Avaliação psicológica nas altas habilidades e excelência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Seille Cristine Garcia
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Almeida, Leandro S., Cruz, José Fernando A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/26395
Resumo: Este artigo objetiva discutir as condições de avaliação psicológica das altas habilidades e da excelência. Esses construtos reportam-se a realidades psicológicas distintas nas dimensões em que são definidos, mas a sua avaliação deve sempre ser pautada por parâmetros de precisão e validade. Se nas altas habilidades predominam as variáveis internas, e isso leva ao uso dos testes psicológicos, na excelência convergem os fatores contextuais de aprendizagem, treino e realização, apelando às entrevistas, histórias de vida e observação dos desempenhos na execução da avaliação. Um objetivo central da avaliação psicológica das altas habilidades e excelência, tendo em vista a identificação de tais indivíduos, é evitar os falsos positivos e os falsos negativos nos diagnósticos, tanto pelo impacto negativo que a avaliação pode ter na vida desses indivíduos, quanto para a adequada e necessária orientação. Além disso, dos processos de avaliação e consequente recolha de informações, podem decorrer programas de estimulação orientados que apoiem as necessidades específicas desses indivíduos talentosos.
id RCAP_4cd79411e657e9784e9da84bf232bed9
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/26395
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação psicológica nas altas habilidades e excelênciaPsychological assessment in high ability and excellenceAltas habilidadesExcelênciaAvaliação psicológicaHigh abilityExcellencePsychological assessmentEste artigo objetiva discutir as condições de avaliação psicológica das altas habilidades e da excelência. Esses construtos reportam-se a realidades psicológicas distintas nas dimensões em que são definidos, mas a sua avaliação deve sempre ser pautada por parâmetros de precisão e validade. Se nas altas habilidades predominam as variáveis internas, e isso leva ao uso dos testes psicológicos, na excelência convergem os fatores contextuais de aprendizagem, treino e realização, apelando às entrevistas, histórias de vida e observação dos desempenhos na execução da avaliação. Um objetivo central da avaliação psicológica das altas habilidades e excelência, tendo em vista a identificação de tais indivíduos, é evitar os falsos positivos e os falsos negativos nos diagnósticos, tanto pelo impacto negativo que a avaliação pode ter na vida desses indivíduos, quanto para a adequada e necessária orientação. Além disso, dos processos de avaliação e consequente recolha de informações, podem decorrer programas de estimulação orientados que apoiem as necessidades específicas desses indivíduos talentosos.This paper aims to discuss the conditions for psychological assessment of high ability and excellence. These constructs relate to the different realities in terms of psychological dimensions that define them, but their evaluation should be guided by criteria of reliability and validity. If the high ability dominates the internal variables and those appeals to psychological tests, contextual factors converge on the excellence of learning, training and performance, appealing to the interviews, life histories and observation of performance. A main purpose of psychological assessment of high ability and excellence, trying to identify such individuals is to avoid false positives and false negatives in such diagnoses, considering the negative impact that such an assessment can have on the lives of these individuals, as well as an appropriate and necessary guidance. In addition, procedures for assessment and subsequent collection of information, can generate more focused and oriented stimulation programs that support the specific needs of talented individuals.Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e DesenvolvimentoUniversidade do MinhoSantos, Seille Cristine GarciaAlmeida, Leandro S.Cruz, José Fernando A.2012-122012-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/26395por0874-2391info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:33:14Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/26395Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:28:43.958766Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação psicológica nas altas habilidades e excelência
Psychological assessment in high ability and excellence
title Avaliação psicológica nas altas habilidades e excelência
spellingShingle Avaliação psicológica nas altas habilidades e excelência
Santos, Seille Cristine Garcia
Altas habilidades
Excelência
Avaliação psicológica
High ability
Excellence
Psychological assessment
title_short Avaliação psicológica nas altas habilidades e excelência
title_full Avaliação psicológica nas altas habilidades e excelência
title_fullStr Avaliação psicológica nas altas habilidades e excelência
title_full_unstemmed Avaliação psicológica nas altas habilidades e excelência
title_sort Avaliação psicológica nas altas habilidades e excelência
author Santos, Seille Cristine Garcia
author_facet Santos, Seille Cristine Garcia
Almeida, Leandro S.
Cruz, José Fernando A.
author_role author
author2 Almeida, Leandro S.
Cruz, José Fernando A.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Seille Cristine Garcia
Almeida, Leandro S.
Cruz, José Fernando A.
dc.subject.por.fl_str_mv Altas habilidades
Excelência
Avaliação psicológica
High ability
Excellence
Psychological assessment
topic Altas habilidades
Excelência
Avaliação psicológica
High ability
Excellence
Psychological assessment
description Este artigo objetiva discutir as condições de avaliação psicológica das altas habilidades e da excelência. Esses construtos reportam-se a realidades psicológicas distintas nas dimensões em que são definidos, mas a sua avaliação deve sempre ser pautada por parâmetros de precisão e validade. Se nas altas habilidades predominam as variáveis internas, e isso leva ao uso dos testes psicológicos, na excelência convergem os fatores contextuais de aprendizagem, treino e realização, apelando às entrevistas, histórias de vida e observação dos desempenhos na execução da avaliação. Um objetivo central da avaliação psicológica das altas habilidades e excelência, tendo em vista a identificação de tais indivíduos, é evitar os falsos positivos e os falsos negativos nos diagnósticos, tanto pelo impacto negativo que a avaliação pode ter na vida desses indivíduos, quanto para a adequada e necessária orientação. Além disso, dos processos de avaliação e consequente recolha de informações, podem decorrer programas de estimulação orientados que apoiem as necessidades específicas desses indivíduos talentosos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12
2012-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/26395
url http://hdl.handle.net/1822/26395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0874-2391
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e Desenvolvimento
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e Desenvolvimento
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132784355180544