Relatório de práticas pedagógicas em educação física na escola primária Santa Ana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/13668 |
Resumo: | Ainda que o valor e importância da Educação Física, para o desenvolvimento harmonioso das crianças, seja validada cientificamente e socialmente, é sabido, que ao nível do Primeiro Ciclo, a disciplina sofre de falta de identidade. Na Escola Primária de Santa Ana, a disciplina é lecionada pelo professor coadjuvante. O horário reduzido (uma hora por semana) e a inexistência de alguns materiais didáticos (balizas, patins, etc.), forçam à realização de adaptações do currículo oriundo das Aprendizagens Essências, emanadas pela DGE. Sendo uma escola com o ensino Pré-escolar, o planeamento, as estratégias de ensino e as progressões das aprendizagens, são encadeadas desde o ensino dos três anos até á saída dos alunos, no quarto ano. A atuação pedagógica, é centrada sobre três princípios, que orientam e balizam o processo ensino-aprendizagem. O primeiro princípio, é que ‘o porque’ antecede ‘o como’. O segundo, é que as aprendizagens podem ser classificadas pelas suas características. E o terceiro, é que a ação pedagógica deve ser baseada no feedback positivo e interrogativo. Conclui-se que o processo ensino-aprendizagem, é centrada no aluno, procurando explicar o ‘porquê’ das aprendizagens, agrupando-as para agilizar o desenvolvimento cognitivo e a transferibilidade, num clima de descoberta guiada, superação e positivismo gerado pela atuação pedagógica do professor. |
id |
RCAP_4ccb9ae37b7a72495a9d4a16f5bc1a6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13668 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de práticas pedagógicas em educação física na escola primária Santa AnaMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOEDUCAÇÃO FÍSICAENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICADESPORTO ESCOLARRELATÓRIOS DE ESTÁGIOPHYSICAL EDUCATIONPHYSICAL EDUCATION TEACHINGSCHOOL SPORTSINTERNSHIP REPORTSAinda que o valor e importância da Educação Física, para o desenvolvimento harmonioso das crianças, seja validada cientificamente e socialmente, é sabido, que ao nível do Primeiro Ciclo, a disciplina sofre de falta de identidade. Na Escola Primária de Santa Ana, a disciplina é lecionada pelo professor coadjuvante. O horário reduzido (uma hora por semana) e a inexistência de alguns materiais didáticos (balizas, patins, etc.), forçam à realização de adaptações do currículo oriundo das Aprendizagens Essências, emanadas pela DGE. Sendo uma escola com o ensino Pré-escolar, o planeamento, as estratégias de ensino e as progressões das aprendizagens, são encadeadas desde o ensino dos três anos até á saída dos alunos, no quarto ano. A atuação pedagógica, é centrada sobre três princípios, que orientam e balizam o processo ensino-aprendizagem. O primeiro princípio, é que ‘o porque’ antecede ‘o como’. O segundo, é que as aprendizagens podem ser classificadas pelas suas características. E o terceiro, é que a ação pedagógica deve ser baseada no feedback positivo e interrogativo. Conclui-se que o processo ensino-aprendizagem, é centrada no aluno, procurando explicar o ‘porquê’ das aprendizagens, agrupando-as para agilizar o desenvolvimento cognitivo e a transferibilidade, num clima de descoberta guiada, superação e positivismo gerado pela atuação pedagógica do professor.Even though the value and importance of Physical Education, for the harmonious development of children is scientifically and socially validated, it is known that, at Primary School level, the discipline suffers from a lack of identity. At Escola Primaria de Santa Ana, the discipline is lectured by an assistant teacher. The reduce schedule (one hour per week) and the absence of some materials (goals, rollerblading’s, etc.), forces an adaptation of the curriculum from ‘Aprendizagens Essências’, issued by DGE. Being a school with Pre-school education, the planning, teaching strategies and learning progressions begin at the age of three and progress until the students leave the fourth grade. The pedagogical action is centered on three principles that guide and mark the teaching-learning