Contributos da educação : (re)viver na prisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Isabel Cristina de Oliveira, 1986-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/6050
Resumo: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
id RCAP_4ce0a90468bb92af47d3f032f20b9238
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/6050
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributos da educação : (re)viver na prisãoEducação intercultural - PortugalFormação profissional - PortugalReinserção socialDesenvolvimento pessoal e socialReclusosRelatórios de estágio de mestrado - 2011Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011Das 3 modalidades previstas para a conclusão do Mestrado – trabalho de projecto, estágio de carácter profissional e dissertação –, o estágio foi a modalidade pela qual optei. O objectivo de um estágio de carácter profissional é transferir os conhecimentos adquiridos em contexto formal para o ambiente real de trabalho, através da caracterização da instituição, detecção de um problema e intervenção para a sua solução. O estágio tem um carácter transformador da realidade e, como tal, pressupõe um grande envolvimento de quem nele participa. Com este estágio pretendeu-se identificar necessidades e planificar eventuais intervenções no Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira (EPPF), de modo a contribuir para a optimização da vida dos reclusos. Foi considerada prioritária a questão da ocupação do tempo que os reclusos passam na instituição prisional. Com efeito, uma ocupação do tempo bem planificada poderá contribuir para a valorização multidimensional dos reclusos (aquisição de uma profissão; prossecução dos estudos; prática desportiva; desempenho performativo, mas também desenvolvimento pessoal e social; nomeadamente desenvolvimento da capacidade de resolução de conflitos e da qualidade das relações interpessoais) factor fundamental para a sua futura reinserção social. Para levar a cabo este estágio foram realizadas visitas ao Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira, dois dias por semana, 8 horas cada dia, ao longo de 7 meses. O trabalho desenvolvido foi feito directamente com a equipa de educadores, apesar de interagir com todas as outras equipas - de guardas-prisionais, direcção do estabelecimento, etc. O trabalho foi desenvolvido com base em observações participantes, entrevistas e a redacção diária de notas de campo. Os dados obtidos quanto ao tempo passado na prisão mostraram que há um grande investimento na educação e formação dos reclusos, bem como aposta no exercício físico e que os seus efeitos são muito positivos na qualidade e bem-estar dos reclusos. Contudo, este investimento não é suficiente para facultar uma boa reinserção social aquando do fim da pena do recluso. Para tal, seria necessário um trabalho junto dos reclusos centrado na promoção do desenvolvimento pessoal e social que conduzisse a um melhor conhecimento de si próprios, a uma maior capacidade para a resolução de conflitos e a uma superior qualidade nas relações interpessoais.Of the 3 modalities planned for the conclusion of the master’s degree – project work, internship with professional character and dissertation – the internship was the modality which I chose. The goal of an internship with professional character is to transfer the acquired knowledge in a formal context to the real work environment through the characterization of the institution, the detection of a problem and the intervention for its solution. Internship has a transformer character of reality and, because of this, it presumes a large involvement by who participates in it. This internship intended to identify needs and to plan eventual interventions in the Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira (EPPF) contributing for an optimization of prisoners’ life. The occupation of prisoners’ time in the facility was considered as a matter of priority. Indeed, a well planned occupation of time could contribute to a multidimensional appreciation by the prisoners (acquisition of a career; pursuit of studies; sports practice; performative performance, but also personal and social development; particularly development of the ability of conflict resolution and the quality of interpersonal relationships) essential factor for their future social reintegration. To be able to do this internship it took several visits to the Estabalecimento Prisional de Paços de Ferreira, two days a week, 8 hours by day, for seven months. The developed work was done directly with the team of educators, despite of interacting with all of the other teams – the prison guards, management of the facility, etc. The work was developed based on direct observations, interviews and daily writing of field notes. The acquired data based on time spent in the prison showed that there is a large investment on education and formation of prisoners, as well as in physical exercise and that their effects are extremely positive in prisoners’ quality and well-being. However this investment is not enough to provide a good social reintegration by the time of the end of their penalty. To do this it would be necessary a work near the prisoners centered in the promotion of personal and social development that lead to a better knowledge of them-selves, to a bigger ability of conflict resolution and a superior quality in interpersonal relationships.Marchand, Helena d'Orey, 1948-Repositório da Universidade de LisboaRamos, Isabel Cristina de Oliveira, 1986-2012-04-19T12:56:30Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6050porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:48:19Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6050Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:17.265853Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributos da educação : (re)viver na prisão
title Contributos da educação : (re)viver na prisão
spellingShingle Contributos da educação : (re)viver na prisão
Ramos, Isabel Cristina de Oliveira, 1986-
Educação intercultural - Portugal
Formação profissional - Portugal
Reinserção social
Desenvolvimento pessoal e social
Reclusos
Relatórios de estágio de mestrado - 2011
title_short Contributos da educação : (re)viver na prisão
title_full Contributos da educação : (re)viver na prisão
title_fullStr Contributos da educação : (re)viver na prisão
title_full_unstemmed Contributos da educação : (re)viver na prisão
title_sort Contributos da educação : (re)viver na prisão
author Ramos, Isabel Cristina de Oliveira, 1986-
author_facet Ramos, Isabel Cristina de Oliveira, 1986-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marchand, Helena d'Orey, 1948-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Isabel Cristina de Oliveira, 1986-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação intercultural - Portugal
Formação profissional - Portugal
Reinserção social
Desenvolvimento pessoal e social
Reclusos
Relatórios de estágio de mestrado - 2011
topic Educação intercultural - Portugal
Formação profissional - Portugal
Reinserção social
Desenvolvimento pessoal e social
Reclusos
Relatórios de estágio de mestrado - 2011
description Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-04-19T12:56:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/6050
url http://hdl.handle.net/10451/6050
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134201570656256