Perfis de comportamentos de brincadeira e conhecimento emocional em crianças de idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Leandra Marques
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Guedes, Maryse, Rodrigues, Evelina D., Santos, António José, Veríssimo, Manuela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/6455
Resumo: Resumo: A capacidade das crianças para compreender as emoções e as intenções sociais dos outros relaciona-se com a qualidade das interações com os pares. Os comportamentos de brincadeira não-social durante o pré-escolar poderão estar associados a dificuldades no desenvolvimento do conhecimento emocional. O presente estudo teve como objetivos: (1) identificar diferentes perfis de comportamentos de brincadeira social e não-social de crianças em idade pré-escolar, e (2) verificar se o conhecimento emocional das crianças varia de acordo com os diferentes perfis. Participaram no estudo 193 crianças, com uma média de 53.31 meses de idade. As educadoras preencheram a versão portuguesa do Preschool Play Behaviour Scale para discriminar os comportamentos sociais e não-sociais das crianças durante a brincadeira. O conhecimento emocional das crianças foi avaliado através da versão portuguesa do Affect Knowledge Test. A análise hierárquica de clusters identificou três perfis de crianças que apresentam diferentes comportamentos sociais e não-sociais durante a brincadeira: reticentes, solitários-sociais e sociais. O grupo mais representativo da nossa amostra foi o solitáriosocial. As crianças reticentes demonstraram um menor conhecimento emocional por comparação com o grupo de crianças sociais. Os nossos resultados reforçam a existência de diferentes tipos de comportamentos sociais e não-sociais durante a brincadeira e a sua relação com o conhecimento emocional.
id RCAP_4cec736de8adcedf3427cd2ba1a06c78
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6455
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perfis de comportamentos de brincadeira e conhecimento emocional em crianças de idade pré-escolarComportamentos de brincadeiraConhecimento emocionalPerfisCrianças préescolaresPlay behavioursEmotional knowledgeProfilesPreschool childrenResumo: A capacidade das crianças para compreender as emoções e as intenções sociais dos outros relaciona-se com a qualidade das interações com os pares. Os comportamentos de brincadeira não-social durante o pré-escolar poderão estar associados a dificuldades no desenvolvimento do conhecimento emocional. O presente estudo teve como objetivos: (1) identificar diferentes perfis de comportamentos de brincadeira social e não-social de crianças em idade pré-escolar, e (2) verificar se o conhecimento emocional das crianças varia de acordo com os diferentes perfis. Participaram no estudo 193 crianças, com uma média de 53.31 meses de idade. As educadoras preencheram a versão portuguesa do Preschool Play Behaviour Scale para discriminar os comportamentos sociais e não-sociais das crianças durante a brincadeira. O conhecimento emocional das crianças foi avaliado através da versão portuguesa do Affect Knowledge Test. A análise hierárquica de clusters identificou três perfis de crianças que apresentam diferentes comportamentos sociais e não-sociais durante a brincadeira: reticentes, solitários-sociais e sociais. O grupo mais representativo da nossa amostra foi o solitáriosocial. As crianças reticentes demonstraram um menor conhecimento emocional por comparação com o grupo de crianças sociais. Os nossos resultados reforçam a existência de diferentes tipos de comportamentos sociais e não-sociais durante a brincadeira e a sua relação com o conhecimento emocional.Abstract: Children’s capacity to understand emotions and social intentions of others are associated with the quality of peer interactions. Nonsocial play behaviors during preschool years may be associated with difficulties in the development of emotional knowledge. This study aimed (1) to identify different profiles of social and nonsocial play behaviours in preschool children, and (2) to examine if emotional knowledge varies according to these profiles. 