process. The first principle is that of ‘the why’ precedes ‘the how’. On the second, learning contents can be classified by their characteristics. The third principle is dedicated to the pedagogical action, which should be based on positive and interrogative feedback. It was concluded that the teaching-learning process is student-centered, seeking to explain ‘the why’s’ of the learning contents, grouping them to enhanced cognitive development and transferability, in a climate of guided discovery, resilience and positivism, generated by the teacher’s pedagogical intervention.2023-03-16T14:12:01Z2023-01-01T00:00:00Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13668TID:203246071porPraxedes, André Filipe Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-19T01:30:49Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13668Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:42:43.796350Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de práticas pedagógicas em educação física na escola primária Santa Ana |
title |
Relatório de práticas pedagógicas em educação física na escola primária Santa Ana |
spellingShingle |
Relatório de práticas pedagógicas em educação física na escola primária Santa Ana Praxedes, André Filipe Machado MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA DESPORTO ESCOLAR RELATÓRIOS DE ESTÁGIO PHYSICAL EDUCATION PHYSICAL EDUCATION TEACHING SCHOOL SPORTS INTERNSHIP REPORTS |
title_short |
Relatório de práticas pedagógicas em educação física na escola primária Santa Ana |
title_full |
Relatório de práticas pedagógicas em educação física na escola primária Santa Ana |
title_fullStr |
Relatório de práticas pedagógicas em educação física na escola primária Santa Ana |
title_full_unstemmed |
Relatório de práticas pedagógicas em educação física na escola primária Santa Ana |
title_sort |
Relatório de práticas pedagógicas em educação física na escola primária Santa Ana |
author |
Praxedes, André Filipe Machado |
author_facet |
Praxedes, André Filipe Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Praxedes, André Filipe Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA DESPORTO ESCOLAR RELATÓRIOS DE ESTÁGIO PHYSICAL EDUCATION PHYSICAL EDUCATION TEACHING SCHOOL SPORTS INTERNSHIP REPORTS |
topic |
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA DESPORTO ESCOLAR RELATÓRIOS DE ESTÁGIO PHYSICAL EDUCATION PHYSICAL EDUCATION TEACHING SCHOOL SPORTS INTERNSHIP REPORTS |
description |
Ainda que o valor e importância da Educação Física, para o desenvolvimento harmonioso das crianças, seja validada cientificamente e socialmente, é sabido, que ao nível do Primeiro Ciclo, a disciplina sofre de falta de identidade. Na Escola Primária de Santa Ana, a disciplina é lecionada pelo professor coadjuvante. O horário reduzido (uma hora por semana) e a inexistência de alguns materiais didáticos (balizas, patins, etc.), forçam à realização de adaptações do currículo oriundo das Aprendizagens Essências, emanadas pela DGE. Sendo uma escola com o ensino Pré-escolar, o planeamento, as estratégias de ensino e as progressões das aprendizagens, são encadeadas desde o ensino dos três anos até á saída dos alunos, no quarto ano. A atuação pedagógica, é centrada sobre três princípios, que orientam e balizam o processo ensino-aprendizagem. O primeiro princípio, é que ‘o porque’ antecede ‘o como’. O segundo, é que as aprendizagens podem ser classificadas pelas suas características. E o terceiro, é que a ação pedagógica deve ser baseada no feedback positivo e interrogativo. Conclui-se que o processo ensino-aprendizagem, é centrada no aluno, procurando explicar o ‘porquê’ das aprendizagens, agrupando-as para agilizar o desenvolvimento cognitivo e a transferibilidade, num clima de descoberta guiada, superação e positivismo gerado pela atuação pedagógica do professor. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-16T14:12:01Z 2023-01-01T00:00:00Z 2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/13668 TID:203246071 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/13668 |
identifier_str_mv |
TID:203246071 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131513891061760 |