Perfis de comportamentos de brincadeira e conhecimento emocional em crianças de idade pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/6455 |
Resumo: | Resumo: A capacidade das crianças para compreender as emoções e as intenções sociais dos outros relaciona-se com a qualidade das interações com os pares. Os comportamentos de brincadeira não-social durante o pré-escolar poderão estar associados a dificuldades no desenvolvimento do conhecimento emocional. O presente estudo teve como objetivos: (1) identificar diferentes perfis de comportamentos de brincadeira social e não-social de crianças em idade pré-escolar, e (2) verificar se o conhecimento emocional das crianças varia de acordo com os diferentes perfis. Participaram no estudo 193 crianças, com uma média de 53.31 meses de idade. As educadoras preencheram a versão portuguesa do Preschool Play Behaviour Scale para discriminar os comportamentos sociais e não-sociais das crianças durante a brincadeira. O conhecimento emocional das crianças foi avaliado através da versão portuguesa do Affect Knowledge Test. A análise hierárquica de clusters identificou três perfis de crianças que apresentam diferentes comportamentos sociais e não-sociais durante a brincadeira: reticentes, solitários-sociais e sociais. O grupo mais representativo da nossa amostra foi o solitáriosocial. As crianças reticentes demonstraram um menor conhecimento emocional por comparação com o grupo de crianças sociais. Os nossos resultados reforçam a existência de diferentes tipos de comportamentos sociais e não-sociais durante a brincadeira e a sua relação com o conhecimento emocional. |
id |
RCAP_4cec736de8adcedf3427cd2ba1a06c78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6455 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Perfis de comportamentos de brincadeira e conhecimento emocional em crianças de idade pré-escolarComportamentos de brincadeiraConhecimento emocionalPerfisCrianças préescolaresPlay behavioursEmotional knowledgeProfilesPreschool childrenResumo: A capacidade das crianças para compreender as emoções e as intenções sociais dos outros relaciona-se com a qualidade das interações com os pares. Os comportamentos de brincadeira não-social durante o pré-escolar poderão estar associados a dificuldades no desenvolvimento do conhecimento emocional. O presente estudo teve como objetivos: (1) identificar diferentes perfis de comportamentos de brincadeira social e não-social de crianças em idade pré-escolar, e (2) verificar se o conhecimento emocional das crianças varia de acordo com os diferentes perfis. Participaram no estudo 193 crianças, com uma média de 53.31 meses de idade. As educadoras preencheram a versão portuguesa do Preschool Play Behaviour Scale para discriminar os comportamentos sociais e não-sociais das crianças durante a brincadeira. O conhecimento emocional das crianças foi avaliado através da versão portuguesa do Affect Knowledge Test. A análise hierárquica de clusters identificou três perfis de crianças que apresentam diferentes comportamentos sociais e não-sociais durante a brincadeira: reticentes, solitários-sociais e sociais. O grupo mais representativo da nossa amostra foi o solitáriosocial. As crianças reticentes demonstraram um menor conhecimento emocional por comparação com o grupo de crianças sociais. Os nossos resultados reforçam a existência de diferentes tipos de comportamentos sociais e não-sociais durante a brincadeira e a sua relação com o conhecimento emocional.Abstract: Children’s capacity to understand emotions and social intentions of others are associated with the quality of peer interactions. Nonsocial play behaviors during preschool years may be associated with difficulties in the development of emotional knowledge. This study aimed (1) to identify different profiles of social and nonsocial play behaviours in preschool children, and (2) to examine if emotional knowledge varies according to these profiles. 193 children, with a mean of 53.31 months of age, participated in the study. The Preschool Play Behaviour Scale in the Portuguese version was completed by teachers to indicate the children’s social and nonsocial behaviors during play. Children’s emotional knowledge was assessed with the Portuguese version of the Affect Knowledge Test. Hierarchical cluster analysis identified three different profiles of children according to their social and nonsocial play behaviours: reticent, solitary-social and social. Solitary-social children were the most representative group of our sample. Reticent children presented lower scores of emotional knowledge when compared to social children. Our findings support the existence of different types of social and nonsocial behaviours during play and their relationship with emotional knowledge.Edições