193 children, with a mean of 53.31 months of age, participated in the study. The Preschool Play Behaviour Scale in the Portuguese version was completed by teachers to indicate the children’s social and nonsocial behaviors during play. Children’s emotional knowledge was assessed with the Portuguese version of the Affect Knowledge Test. Hierarchical cluster analysis identified three different profiles of children according to their social and nonsocial play behaviours: reticent, solitary-social and social. Solitary-social children were the most representative group of our sample. Reticent children presented lower scores of emotional knowledge when compared to social children. Our findings support the existence of different types of social and nonsocial behaviours during play and their relationship with emotional knowledge.Edições ISPARepositório do ISPACoelho, Leandra MarquesGuedes, MaryseRodrigues, Evelina D.Santos, António JoséVeríssimo, Manuela2018-06-26T18:49:27Z2018-032018-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/6455porCoelho, L. M., Guedes, M., Rodrigues, E. D., Santos, A. J., & Veríssimo, M. (2018). Perfis de comportamentos de brincadeira e conhecimento emocional em crianças de idade pré-escolar. Análise Psicológica, 36(1), 87-100. https://doi.org/10.14417/ap.13570870-823110.14417/ap.1357info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-17T02:16:55Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6455Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:24:18.121613Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perfis de comportamentos de brincadeira e conhecimento emocional em crianças de idade pré-escolar
title Perfis de comportamentos de brincadeira e conhecimento emocional em crianças de idade pré-escolar
spellingShingle Perfis de comportamentos de brincadeira e conhecimento emocional em crianças de idade pré-escolar
Coelho, Leandra Marques
Comportamentos de brincadeira
Conhecimento emocional
Perfis
Crianças préescolares
Play behaviours
Emotional knowledge
Profiles
Preschool children
title_short Perfis de comportamentos de brincadeira e conhecimento emocional em crianças de idade pré-escolar
title_full Perfis de comportamentos de brincadeira e conhecimento emocional em crianças de idade pré-escolar
title_fullStr Perfis de comportamentos de brincadeira e conhecimento emocional em crianças de idade pré-escolar
title_full_unstemmed Perfis de comportamentos de brincadeira e conhecimento emocional em crianças de idade pré-escolar
title_sort Perfis de comportamentos de brincadeira e conhecimento emocional em crianças de idade pré-escolar
author Coelho, Leandra Marques
author_facet Coelho, Leandra Marques
Guedes, Maryse
Rodrigues, Evelina D.
Santos, António José
Veríssimo, Manuela
author_role author
author2 Guedes, Maryse
Rodrigues, Evelina D.
Santos, António José
Veríssimo, Manuela
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Leandra Marques
Guedes, Maryse
Rodrigues, Evelina D.
Santos, António José
Veríssimo, Manuela
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamentos de brincadeira
Conhecimento emocional
Perfis
Crianças préescolares
Play behaviours
Emotional knowledge
Profiles
Preschool children
topic Comportamentos de brincadeira
Conhecimento emocional
Perfis
Crianças préescolares
Play behaviours
Emotional knowledge
Profiles
Preschool children
description Resumo: A capacidade das crianças para compreender as emoções e as intenções sociais dos outros relaciona-se com a qualidade das interações com os pares. Os comportamentos de brincadeira não-social durante o pré-escolar poderão estar associados a dificuldades no desenvolvimento do conhecimento emocional. O presente estudo teve como objetivos: (1) identificar diferentes perfis de comportamentos de brincadeira social e não-social de crianças em idade pré-escolar, e (2) verificar se o conhecimento emocional das crianças varia de acordo com os diferentes perfis. Participaram no estudo 193 crianças, com uma média de 53.31 meses de idade. As educadoras preencheram a versão portuguesa do Preschool Play Behaviour Scale para discriminar os comportamentos sociais e não-sociais das crianças durante a brincadeira. O conhecimento emocional das crianças foi avaliado através da versão portuguesa do Affect Knowledge Test. A análise hierárquica de clusters identificou três perfis de crianças que apresentam diferentes comportamentos sociais e não-sociais durante a brincadeira: reticentes, solitários-sociais e sociais. O grupo mais representativo da nossa amostra foi o solitáriosocial. As crianças reticentes demonstraram um menor conhecimento emocional por comparação com o grupo de crianças sociais. Os nossos resultados reforçam a existência de diferentes tipos de comportamentos sociais e não-sociais durante a brincadeira e a sua relação com o conhecimento emocional.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-26T18:49:27Z
2018-03
2018-03-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/6455
url http://hdl.handle.net/10400.12/6455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Coelho, L. M., Guedes, M., Rodrigues, E. D., Santos, A. J., & Veríssimo, M. (2018). Perfis de comportamentos de brincadeira e conhecimento emocional em crianças de idade pré-escolar. Análise Psicológica, 36(1), 87-100. https://doi.org/10.14417/ap.1357
0870-8231
10.14417/ap.1357
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições ISPA
publisher.none.fl_str_mv Edições ISPA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130104353259520