Uma análise da lealdade dos consumidores: foco nas marcas de telemóveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/49430 |
Resumo: | A presente investigação tem como objetivo analisar as determinantes que levam à lealdade dos consumidores a marcas de telemóveis, sendo que as determinantes escolhidas foram: experiência com a marca, satisfação com a marca, identificação com a marca, amor à marca e word-of-mouth. Através de uma amostra de 433 inquiridos, chegou-se à conclusão de que a experiência e satisfação com marca são as determinantes que mais influenciam os consumidores a serem leais a uma marca de telemóveis. Através da análise ao modelo de regressão linear, chegou-se à conclusão de que devia-se retirar a identificação com a marca ao modelo de investigação, pois não relevou importância suficiente ao modelo. Através da análise PL-SEM chegou-se à conclusão que as demais variáveis contribuem para a lealdade do consumidor a uma marca de telemóvel, com exceção do word-of-mouth. Nos resultados obtidos pode-se verificar que as marcas de telemóveis que os inquiridos mais compram são a Samsung, Xiaomi e Apple. |
id |
RCAP_4cf7669b76b441fa9bd4c61bf6511e8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/49430 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Uma análise da lealdade dos consumidores: foco nas marcas de telemóveisMarcaTelemóveisLealdadeComportamento do consumidorA presente investigação tem como objetivo analisar as determinantes que levam à lealdade dos consumidores a marcas de telemóveis, sendo que as determinantes escolhidas foram: experiência com a marca, satisfação com a marca, identificação com a marca, amor à marca e word-of-mouth. Através de uma amostra de 433 inquiridos, chegou-se à conclusão de que a experiência e satisfação com marca são as determinantes que mais influenciam os consumidores a serem leais a uma marca de telemóveis. Através da análise ao modelo de regressão linear, chegou-se à conclusão de que devia-se retirar a identificação com a marca ao modelo de investigação, pois não relevou importância suficiente ao modelo. Através da análise PL-SEM chegou-se à conclusão que as demais variáveis contribuem para a lealdade do consumidor a uma marca de telemóvel, com exceção do word-of-mouth. Nos resultados obtidos pode-se verificar que as marcas de telemóveis que os inquiridos mais compram são a Samsung, Xiaomi e Apple.Martins, Nayra Leandro MiguelRepositório ComumLucas, Vera Lúcia Pinto2024-01-29T16:39:08Z2023-11-242023-10-242023-11-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49430TID:203494571porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-15T02:15:36Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49430Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:21.970050Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma análise da lealdade dos consumidores: foco nas marcas de telemóveis |
title |
Uma análise da lealdade dos consumidores: foco nas marcas de telemóveis |
spellingShingle |
Uma análise da lealdade dos consumidores: foco nas marcas de telemóveis Lucas, Vera Lúcia Pinto Marca Telemóveis Lealdade Comportamento do consumidor |
title_short |
Uma análise da lealdade dos consumidores: foco nas marcas de telemóveis |
title_full |
Uma análise da lealdade dos consumidores: foco nas marcas de telemóveis |
title_fullStr |
Uma análise da lealdade dos consumidores: foco nas marcas de telemóveis |
title_full_unstemmed |
Uma análise da lealdade dos consumidores: foco nas marcas de telemóveis |
title_sort |
Uma análise da lealdade dos consumidores: foco nas marcas de telemóveis |
author |
Lucas, Vera Lúcia Pinto |
author_facet |
Lucas, Vera Lúcia Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Nayra Leandro Miguel Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucas, Vera Lúcia Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marca Telemóveis Lealdade Comportamento do consumidor |
topic |
Marca Telemóveis Lealdade Comportamento do consumidor |
description |
A presente investigação tem como objetivo analisar as determinantes que levam à lealdade dos consumidores a marcas de telemóveis, sendo que as determinantes escolhidas foram: experiência com a marca, satisfação com a marca, identificação com a marca, amor à marca e word-of-mouth. Através de uma amostra de 433 inquiridos, chegou-se à conclusão de que a experiência e satisfação com marca são as determinantes que mais influenciam os consumidores a serem leais a uma marca de telemóveis. Através da análise ao modelo de regressão linear, chegou-se à conclusão de que devia-se retirar a identificação com a marca ao modelo de investigação, pois não relevou importância suficiente ao modelo. Através da análise PL-SEM chegou-se à conclusão que as demais variáveis contribuem para a lealdade do consumidor a uma marca de telemóvel, com exceção do word-of-mouth. Nos resultados obtidos pode-se verificar que as marcas de telemóveis que os inquiridos mais compram são a Samsung, Xiaomi e Apple. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-24 2023-10-24 2023-11-24T00:00:00Z 2024-01-29T16:39:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/49430 TID:203494571 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/49430 |
identifier_str_mv |
TID:203494571 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137077000929280 |