Bullying e as tecnologias da comunicação: do uso ao abuso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novo, Cristina
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/361
Resumo: Novos contextos culturais e sociais trouxeram para a Escola nos últimos 30 anos novos e grandes desafios, a que nem sempre esta consegue responder de forma eficaz e eficiente, prevenindo certos comportamentos de risco ou evitando mesmo interferências graves na vida particular e social das crianças e jovens que a frequentam. Falamos de fenómenos como o cyberbullying, que acontecem cada vez com mais frequência dentro e fora do espaço Escola. Frequentemente a adopção de determinadas práticas, facilitadas nos últimos anos pela universalização dos recursos tecnológicos, mesmo que sem consciência absoluta dos riscos inerentes, desencadeia processos invasivos nas vidas de muitas crianças e jovens sem que familiares, professores ou outros adultos que lhes são próximos, se apercebam. Neste artigo teremos então como preocupação central reflectir sobre alguns destes riscos que lhes estão inerentes e enunciar algumas formas de os prevenir, apoiando-nos nalgumas experiências relatadas por jovens, no âmbito de acções do programa nacional Segurança na Internet. Será ainda uma preocupação presente a contextualização do tema e de acções disponíveis a nível nacional e internacional para crianças, jovens, pais/encarregados de educação e professores, com o propósito de deixar pistas para o aprofundamento do tema. - New cultural and social contexts brought to school for the last 30 years new challenges that are not always able to respond effectively and efficiently, preventing certain risk behaviors or even avoiding harmful interference in private life and social development of children and young people. We are referring to the phenomena such as cyberbullying which is happening with increasing frequency within and outside of the school. Often the adoption of certain practices, facilitated in recent years by universal technological resources, even if unaware of the absolute risks, triggers invasive processes in the lives of many children and young people without families, teachers or other adults close to them are unaware. In this article we will then intend to reflect on some of these risks and suggest some ways to prevent, relying on some experiences in recent years with young people, in proceedings of the National Security on the Internet. Is this still a concern to contextualize the topic and it is a national debate subject.
id RCAP_4ce79661e445010bd51afbb5c4fd866f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/361
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Bullying e as tecnologias da comunicação: do uso ao abusoTecnologias de Informação e ComunicaçãoCrianças e jovensRiscosDesafiosCiber-intimidação / CyberbullyingNovos contextos culturais e sociais trouxeram para a Escola nos últimos 30 anos novos e grandes desafios, a que nem sempre esta consegue responder de forma eficaz e eficiente, prevenindo certos comportamentos de risco ou evitando mesmo interferências graves na vida particular e social das crianças e jovens que a frequentam. Falamos de fenómenos como o cyberbullying, que acontecem cada vez com mais frequência dentro e fora do espaço Escola. Frequentemente a adopção de determinadas práticas, facilitadas nos últimos anos pela universalização dos recursos tecnológicos, mesmo que sem consciência absoluta dos riscos inerentes, desencadeia processos invasivos nas vidas de muitas crianças e jovens sem que familiares, professores ou outros adultos que lhes são próximos, se apercebam. Neste artigo teremos então como preocupação central reflectir sobre alguns destes riscos que lhes estão inerentes e enunciar algumas formas de os prevenir, apoiando-nos nalgumas experiências relatadas por jovens, no âmbito de acções do programa nacional Segurança na Internet. Será ainda uma preocupação presente a contextualização do tema e de acções disponíveis a nível nacional e internacional para crianças, jovens, pais/encarregados de educação e professores, com o propósito de deixar pistas para o aprofundamento do tema. - New cultural and social contexts brought to school for the last 30 years new challenges that are not always able to respond effectively and efficiently, preventing certain risk behaviors or even avoiding harmful interference in private life and social development of children and young people. We are referring to the phenomena such as cyberbullying which is happening with increasing frequency within and outside of the school. Often the adoption of certain practices, facilitated in recent years by universal technological resources, even if unaware of the absolute risks, triggers invasive processes in the lives of many children and young people without families, teachers or other adults close to them are unaware. In this article we will then intend to reflect on some of these risks and suggest some ways to prevent, relying on some experiences in recent years with young people, in proceedings of the National Security on the Internet. Is this still a concern to contextualize the topic and it is a national debate subject.Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de EducaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémNovo, Cristina2010-12-17T09:54:07Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/361porNOVO, Cristina - Bullying e as tecnologias da comunicação: do uso ao abuso. Revista Interacções. Nº13 (2009), p.327-3371646-2335info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:29:10Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/361Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:52:58.592763Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Bullying e as tecnologias da comunicação: do uso ao abuso
title Bullying e as tecnologias da comunicação: do uso ao abuso
spellingShingle Bullying e as tecnologias da comunicação: do uso ao abuso
Novo, Cristina
Tecnologias de Informação e Comunicação
Crianças e jovens
Riscos
Desafios
Ciber-intimidação / Cyberbullying
title_short Bullying e as tecnologias da comunicação: do uso ao abuso
title_full Bullying e as tecnologias da comunicação: do uso ao abuso
title_fullStr Bullying e as tecnologias da comunicação: do uso ao abuso
title_full_unstemmed Bullying e as tecnologias da comunicação: do uso ao abuso
title_sort Bullying e as tecnologias da comunicação: do uso ao abuso
author Novo, Cristina
author_facet Novo, Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Novo, Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação
Crianças e jovens
Riscos
Desafios
Ciber-intimidação / Cyberbullying
topic Tecnologias de Informação e Comunicação
Crianças e jovens
Riscos
Desafios
Ciber-intimidação / Cyberbullying
description Novos contextos culturais e sociais trouxeram para a Escola nos últimos 30 anos novos e grandes desafios, a que nem sempre esta consegue responder de forma eficaz e eficiente, prevenindo certos comportamentos de risco ou evitando mesmo interferências graves na vida particular e social das crianças e jovens que a frequentam. Falamos de fenómenos como o cyberbullying, que acontecem cada vez com mais frequência dentro e fora do espaço Escola. Frequentemente a adopção de determinadas práticas, facilitadas nos últimos anos pela universalização dos recursos tecnológicos, mesmo que sem consciência absoluta dos riscos inerentes, desencadeia processos invasivos nas vidas de muitas crianças e jovens sem que familiares, professores ou outros adultos que lhes são próximos, se apercebam. Neste artigo teremos então como preocupação central reflectir sobre alguns destes riscos que lhes estão inerentes e enunciar algumas formas de os prevenir, apoiando-nos nalgumas experiências relatadas por jovens, no âmbito de acções do programa nacional Segurança na Internet. Será ainda uma preocupação presente a contextualização do tema e de acções disponíveis a nível nacional e internacional para crianças, jovens, pais/encarregados de educação e professores, com o propósito de deixar pistas para o aprofundamento do tema. - New cultural and social contexts brought to school for the last 30 years new challenges that are not always able to respond effectively and efficiently, preventing certain risk behaviors or even avoiding harmful interference in private life and social development of children and young people. We are referring to the phenomena such as cyberbullying which is happening with increasing frequency within and outside of the school. Often the adoption of certain practices, facilitated in recent years by universal technological resources, even if unaware of the absolute risks, triggers invasive processes in the lives of many children and young people without families, teachers or other adults close to them are unaware. In this article we will then intend to reflect on some of these risks and suggest some ways to prevent, relying on some experiences in recent years with young people, in proceedings of the National Security on the Internet. Is this still a concern to contextualize the topic and it is a national debate subject.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2010-12-17T09:54:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/361
url http://hdl.handle.net/10400.15/361
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv NOVO, Cristina - Bullying e as tecnologias da comunicação: do uso ao abuso. Revista Interacções. Nº13 (2009), p.327-337
1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137020987047936