Avaliação psicológica nas altas habilidades e excelência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/26395 |
Resumo: | Este artigo objetiva discutir as condições de avaliação psicológica das altas habilidades e da excelência. Esses construtos reportam-se a realidades psicológicas distintas nas dimensões em que são definidos, mas a sua avaliação deve sempre ser pautada por parâmetros de precisão e validade. Se nas altas habilidades predominam as variáveis internas, e isso leva ao uso dos testes psicológicos, na excelência convergem os fatores contextuais de aprendizagem, treino e realização, apelando às entrevistas, histórias de vida e observação dos desempenhos na execução da avaliação. Um objetivo central da avaliação psicológica das altas habilidades e excelência, tendo em vista a identificação de tais indivíduos, é evitar os falsos positivos e os falsos negativos nos diagnósticos, tanto pelo impacto negativo que a avaliação pode ter na vida desses indivíduos, quanto para a adequada e necessária orientação. Além disso, dos processos de avaliação e consequente recolha de informações, podem decorrer programas de estimulação orientados que apoiem as necessidades específicas desses indivíduos talentosos. |
id |
RCAP_4cd79411e657e9784e9da84bf232bed9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/26395 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação psicológica nas altas habilidades e excelênciaPsychological assessment in high ability and excellenceAltas habilidadesExcelênciaAvaliação psicológicaHigh abilityExcellencePsychological assessmentEste artigo objetiva discutir as condições de avaliação psicológica das altas habilidades e da excelência. Esses construtos reportam-se a realidades psicológicas distintas nas dimensões em que são definidos, mas a sua avaliação deve sempre ser pautada por parâmetros de precisão e validade. Se nas altas habilidades predominam as variáveis internas, e isso leva ao uso dos testes psicológicos, na excelência convergem os fatores contextuais de aprendizagem, treino e realização, apelando às entrevistas, histórias de vida e observação dos desempenhos na execução da avaliação. Um objetivo central da avaliação psicológica das altas habilidades e excelência, tendo em vista a identificação de tais indivíduos, é evitar os falsos positivos e os falsos negativos nos diagnósticos, tanto pelo impacto negativo que a avaliação pode ter na vida desses indivíduos, quanto para a adequada e necessária orientação. Além disso, dos processos de avaliação e consequente recolha de informações, podem decorrer programas de estimulação orientados que apoiem as necessidades específicas desses indivíduos talentosos.This paper aims to discuss the conditions for psychological assessment of high ability and excellence. These constructs relate to the different realities in terms of psychological dimensions that define them, but their evaluation should be guided by criteria of reliability and validity. If the high ability dominates the internal variables and those appeals to psychological tests, contextual factors converge on the excellence of learning, training and performance, appealing to the interviews, life histories and observation of performance. A main purpose of psychological assessment of high ability and excellence, trying to identify such individuals is to avoid false positives and false negatives in such diagnoses, considering the negative impact that such an assessment can have on the lives of these individuals, as well as an appropriate and necessary guidance. In addition, procedures for assessment and subsequent collection of information, can generate more focused and oriented stimulation programs that support the specific needs of talented individuals.Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e DesenvolvimentoUniversidade do MinhoSantos, Seille Cristine GarciaAlmeida, Leandro S.Cruz, José Fernando A.2012-122012-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/26395por0874-2391info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:33:14Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/26395Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:28:43.958766Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação psicológica nas altas habilidades e excelência Psychological assessment in high ability and excellence |
title |
Avaliação psicológica nas altas habilidades e excelência |
spellingShingle |
Avaliação psicológica nas altas habilidades e excelência Santos, Seille Cristine Garcia Altas habilidades Excelência Avaliação psicológica High ability Excellence Psychological assessment |
title_short |
Avaliação psicológica nas altas habilidades e excelência |
title_full |
Avaliação psicológica nas altas habilidades e excelência |
title_fullStr |
Avaliação psicológica nas altas habilidades e excelência |
title_full_unstemmed |
Avaliação psicológica nas altas habilidades e excelência |
title_sort |
Avaliação psicológica nas altas habilidades e excelência |
author |
Santos, Seille Cristine Garcia |
author_facet |
Santos, Seille Cristine Garcia Almeida, Leandro S. Cruz, José Fernando A. |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Leandro S. Cruz, José Fernando A. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Seille Cristine Garcia Almeida, Leandro S. Cruz, José Fernando A. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Altas habilidades Excelência Avaliação psicológica High ability Excellence Psychological assessment |
topic |
Altas habilidades Excelência Avaliação psicológica High ability Excellence Psychological assessment |
description |
Este artigo objetiva discutir as condições de avaliação psicológica das altas habilidades e da excelência. Esses construtos reportam-se a realidades psicológicas distintas nas dimensões em que são definidos, mas a sua avaliação deve sempre ser pautada por parâmetros de precisão e validade. Se nas altas habilidades predominam as variáveis internas, e isso leva ao uso dos testes psicológicos, na excelência convergem os fatores contextuais de aprendizagem, treino e realização, apelando às entrevistas, histórias de vida e observação dos desempenhos na execução da avaliação. Um objetivo central da avaliação psicológica das altas habilidades e excelência, tendo em vista a identificação de tais indivíduos, é evitar os falsos positivos e os falsos negativos nos diagnósticos, tanto pelo impacto negativo que a avaliação pode ter na vida desses indivíduos, quanto para a adequada e necessária orientação. Além disso, dos processos de avaliação e consequente recolha de informações, podem decorrer programas de estimulação orientados que apoiem as necessidades específicas desses indivíduos talentosos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12 2012-12-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/26395 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/26395 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0874-2391 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e Desenvolvimento |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e Desenvolvimento |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132784355180544 |