Relatório de estágio pedagógico de educação física no AE Madeira Torres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Bruno Alexandre dos Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13658
Resumo: O ano de estágio pedagógico relativo ao 2º ano de mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário realizou-se no ano letivo 2020/21, em que realizámos a profissionalização no Agrupamento de Escolas Madeira Torres à prática enquanto professor, em contexto profissional distribuindo-se por 4 áreas de estágio, a Lecionação, a Direção de Turma, o Desporto Escolar e os Seminários. Na lecionação foi essencial criar um planeamento para cada um dos jovens alunos tendo em conta a avaliação realizada inicialmente e ao longo do processo de ensino-aprendizagem, com um foco especial sobre as estratégias a implementar para a promoção de um clima motivacional mais adequado face aos comportamentos registados no início do ano letivo. A direção de turma teve por base a criação de relações com os outros professores da turma e com os encarregados de educação, à medida que realizámos as várias tarefas desta área. A realização da Saída de Campo por parte do grupo de estágio foi o aspeto mais positivo, na relação que permitiu criar entre toda a Comunidade Escolar. No desporto escolar integrei a modalidade de natação para a oferta de uma experiência de competição na escola a todos os praticantes tendo a oportunidade de focar a minha atividade nos processos de adaptação ao meio aquático enquanto forma de integração face às dificuldades e receios de uma das crianças presentes. O seminário orientou-se sobre a dinâmica de avaliação da matéria de futebol entre os professores do departamento promovendo um espírito autocrítico e reflexivo sobre as suas formas de atuar e procurando conhecer as razões para as diferentes formas de seguir as referências avaliativas que influenciam o processo de ensino-aprendizagem. Um ano atípico influenciado e condicionado pela pandemia global de Covid-19, em que a instabilidade e incerteza tornaram esta experiência, mais envolvente e mais desafiante, onde a aprendizagem foi muito mais enriquecida face às oportunidades que surgiram.
id RCAP_2d87c62c647a322f6d9ece8b1d7fb050
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13658
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico de educação física no AE Madeira TorresMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOEDUCAÇÃO FÍSICAENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICADESPORTO ESCOLARRELATÓRIOS DE ESTÁGIOPHYSICAL EDUCATIONPHYSICAL EDUCATION TEACHINGSCHOOL SPORTSINTERNSHIP REPORTSO ano de estágio pedagógico relativo ao 2º ano de mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário realizou-se no ano letivo 2020/21, em que realizámos a profissionalização no Agrupamento de Escolas Madeira Torres à prática enquanto professor, em contexto profissional distribuindo-se por 4 áreas de estágio, a Lecionação, a Direção de Turma, o Desporto Escolar e os Seminários. Na lecionação foi essencial criar um planeamento para cada um dos jovens alunos tendo em conta a avaliação realizada inicialmente e ao longo do processo de ensino-aprendizagem, com um foco especial sobre as estratégias a implementar para a promoção de um clima motivacional mais adequado face aos comportamentos registados no início do ano letivo. A direção de turma teve por base a criação de relações com os outros professores da turma e com os encarregados de educação, à medida que realizámos as várias tarefas desta área. A realização da Saída de Campo por parte do grupo de estágio foi o aspeto mais positivo, na relação que permitiu criar entre toda a Comunidade Escolar. No desporto escolar integrei a modalidade de natação para a oferta de uma experiência de competição na escola a todos os praticantes tendo a oportunidade de focar a minha atividade nos processos de adaptação ao meio aquático enquanto forma de integração face às dificuldades e receios de uma das crianças presentes. O seminário orientou-se sobre a dinâmica de avaliação da matéria de futebol entre os professores do departamento promovendo um espírito autocrítico e reflexivo sobre as suas formas de atuar e procurando conhecer as razões para as diferentes formas de seguir as referências avaliativas que influenciam o processo de ensino-aprendizagem. Um ano atípico influenciado e condicionado pela pandemia global de Covid-19, em que a instabilidade e incerteza tornaram esta experiência, mais envolvente e mais desafiante, onde a aprendizagem foi muito mais enriquecida face às oportunidades que surgiram.The pedagogical internship year for the 2nd year of master’s in Teaching Physical Education in Elementary and Secondary Education took place in the 2020/21 academic year, in which we carried out the professionalization in Agrupamento de Escolas Madeira Torres to practice as a teacher in a professional context divided into 4 internship areas, namely Teaching, Class Management, School Sports and Seminars. In teaching, it was essential to create a plan for each of the young students, considering the assessment carried out initially and throughout the teaching-learning process, with a special focus on the strategies to be implemented to promote a more adequate motivational climate in relation to the behaviors recorded at the