Gestão intercultural e cultura organizacional : o caso do Volkswagen Bank em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/14728 |
Resumo: | A globalização e o consequente desenvolvimento das tecnologias acentuaram a possibilidade de deslocação de empresas e pessoas. No mundo globalizado, as multinacionais passaram a fazer parte dos tecidos empresariais locais e as equipas de trabalho passaram, em muitos casos, a ser compostas não só por indivíduos locais mas também por colegas de outros países. Assim sendo, a língua, a cultura e a comunicação intercultural passaram a ter um papel relevante pois passou a ser necessário uniformizar práticas entre empresa mãe e subsidiárias, assim como ter em atenção possíveis diferenças culturais entre a cultura de partida e a cultura de chegada. O objetivo deste trabalho será, a partir de uma experiência profissional em contexto de estágio no Volkswagen Bank, tentar perceber qual a dinâmica cultural e organizacional de uma multinacional. Neste caso, compreender quais as principais diferenças culturais entre a cultura alemã e a cultura portuguesa e de que forma essas diferenças contribuem ou modificam a cultura organizacional no ambiente de trabalho de um grupo multinacional como o Volkswagen Bank. |
id |
RCAP_4cf11769a09f639763223f9fb3ebf0a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/14728 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Gestão intercultural e cultura organizacional : o caso do Volkswagen Bank em PortugalComunicação interculturalGestão interculturalCultural organizacionalLínguas aplicadasIntercultural communicationIntercultural managementOrganizational cultureApplied languagesDomínio/Área Científica::HumanidadesA globalização e o consequente desenvolvimento das tecnologias acentuaram a possibilidade de deslocação de empresas e pessoas. No mundo globalizado, as multinacionais passaram a fazer parte dos tecidos empresariais locais e as equipas de trabalho passaram, em muitos casos, a ser compostas não só por indivíduos locais mas também por colegas de outros países. Assim sendo, a língua, a cultura e a comunicação intercultural passaram a ter um papel relevante pois passou a ser necessário uniformizar práticas entre empresa mãe e subsidiárias, assim como ter em atenção possíveis diferenças culturais entre a cultura de partida e a cultura de chegada. O objetivo deste trabalho será, a partir de uma experiência profissional em contexto de estágio no Volkswagen Bank, tentar perceber qual a dinâmica cultural e organizacional de uma multinacional. Neste caso, compreender quais as principais diferenças culturais entre a cultura alemã e a cultura portuguesa e de que forma essas diferenças contribuem ou modificam a cultura organizacional no ambiente de trabalho de um grupo multinacional como o Volkswagen Bank.Intercultural management and organizational culture: the case study of Volkswagen Bank in Portugal The globalization and consequent development of technologies have accentuated the possibility of displacement of companies and people. In the globalized world, the multinationals have become part of the local business panorama and the teams are, in many cases, made of not only local individuals but also of other colleagues who come from different countries. For that reason, language, culture and intercultural communication have become more relevant because there is the need to standardize practices between the headquarters of a company and the its subsidiaries but also because it is necessary to consider the possible cultural differences between the original culture of the company and the cultures of the countries a company is establishing subsidiaries in. Following an internship experience at Volkswagen Bank in Portugal, the main goal of this work is trying to understand how to characterize the cultural and organizational dynamics of a multinational company. In this specific case, the aim is to identify the major cultural differences between the Portuguese and the German cultures and how those cultural differences contribute or modify the organizational culture and the working environment in a multinational company like Volkswagen Bank.Hanenberg, PeterVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaPires, Sara Santiago2014-07-04T14:36:07Z2014-03-1220132014-03-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/14728TID:201292823porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-07T01:32:14Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/14728Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:11:55.640090Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão intercultural e cultura organizacional : o caso do Volkswagen Bank em Portugal |
title |
Gestão intercultural e cultura organizacional : o caso do Volkswagen Bank em Portugal |
spellingShingle |
Gestão intercultural e cultura organizacional : o caso do Volkswagen Bank em Portugal Pires, Sara Santiago Comunicação intercultural Gestão intercultural Cultural organizacional Línguas aplicadas Intercultural communication Intercultural management Organizational culture Applied languages Domínio/Área Científica::Humanidades |
title_short |
Gestão intercultural e cultura organizacional : o caso do Volkswagen Bank em Portugal |
title_full |
Gestão intercultural e cultura organizacional : o caso do Volkswagen Bank em Portugal |
title_fullStr |
Gestão intercultural e cultura organizacional : o caso do Volkswagen Bank em Portugal |
title_full_unstemmed |
Gestão intercultural e cultura organizacional : o caso do Volkswagen Bank em Portugal |
title_sort |
Gestão intercultural e cultura organizacional : o caso do Volkswagen Bank em Portugal |
author |
Pires, Sara Santiago |
author_facet |
Pires, Sara Santiago |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Hanenberg, Peter Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Sara Santiago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação intercultural Gestão intercultural Cultural organizacional Línguas aplicadas Intercultural communication Intercultural management Organizational culture Applied languages Domínio/Área Científica::Humanidades |
topic |
Comunicação intercultural Gestão intercultural Cultural organizacional Línguas aplicadas Intercultural communication Intercultural management Organizational culture Applied languages Domínio/Área Científica::Humanidades |
description |
A globalização e o consequente desenvolvimento das tecnologias acentuaram a possibilidade de deslocação de empresas e pessoas. No mundo globalizado, as multinacionais passaram a fazer parte dos tecidos empresariais locais e as equipas de trabalho passaram, em muitos casos, a ser compostas não só por indivíduos locais mas também por colegas de outros países. Assim sendo, a língua, a cultura e a comunicação intercultural passaram a ter um papel relevante pois passou a ser necessário uniformizar práticas entre empresa mãe e subsidiárias, assim como ter em atenção possíveis diferenças culturais entre a cultura de partida e a cultura de chegada. O objetivo deste trabalho será, a partir de uma experiência profissional em contexto de estágio no Volkswagen Bank, tentar perceber qual a dinâmica cultural e organizacional de uma multinacional. Neste caso, compreender quais as principais diferenças culturais entre a cultura alemã e a cultura portuguesa e de que forma essas diferenças contribuem ou modificam a cultura organizacional no ambiente de trabalho de um grupo multinacional como o Volkswagen Bank. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2014-07-04T14:36:07Z 2014-03-12 2014-03-12T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/14728 TID:201292823 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/14728 |
identifier_str_mv |
TID:201292823 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131795986317312 |