72495a9d4a16f5bc1a6b
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13668
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de práticas pedagógicas em educação física na escola primária Santa AnaMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOEDUCAÇÃO FÍSICAENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICADESPORTO ESCOLARRELATÓRIOS DE ESTÁGIOPHYSICAL EDUCATIONPHYSICAL EDUCATION TEACHINGSCHOOL SPORTSINTERNSHIP REPORTSAinda que o valor e importância da Educação Física, para o desenvolvimento harmonioso das crianças, seja validada cientificamente e socialmente, é sabido, que ao nível do Primeiro Ciclo, a disciplina sofre de falta de identidade. Na Escola Primária de Santa Ana, a disciplina é lecionada pelo professor coadjuvante. O horário reduzido (uma hora por semana) e a inexistência de alguns materiais didáticos (balizas, patins, etc.), forçam à realização de adaptações do currículo oriundo das Aprendizagens Essências, emanadas pela DGE. Sendo uma escola com o ensino Pré-escolar, o planeamento, as estratégias de ensino e as progressões das aprendizagens, são encadeadas desde o ensino dos três anos até á saída dos alunos, no quarto ano. A atuação pedagógica, é centrada sobre três princípios, que orientam e balizam o processo ensino-aprendizagem. O primeiro princípio, é que ‘o porque’ antecede ‘o como’. O segundo, é que as aprendizagens podem ser classificadas pelas suas características. E o terceiro, é que a ação pedagógica deve ser baseada no feedback positivo e interrogativo. Conclui-se que o processo ensino-aprendizagem, é centrada no aluno, procurando explicar o ‘porquê’ das aprendizagens, agrupando-as para agilizar o desenvolvimento cognitivo e a transferibilidade, num clima de descoberta guiada, superação e positivismo gerado pela atuação pedagógica do professor.Even though the value and importance of Physical Education, for the harmonious development of children is scientifically and socially validated, it is known that, at Primary School level, the discipline suffers from a lack of identity. At Escola Primaria de Santa Ana, the discipline is lectured by an assistant teacher. The reduce schedule (one hour per week) and the absence of some materials (goals, rollerblading’s, etc.), forces an adaptation of the curriculum from ‘Aprendizagens Essências’, issued by DGE. Being a school with Pre-school education, the planning, teaching strategies and learning progressions begin at the age of three and progress until the students leave the fourth grade. The pedagogical action is centered on three principles that guide and mark the teaching-learning process. The first principle is that of ‘the why’ precedes ‘the how’. On the second, learning contents can be classified by their characteristics. The third principle is dedicated to the pedagogical action, which should be based on positive and interrogative feedback. It was concluded that the teaching-learning process is student-centered, seeking to explain ‘the why’s’ of the learning contents, grouping them to enhanced cognitive development and transferability, in a climate of guided discovery, resilience and positivism, generated by the teacher’s pedagogical intervention.2023-03-16T14:12:01Z2023-01-01T00:00:00Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13668TID:203246071porPraxedes, André Filipe Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-19T01:30:49Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13668Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:42:43.796350Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de práticas pedagógicas em educação física na escola primária Santa Ana
title Relatório de práticas pedagógicas em educação física na escola primária Santa Ana
spellingShingle Relatório de práticas pedagógicas em educação física na escola primária Santa Ana
Praxedes, André Filipe Machado
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
DESPORTO ESCOLAR
RELATÓRIOS DE ESTÁGIO
PHYSICAL EDUCATION
PHYSICAL EDUCATION TEACHING
SCHOOL SPORTS
INTERNSHIP REPORTS
title_short Relatório de práticas pedagógicas em educação física na escola primária Santa Ana
title_full Relatório de práticas pedagógicas em educação física na escola primária Santa Ana
title_fullStr Relatório de práticas pedagógicas em educação física na escola primária Santa Ana
title_full_unstemmed Relatório de práticas pedagógicas em educação física na escola primária Santa Ana
title_sort Relatório de práticas pedagógicas em educação física na escola primária Santa Ana
author Praxedes, André Filipe Machado
author_facet Praxedes, André Filipe Machado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Praxedes, André Filipe Machado
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
DESPORTO ESCOLAR
RELATÓRIOS DE ESTÁGIO
PHYSICAL EDUCATION
PHYSICAL EDUCATION TEACHING
SCHOOL SPORTS
INTERNSHIP REPORTS
topic MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
DESPORTO ESCOLAR
RELATÓRIOS DE ESTÁGIO
PHYSICAL EDUCATION
PHYSICAL EDUCATION TEACHING
SCHOOL SPORTS
INTERNSHIP REPORTS
description Ainda que o valor e importância da Educação Física, para o desenvolvimento harmonioso das crianças, seja validada cientificamente e socialmente, é sabido, que ao nível do Primeiro Ciclo, a disciplina sofre de falta de identidade. Na Escola Primária de Santa Ana, a disciplina é lecionada pelo professor coadjuvante. O horário reduzido (uma hora por semana) e a inexistência de alguns materiais didáticos (balizas, patins, etc.), forçam à realização de adaptações do currículo oriundo das Aprendizagens Essências, emanadas pela DGE. Sendo uma escola com o ensino Pré-escolar, o planeamento, as estratégias de ensino e as progressões das aprendizagens, são encadeadas desde o ensino dos três anos até á saída dos alunos, no quarto ano. A atuação pedagógica, é centrada sobre três princípios, que orientam e balizam o processo ensino-aprendizagem. O primeiro princípio, é que ‘o porque’ antecede ‘o como’. O segundo, é que as aprendizagens podem ser classificadas pelas suas características. E o terceiro, é que a ação pedagógica deve ser baseada no feedback positivo e interrogativo. Conclui-se que o processo ensino-aprendizagem, é centrada no aluno, procurando explicar o ‘porquê’ das aprendizagens, agrupando-as para agilizar o desenvolvimento cognitivo e a transferibilidade, num clima de descoberta guiada, superação e positivismo gerado pela atuação pedagógica do professor.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-16T14:12:01Z
2023-01-01T00:00:00Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/13668
TID:203246071
url http://hdl.handle.net/10437/13668
identifier_str_mv TID:203246071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131513891061760