beginning of the school year. The class management was based on the creation of relationships with the other teachers in the class and with the parents, as we carried out the various tasks in this area. The realization of the Field Trip by the internship group was the most positive aspect, in the relationship that allowed to create between the entire School Community. In school sports, I integrated the swimming modality to offer a competition experience at school to all practitioners, having the opportunity to focus my activity on the processes of adaptation to the aquatic environment as a form of integration in the face of the difficulties and fears of one of the children. The seminar focused on the dynamics of evaluation of the subject of football among the professors of the department, promoting a self-critical and reflective spirit about their ways of acting and seeking to know the reasons for the different ways of following the evaluative references that influence the process of teaching-learning. An atypical year influenced and conditioned by the Covid-19 global pandemic, in which instability and uncertainty made this experience more engaging and more challenging, where learning was certainly much more enriched, given the opportunities that have arisen.2023-03-15T18:18:05Z2023-01-01T00:00:00Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13658TID:203246110porRodrigues, Bruno Alexandre dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-19T01:30:48Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13658Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:42:41.892092Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico de educação física no AE Madeira Torres
title Relatório de estágio pedagógico de educação física no AE Madeira Torres
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico de educação física no AE Madeira Torres
Rodrigues, Bruno Alexandre dos Santos
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
DESPORTO ESCOLAR
RELATÓRIOS DE ESTÁGIO
PHYSICAL EDUCATION
PHYSICAL EDUCATION TEACHING
SCHOOL SPORTS
INTERNSHIP REPORTS
title_short Relatório de estágio pedagógico de educação física no AE Madeira Torres
title_full Relatório de estágio pedagógico de educação física no AE Madeira Torres
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico de educação física no AE Madeira Torres
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico de educação física no AE Madeira Torres
title_sort Relatório de estágio pedagógico de educação física no AE Madeira Torres
author Rodrigues, Bruno Alexandre dos Santos
author_facet Rodrigues, Bruno Alexandre dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Bruno Alexandre dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
DESPORTO ESCOLAR
RELATÓRIOS DE ESTÁGIO
PHYSICAL EDUCATION
PHYSICAL EDUCATION TEACHING
SCHOOL SPORTS
INTERNSHIP REPORTS
topic MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
DESPORTO ESCOLAR
RELATÓRIOS DE ESTÁGIO
PHYSICAL EDUCATION
PHYSICAL EDUCATION TEACHING
SCHOOL SPORTS
INTERNSHIP REPORTS
description O ano de estágio pedagógico relativo ao 2º ano de mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário realizou-se no ano letivo 2020/21, em que realizámos a profissionalização no Agrupamento de Escolas Madeira Torres à prática enquanto professor, em contexto profissional distribuindo-se por 4 áreas de estágio, a Lecionação, a Direção de Turma, o Desporto Escolar e os Seminários. Na lecionação foi essencial criar um planeamento para cada um dos jovens alunos tendo em conta a avaliação realizada inicialmente e ao longo do processo de ensino-aprendizagem, com um foco especial sobre as estratégias a implementar para a promoção de um clima motivacional mais adequado face aos comportamentos registados no início do ano letivo. A direção de turma teve por base a criação de relações com os outros professores da turma e com os encarregados de educação, à medida que realizámos as várias tarefas desta área. A realização da Saída de Campo por parte do grupo de estágio foi o aspeto mais positivo, na relação que permitiu criar entre toda a Comunidade Escolar. No desporto escolar integrei a modalidade de natação para a oferta de uma experiência de competição na escola a todos os praticantes tendo a oportunidade de focar a minha atividade nos processos de adaptação ao meio aquático enquanto forma de integração face às dificuldades e receios de uma das crianças presentes. O seminário orientou-se sobre a dinâmica de avaliação da matéria de futebol entre os professores do departamento promovendo um espírito autocrítico e reflexivo sobre as suas formas de atuar e procurando conhecer as razões para as diferentes formas de seguir as referências avaliativas que influenciam o processo de ensino-aprendizagem. Um ano atípico influenciado e condicionado pela pandemia global de Covid-19, em que a instabilidade e incerteza tornaram esta experiência, mais envolvente e mais desafiante, onde a aprendizagem foi muito mais enriquecida face às oportunidades que surgiram.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-15T18:18:05Z
2023-01-01T00:00:00Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/13658
TID:203246110
url http://hdl.handle.net/10437/13658
identifier_str_mv TID:203246110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131513816612864