Factores influenciadores da intenção de recompra de telemoveis Apple e diferenças para as restantes marcas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/11166 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_fc4682c2f5300a30bf280800f3fbcf9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/11166 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Factores influenciadores da intenção de recompra de telemoveis Apple e diferenças para as restantes marcasintenção de recompraAppletelemóveismarcalealdademotivaçõesgadgetsrepurchase intentionmobile phonesbrandloyaltymotivationsMestrado em MarketingA aquisição de um telemóvel é atualmente, e geralmente, um processo que requer um elevado envolvimento do consumidor, devido ao facto de ser um tipo de produto cada vez mais especializado, com elevado grau de complexidade (Kimiloglu, Ashlian & Nasir, 2010), e por ser cada vez mais essencial no dia-a-dia dos consumidores. Apesar de existir um grande número de marcas a operar no mercado, a Apple destaca-se como sendo a mais valiosa do mundo (Interbrand, 2014), líder na lealdade do consumidor em todos os segmentos em que opera (Keys, 2015). Nesse sentido, este estudo pretende conhecer quais são os fatores que influenciam a intenção de recompra de telemóveis da marca Apple, e se existem diferenças na influência de cada um desses fatores entre os consumidores Apple e os consumidores das restantes marcas. A investigação empírica foi efetuada numa abordagem quantitativa, através de um questionário, onde foram analisadas 280 respostas. A amostra utilizada é de carácter não probabilístico, obtida por conveniência. Os resultados do estudo evidenciam que a intenção de recompra de telemóveis Apple é significativamente influenciada pela relevância da marca, características de Internet e pela lealdade atitudinal perante a marca, não sendo significativamente influenciada pelas motivações de cariz hedónico, pelas características multimédia e técnicas, ou pela paixão por gadgets. O estudo apresenta ainda que existem diferenças significativas nas respostas entre os consumidores Apple e consumidores das restantes marcas.Purchasing a mobile phone is nowadays, and generally, a process that requires a high level of involvement by the consumer, due to the fact that it is a type of increasingly specialized product with a high degree of complexity (Kimiloglu, Ashlian & Nasir, 2010), and because it is more and more essential in the life of the consumers. Although there are a large number of brands operating in the market, Apple stands out as the most valuable in the world (Interbrand, 2014), leader in customer loyalty in all segments it operates (Keys, 2015). This study aims to know what are the factors that influence the repurchase intention of Apple mobile phones, and if there are differences in the influence of each of these factors between Apple customers and customers of other brands. Empirical research was conducted on a quantitative approach, through a questionnaire where 280 responses were analyzed. The sample is non probabilistic, obtained by convenience. The study results show that the repurchase intention in the Apple mobile phones is significantly influenced by the relevance of the brand, by Internet specifications and by atitudinal loyalty to the brand, not being significantly influenced by hedonic motivations, multimedia and technical specifications, or by gadget loving. The study also shows that there are significant differences in the answers of the Apple customers and other brands customers.Instituto Superior de Economia e GestãoDuarte, Maria MargaridaSilva, Rui Correia daRepositório da Universidade de LisboaLopes, César Miguel Marques2016-03-09T14:53:06Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11166porLopes, César Miguel Marques (2015). "Factores influenciadores da intenção de recompra de telemoveis Apple e diferenças para as restantes marcas". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:25ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Factores influenciadores da intenção de recompra de telemoveis Apple e diferenças para as restantes marcas |
title |
Factores influenciadores da intenção de recompra de telemoveis Apple e diferenças para as restantes marcas |
spellingShingle |
Factores influenciadores da intenção de recompra de telemoveis Apple e diferenças para as restantes marcas Lopes, César Miguel Marques intenção de recompra Apple telemóveis marca lealdade motivações gadgets repurchase intention mobile phones brand loyalty motivations |
title_short |
Factores influenciadores da intenção de recompra de telemoveis Apple e diferenças para as restantes marcas |
title_full |
Factores influenciadores da intenção de recompra de telemoveis Apple e diferenças para as restantes marcas |
title_fullStr |
Factores influenciadores da intenção de recompra de telemoveis Apple e diferenças para as restantes marcas |
title_full_unstemmed |
Factores influenciadores da intenção de recompra de telemoveis Apple e diferenças para as restantes marcas |
title_sort |
Factores influenciadores da intenção de recompra de telemoveis Apple e diferenças para as restantes marcas |
author |
Lopes, César Miguel Marques |
author_facet |
Lopes, César Miguel Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Duarte, Maria Margarida Silva, Rui Correia da Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, César Miguel Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
intenção de recompra Apple telemóveis marca lealdade motivações gadgets repurchase intention mobile phones brand loyalty motivations |
topic |
intenção de recompra Apple telemóveis marca lealdade motivações gadgets repurchase intention mobile phones brand loyalty motivations |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z 2016-03-09T14:53:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/11166 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/11166 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Lopes, César Miguel Marques (2015). "Factores influenciadores da intenção de recompra de telemoveis Apple e diferenças para as restantes marcas". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302123838439424 |