Factores influenciadores da intenção de recompra de telemoveis Apple e diferenças para as restantes marcas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, César Miguel Marques
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/11166
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_fc4682c2f5300a30bf280800f3fbcf9e
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/11166
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Factores influenciadores da intenção de recompra de telemoveis Apple e diferenças para as restantes marcasintenção de recompraAppletelemóveismarcalealdademotivaçõesgadgetsrepurchase intentionmobile phonesbrandloyaltymotivationsMestrado em MarketingA aquisição de um telemóvel é atualmente, e geralmente, um processo que requer um elevado envolvimento do consumidor, devido ao facto de ser um tipo de produto cada vez mais especializado, com elevado grau de complexidade (Kimiloglu, Ashlian & Nasir, 2010), e por ser cada vez mais essencial no dia-a-dia dos consumidores. Apesar de existir um grande número de marcas a operar no mercado, a Apple destaca-se como sendo a mais valiosa do mundo (Interbrand, 2014), líder na lealdade do consumidor em todos os segmentos em que opera (Keys, 2015). Nesse sentido, este estudo pretende conhecer quais são os fatores que influenciam a intenção de recompra de telemóveis da marca Apple, e se existem diferenças na influência de cada um desses fatores entre os consumidores Apple e os consumidores das restantes marcas. A investigação empírica foi efetuada numa abordagem quantitativa, através de um questionário, onde foram analisadas 280 respostas. A amostra utilizada é de carácter não probabilístico, obtida por conveniência. Os resultados do estudo evidenciam que a intenção de recompra de telemóveis Apple é significativamente influenciada pela relevância da marca, características de Internet e pela lealdade atitudinal perante a marca, não sendo significativamente influenciada pelas motivações de cariz hedónico, pelas características multimédia e técnicas, ou pela paixão por gadgets. O estudo apresenta ainda que existem diferenças significativas nas respostas entre os consumidores Apple e consumidores das restantes marcas.Purchasing a mobile phone is nowadays, and generally, a process that requires a high level of involvement by the consumer, due to the fact that it is a type of increasingly specialized product with a high degree of complexity (Kimiloglu, Ashlian & Nasir, 2010), and because it is more and more essential in the life of the consumers. Although there are a large number of brands operating in the market, Apple stands out as the most valuable in the world (Interbrand, 2014), leader in customer loyalty in all segments it operates (Keys, 2015). This study aims to know what are the factors that influence the repurchase intention of Apple mobile phones, and if there are differences in the influence of each of these factors between Apple customers and customers of other brands. Empirical research was conducted on a quantitative approach, through a questionnaire where 280 responses were analyzed. The sample is non probabilistic, obtained by convenience. The study results show that the repurchase intention in the Apple mobile phones is significantly influenced by the relevance of the brand, by Internet specifications and by atitudinal loyalty to the brand, not being significantly influenced by hedonic motivations, multimedia and technical specifications, or by gadget loving. The study also shows that there are significant differences in the answers of the Apple customers and other brands customers.Instituto Superior de Economia e GestãoDuarte, Maria MargaridaSilva, Rui Correia daRepositório da Universidade de LisboaLopes, César Miguel Marques2016-03-09T14:53:06Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11166porLopes, César Miguel Marques (2015). "Factores influenciadores da intenção de recompra de telemoveis Apple e diferenças para as restantes marcas". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:25ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Factores influenciadores da intenção de recompra de telemoveis Apple e diferenças para as restantes marcas
title Factores influenciadores da intenção de recompra de telemoveis Apple e diferenças para as restantes marcas
spellingShingle Factores influenciadores da intenção de recompra de telemoveis Apple e diferenças para as restantes marcas
Lopes, César Miguel Marques
intenção de recompra
Apple
telemóveis
marca
lealdade
motivações
gadgets
repurchase intention
mobile phones
brand
loyalty
motivations
title_short Factores influenciadores da intenção de recompra de telemoveis Apple e diferenças para as restantes marcas
title_full Factores influenciadores da intenção de recompra de telemoveis Apple e diferenças para as restantes marcas
title_fullStr Factores influenciadores da intenção de recompra de telemoveis Apple e diferenças para as restantes marcas
title_full_unstemmed Factores influenciadores da intenção de recompra de telemoveis Apple e diferenças para as restantes marcas
title_sort Factores influenciadores da intenção de recompra de telemoveis Apple e diferenças para as restantes marcas
author Lopes, César Miguel Marques
author_facet Lopes, César Miguel Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, Maria Margarida
Silva, Rui Correia da
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, César Miguel Marques
dc.subject.por.fl_str_mv intenção de recompra
Apple
telemóveis
marca
lealdade
motivações
gadgets
repurchase intention
mobile phones
brand
loyalty
motivations
topic intenção de recompra
Apple
telemóveis
marca
lealdade
motivações
gadgets
repurchase intention
mobile phones
brand
loyalty
motivations
description Mestrado em Marketing
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-03-09T14:53:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/11166
url http://hdl.handle.net/10400.5/11166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Lopes, César Miguel Marques (2015). "Factores influenciadores da intenção de recompra de telemoveis Apple e diferenças para as restantes marcas". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302123838439424