A pedagogia holística em educação de infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/28273 |
Resumo: | O conceito de pedagogia em educação de infância tem sido utilizado indistintamente como sinónimo de currículo, prática, ensino ou aprendizagem (Siraj-Blatchford, Sylva, Muttock, Gilden & Bell, 2002). Num texto que procura reconstruir o conceito de pedagogia, Watkins e Mortimore (1999) definem pedagogia como a “atividade consciente de uma pessoa, para facilitar a aprendizagem de outra” (p.3). Esta ideia centra o conceito de pedagogia no valor da aprendizagem em ligação com os diferentes elementos que intervêm no processo. Para Moss e Petrie (2002) a pedagogia deve ser uma abordagem relacional e holística, uma vez que a ação do pedagogo se destina à criança como um todo - a criança com corpo, mente, emoções, criatividade, história e identidade social. Este texto propõe uma reflexão em torno da pedagógia holística em educação de infância e o seu impacto na ação educativa dos educadores de infância |
id |
RCAP_4cdef8aae9a7fbac6bae0659c9ac2ef0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/28273 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A pedagogia holística em educação de infânciaPedagogia holísticaEducação de infânciaAção educativaO conceito de pedagogia em educação de infância tem sido utilizado indistintamente como sinónimo de currículo, prática, ensino ou aprendizagem (Siraj-Blatchford, Sylva, Muttock, Gilden & Bell, 2002). Num texto que procura reconstruir o conceito de pedagogia, Watkins e Mortimore (1999) definem pedagogia como a “atividade consciente de uma pessoa, para facilitar a aprendizagem de outra” (p.3). Esta ideia centra o conceito de pedagogia no valor da aprendizagem em ligação com os diferentes elementos que intervêm no processo. Para Moss e Petrie (2002) a pedagogia deve ser uma abordagem relacional e holística, uma vez que a ação do pedagogo se destina à criança como um todo - a criança com corpo, mente, emoções, criatividade, história e identidade social. Este texto propõe uma reflexão em torno da pedagógia holística em educação de infância e o seu impacto na ação educativa dos educadores de infânciaAssociação de Profissionais de Educação de InfânciaBiblioteca Digital do IPBMesquita, Cristina2023-05-11T09:08:40Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/28273por2182-8369info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:48:30Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/28273Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:46.783981Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pedagogia holística em educação de infância |
title |
A pedagogia holística em educação de infância |
spellingShingle |
A pedagogia holística em educação de infância Mesquita, Cristina Pedagogia holística Educação de infância Ação educativa |
title_short |
A pedagogia holística em educação de infância |
title_full |
A pedagogia holística em educação de infância |
title_fullStr |
A pedagogia holística em educação de infância |
title_full_unstemmed |
A pedagogia holística em educação de infância |
title_sort |
A pedagogia holística em educação de infância |
author |
Mesquita, Cristina |
author_facet |
Mesquita, Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mesquita, Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia holística Educação de infância Ação educativa |
topic |
Pedagogia holística Educação de infância Ação educativa |
description |
O conceito de pedagogia em educação de infância tem sido utilizado indistintamente como sinónimo de currículo, prática, ensino ou aprendizagem (Siraj-Blatchford, Sylva, Muttock, Gilden & Bell, 2002). Num texto que procura reconstruir o conceito de pedagogia, Watkins e Mortimore (1999) definem pedagogia como a “atividade consciente de uma pessoa, para facilitar a aprendizagem de outra” (p.3). Esta ideia centra o conceito de pedagogia no valor da aprendizagem em ligação com os diferentes elementos que intervêm no processo. Para Moss e Petrie (2002) a pedagogia deve ser uma abordagem relacional e holística, uma vez que a ação do pedagogo se destina à criança como um todo - a criança com corpo, mente, emoções, criatividade, história e identidade social. Este texto propõe uma reflexão em torno da pedagógia holística em educação de infância e o seu impacto na ação educativa dos educadores de infância |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2023-05-11T09:08:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/28273 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/28273 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-8369 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação de Profissionais de Educação de Infância |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação de Profissionais de Educação de Infância |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817549998786609152 |