ISPARepositório do ISPACoelho, Leandra MarquesGuedes, MaryseRodrigues, Evelina D.Santos, António JoséVeríssimo, Manuela2018-06-26T18:49:27Z2018-032018-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/6455porCoelho, L. M., Guedes, M., Rodrigues, E. D., Santos, A. J., & Veríssimo, M. (2018). Perfis de comportamentos de brincadeira e conhecimento emocional em crianças de idade pré-escolar. Análise Psicológica, 36(1), 87-100. https://doi.org/10.14417/ap.13570870-823110.14417/ap.1357info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-17T02:16:55Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6455Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:24:18.121613Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perfis de comportamentos de brincadeira e conhecimento emocional em crianças de idade pré-escolar |
title |
Perfis de comportamentos de brincadeira e conhecimento emocional em crianças de idade pré-escolar |
spellingShingle |
Perfis de comportamentos de brincadeira e conhecimento emocional em crianças de idade pré-escolar Coelho, Leandra Marques Comportamentos de brincadeira Conhecimento emocional Perfis Crianças préescolares Play behaviours Emotional knowledge Profiles Preschool children |
title_short |
Perfis de comportamentos de brincadeira e conhecimento emocional em crianças de idade pré-escolar |
title_full |
Perfis de comportamentos de brincadeira e conhecimento emocional em crianças de idade pré-escolar |
title_fullStr |
Perfis de comportamentos de brincadeira e conhecimento emocional em crianças de idade pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Perfis de comportamentos de brincadeira e conhecimento emocional em crianças de idade pré-escolar |
title_sort |
Perfis de comportamentos de brincadeira e conhecimento emocional em crianças de idade pré-escolar |
author |
Coelho, Leandra Marques |
author_facet |
Coelho, Leandra Marques Guedes, Maryse Rodrigues, Evelina D. Santos, António José Veríssimo, Manuela |
author_role |
author |
author2 |
Guedes, Maryse Rodrigues, Evelina D. Santos, António José Veríssimo, Manuela |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Leandra Marques Guedes, Maryse Rodrigues, Evelina D. Santos, António José Veríssimo, Manuela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamentos de brincadeira Conhecimento emocional Perfis Crianças préescolares Play behaviours Emotional knowledge Profiles Preschool children |
topic |
Comportamentos de brincadeira Conhecimento emocional Perfis Crianças préescolares Play behaviours Emotional knowledge Profiles Preschool children |
description |
Resumo: A capacidade das crianças para compreender as emoções e as intenções sociais dos outros relaciona-se com a qualidade das interações com os pares. Os comportamentos de brincadeira não-social durante o pré-escolar poderão estar associados a dificuldades no desenvolvimento do conhecimento emocional. O presente estudo teve como objetivos: (1) identificar diferentes perfis de comportamentos de brincadeira social e não-social de crianças em idade pré-escolar, e (2) verificar se o conhecimento emocional das crianças varia de acordo com os diferentes perfis. Participaram no estudo 193 crianças, com uma média de 53.31 meses de idade. As educadoras preencheram a versão portuguesa do Preschool Play Behaviour Scale para discriminar os comportamentos sociais e não-sociais das crianças durante a brincadeira. O conhecimento emocional das crianças foi avaliado através da versão portuguesa do Affect Knowledge Test. A análise hierárquica de clusters identificou três perfis de crianças que apresentam diferentes comportamentos sociais e não-sociais durante a brincadeira: reticentes, solitários-sociais e sociais. O grupo mais representativo da nossa amostra foi o solitáriosocial. As crianças reticentes demonstraram um menor conhecimento emocional por comparação com o grupo de crianças sociais. Os nossos resultados reforçam a existência de diferentes tipos de comportamentos sociais e não-sociais durante a brincadeira e a sua relação com o conhecimento emocional. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-26T18:49:27Z 2018-03 2018-03-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/6455 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/6455 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Coelho, L. M., Guedes, M., Rodrigues, E. D., Santos, A. J., & Veríssimo, M. (2018). Perfis de comportamentos de brincadeira e conhecimento emocional em crianças de idade pré-escolar. Análise Psicológica, 36(1), 87-100. https://doi.org/10.14417/ap.1357 0870-8231 10.14417/ap.1357 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições ISPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições ISPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130104353259520 |