Regulação emocional de professores de pré-escola: protocolo de revisão de escopo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Juliane Cristina Oliveira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ormeno, Gabriela Isabel Reyes, Jesus, Ana Caroline Rodrigues de, Vilar, Carla Juliane dos Santos, Ferreira, Éllen Camila, Silva, Luiza das Mercês, Freitas, Nariana Rodrigues de, Camargo, Vanessa Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36687
Resumo: Este trabalho considerou a importância da regulação emocional do professor de pré-escola e como isso influencia diretamente a saúde mental, desempenho, atuação do professor, aprendizagem dos alunos, relação professor-aluno, além de que a regulação emocional se faz presente em programas de intervenção e formação voltados a esse público. A partir disso, foi utilizado o método de revisão de escopo da literatura. Trata-se de um protocolo de pesquisa fundamentado nas recomendações do manual do Joanna Briggs Institute (JBI), seguindo o checklist do Preferred Reporting Items for Systematic and Meta-Analyses-Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR), que tem como objetivo mapear o que as pesquisas dos últimos 5 anos evidenciaram sobre o tema. Para tanto o objetivo deste protocolo é o mapeamento da literatura a respeito da regulação emocional de professores da pré-escola. Para isso, serão feitas consultas em 3 bases de dados: Periódicos Capes, PsycInfo e Google Acadêmico, utilizando-se dos descritores emotional regulation, teachers, kindergarten e preschool. A seleção dos estudos será feita por dois pesquisadores de forma independente. Para a interpretação dos resultados será realizado o mapeamento que consiste no levantamento prévio dos temas-chave apresentados nos resultados dos artigos, no agrupamento dessas informações, na identificação de vínculos entre os pontos e na síntese dos estudos, com o propósito de classificar e reclassificar o material produzido de acordo com a pergunta da revisão de escopo.
id UNIFEI_21f0f6a09768c7f0554a592196cc8cb7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36687
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Regulação emocional de professores de pré-escola: protocolo de revisão de escopoEmotional regulation of preschool teachers: scoping review protocolRegulación emocional de los profesores de preescolar: protocolo de revisión del alcanceRegulação emocionalProfessoresPré-escola.Emotion regulationTeachersPreschool.Regulación emocionalProfesoresPreescolar.Este trabalho considerou a importância da regulação emocional do professor de pré-escola e como isso influencia diretamente a saúde mental, desempenho, atuação do professor, aprendizagem dos alunos, relação professor-aluno, além de que a regulação emocional se faz presente em programas de intervenção e formação voltados a esse público. A partir disso, foi utilizado o método de revisão de escopo da literatura. Trata-se de um protocolo de pesquisa fundamentado nas recomendações do manual do Joanna Briggs Institute (JBI), seguindo o checklist do Preferred Reporting Items for Systematic and Meta-Analyses-Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR), que tem como objetivo mapear o que as pesquisas dos últimos 5 anos evidenciaram sobre o tema. Para tanto o objetivo deste protocolo é o mapeamento da literatura a respeito da regulação emocional de professores da pré-escola. Para isso, serão feitas consultas em 3 bases de dados: Periódicos Capes, PsycInfo e Google Acadêmico, utilizando-se dos descritores emotional regulation, teachers, kindergarten e preschool. A seleção dos estudos será feita por dois pesquisadores de forma independente. Para a interpretação dos resultados será realizado o mapeamento que consiste no levantamento prévio dos temas-chave apresentados nos resultados dos artigos, no agrupamento dessas informações, na identificação de vínculos entre os pontos e na síntese dos estudos, com o propósito de classificar e reclassificar o material produzido de acordo com a pergunta da revisão de escopo.This study considered the importance of emotional regulation of the preschool teacher and how this directly influences mental health, performance, teacher performance, student learning, teacher-student relationship, and that emotional regulation is present in intervention and training programs aimed at this public. From this, the literature scoping review method was used. This is a research protocol based on the recommendations of the Joanna Briggs Institute (JBI) manual, following the Preferred Reporting Items for Systematic and Meta-Analyses-Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR) checklist, which aims to map what the research of the last 5 years has evidenced on the subject. To this end, the goal of this protocol is to map the literature regarding preschool teachers' emotion regulation. For this, consultations will be made in 3 databases: Periódicos Capes, PsycInfo and Google Acadêmico, using the descriptors emotional regulation, teachers, kindergarten and preschool. The selection of studies will be made by two independent researchers. For the interpretation of the results, mapping will be carried out, which consists of a previous survey of the key themes presented in the articles' results, the grouping of this information, the identification of links between the points, and the synthesis of the studies, with the purpose of classifying and reclassifying the material produced according to the scope review question.En este trabajo se consideró la importancia de la regulación emocional de los maestros de preescolar y cómo ésta influye directamente en la salud mental, en el desempeño, en el rendimiento de los maestros, en el aprendizaje de los alumnos, en la relación maestro-alumno, y que la regulación emocional esté presente en los programas de intervención y formación dirigidos a este público. A partir de ahí, se utilizó el método de revisión del alcance de la literatura. Se trata de un protocolo de investigación basado en las recomendaciones del manual del Instituto Joanna Briggs (JBI), siguiendo la lista de comprobación de los Elementos de Información Preferidos para Revisiones Sistemáticas y de Meta-Análisis-Extensión para Revisiones de Alcance (PRISMA-ScR), cuyo objetivo es mapear lo que la investigación de los últimos 5 años ha evidenciado sobre el tema. Para ello, el objetivo de este protocolo es mapear la literatura sobre la regulación emocional de los maestros de preescolar. Para ello, se realizarán consultas en 3 bases de datos: Periódicos Capes, PsycInfo y Google Acadêmico, utilizando los descriptores regulación emocional, profesores, jardín de infancia y preescolar. La selección de los estudios será realizada por dos investigadores de forma independiente. Para la interpretación de los resultados, se realizará el mapeo, que consiste en el relevamiento previo de los temas clave presentados en los resultados de los artículos, la agrupación de esta información, la identificación de vínculos entre los puntos y la síntesis de los estudios, con el propósito de clasificar y reclasificar el material producido de acuerdo a la pregunta de revisión del alcance.Research, Society and Development2022-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3668710.33448/rsd-v11i15.36687Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e22111536687Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e22111536687Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e221115366872525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36687/31036Copyright (c) 2022 Juliane Cristina Oliveira Alves; Gabriela Isabel Reyes Ormeno; Ana Caroline Rodrigues de Jesus; Carla Juliane dos Santos Vilar; Éllen Camila Ferreira; Luiza das Mercês Silva; Nariana Rodrigues de Freitas; Vanessa Cristina Camargohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Juliane Cristina OliveiraOrmeno, Gabriela Isabel Reyes Jesus, Ana Caroline Rodrigues deVilar, Carla Juliane dos Santos Ferreira, Éllen Camila Silva, Luiza das Mercês Freitas, Nariana Rodrigues de Camargo, Vanessa Cristina 2022-11-27T19:56:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36687Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:08.797312Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Regulação emocional de professores de pré-escola: protocolo de revisão de escopo
Emotional regulation of preschool teachers: scoping review protocol
Regulación emocional de los profesores de preescolar: protocolo de revisión del alcance
title Regulação emocional de professores de pré-escola: protocolo de revisão de escopo
spellingShingle Regulação emocional de professores de pré-escola: protocolo de revisão de escopo
Alves, Juliane Cristina Oliveira
Regulação emocional
Professores
Pré-escola.
Emotion regulation
Teachers
Preschool.
Regulación emocional
Profesores
Preescolar.
title_short Regulação emocional de professores de pré-escola: protocolo de revisão de escopo
title_full Regulação emocional de professores de pré-escola: protocolo de revisão de escopo
title_fullStr Regulação emocional de professores de pré-escola: protocolo de revisão de escopo
title_full_unstemmed Regulação emocional de professores de pré-escola: protocolo de revisão de escopo
title_sort Regulação emocional de professores de pré-escola: protocolo de revisão de escopo
author Alves, Juliane Cristina Oliveira
author_facet Alves, Juliane Cristina Oliveira
Ormeno, Gabriela Isabel Reyes
Jesus, Ana Caroline Rodrigues de
Vilar, Carla Juliane dos Santos
Ferreira, Éllen Camila
Silva, Luiza das Mercês
Freitas, Nariana Rodrigues de
Camargo, Vanessa Cristina
author_role author
author2 Ormeno, Gabriela Isabel Reyes
Jesus, Ana Caroline Rodrigues de
Vilar, Carla Juliane dos Santos
Ferreira, Éllen Camila
Silva, Luiza das Mercês
Freitas, Nariana Rodrigues de
Camargo, Vanessa Cristina
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Juliane Cristina Oliveira
Ormeno, Gabriela Isabel Reyes
Jesus, Ana Caroline Rodrigues de
Vilar, Carla Juliane dos Santos
Ferreira, Éllen Camila
Silva, Luiza das Mercês
Freitas, Nariana Rodrigues de
Camargo, Vanessa Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Regulação emocional
Professores
Pré-escola.
Emotion regulation
Teachers
Preschool.
Regulación emocional
Profesores
Preescolar.
topic Regulação emocional
Professores
Pré-escola.
Emotion regulation
Teachers
Preschool.
Regulación emocional
Profesores
Preescolar.
description Este trabalho considerou a importância da regulação emocional do professor de pré-escola e como isso influencia diretamente a saúde mental, desempenho, atuação do professor, aprendizagem dos alunos, relação professor-aluno, além de que a regulação emocional se faz presente em programas de intervenção e formação voltados a esse público. A partir disso, foi utilizado o método de revisão de escopo da literatura. Trata-se de um protocolo de pesquisa fundamentado nas recomendações do manual do Joanna Briggs Institute (JBI), seguindo o checklist do Preferred Reporting Items for Systematic and Meta-Analyses-Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR), que tem como objetivo mapear o que as pesquisas dos últimos 5 anos evidenciaram sobre o tema. Para tanto o objetivo deste protocolo é o mapeamento da literatura a respeito da regulação emocional de professores da pré-escola. Para isso, serão feitas consultas em 3 bases de dados: Periódicos Capes, PsycInfo e Google Acadêmico, utilizando-se dos descritores emotional regulation, teachers, kindergarten e preschool. A seleção dos estudos será feita por dois pesquisadores de forma independente. Para a interpretação dos resultados será realizado o mapeamento que consiste no levantamento prévio dos temas-chave apresentados nos resultados dos artigos, no agrupamento dessas informações, na identificação de vínculos entre os pontos e na síntese dos estudos, com o propósito de classificar e reclassificar o material produzido de acordo com a pergunta da revisão de escopo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36687
10.33448/rsd-v11i15.36687
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36687
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v11i15.36687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36687/31036
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e22111536687
Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e22111536687
Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e22111536687
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052799158059008