Ensino experimental das ciências e literacia científica dos alunos: um estudo no 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Maria da Graça Sequeira Pereira Matos de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/7623
Resumo: Este trabalho tem a ver com a promoção da literacia científica em alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico através do ensino experimental das ciências e com o estudo das características sociológicas (Relações entre Sujeitos, Espaços e Discursos) que se estabelecem na sala de aula aquando da realização das actividades experimentais. Assim sendo, os principais objectivos consistiram em caracterizar a prática pedagógica (Pp) de duas professoras (uma que tinha participado no Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências para professores do 1º CEB e outra não) em função de características sociológicas (o Que e o Como da Pp) e relacionar essa prática com a aprendizagem científica dos alunos, nomeadamente, nas competências que exigem elevado nível de abstracção (competências cognitivas complexas), fomentadoras de elevado nível de literacia científica. Para a realização do trabalho tivemos em consideração as teorias de Bernstein, Vygotsky e Brunner e fundamentámo-nos em estudos já realizados pelo Grupo de Estudos Sociológicos da Sala de Aula ao nível do 1º e 2º CEB (Morais et al, 1993, 2000; Pires, 2002; Pires et al, 2004). Do estudo faziam parte duas turmas de 4ºano de escolaridade de duas escolas de uma cidade do interior, uma com 12 e outra com 14 alunos, e respectivas professoras. Os alunos tinham idades entre os 8 e os 10 anos e pertenciam a diferentes níveis socioeconómicos e culturais familiares. Foi implementada uma prática pedagógica com ensino experimental para os temas Realizar experiências com a electricidade; Realizar experiências com o ar e Realizar experiências com o som, observadas as aulas das duas professoras durante os temas e aplicados dois testes para avaliar, nomeadamente, o nível conceptual dos alunos e a sua capacidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos em situações novas. Quase todos os alunos do estudo atingiram elevados níveis de literacia científica, ainda que tenham sido mais evidentes a nível do desenvolvimento conceptual (aferido a partir do desempenho nas competências cognitivas simples e complexas) do que a nível do desenvolvimento cognitivo e da capacidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos na resolução de situações novas (aferidos a partir das competências cognitivas complexas). Também se verificou que das duas professoras do estudo, aquela que participou no Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências para professores do 1º CEB, realizou uma prática pedagógica com características mais promotoras do sucesso dos alunos, nomeadamente nas competências CC, do que aquela que não participou no Programa de Formação. This essay has to do with the promotion of the scientific literacy in Primary School Children through the experimental teaching of sciences and with the study of the sociological characteristics (relations between subjects, spaces and speeches) which are established in the classroom when doing the experimental activities. So, the main goals were the characterization of the pedagogical practice (Pp) of two teachers (one who had been a participant in the Training Program in the Experimental Teaching of Sciences for Primary School Teachers and the other didn´t) according to the sociological characteristics (the Who and the How of the Pp) and relate that practice with the scientific learning of the students, namely, in the competences which require a high level of abstraction (complex cognitive competences), promoters of a high level of scientific literacy. For the realization of the essay we considered the theories of Bernstein, Vygotsky and Brunner and we supported in already done studies by the Group of Sociological Studies of the Classroom at the level of Primary and Middle School ((Morais et al, 1993, 2000; Pires, 2002; Pires et al, 2004). This study considered two classes of the fourth grade of two schools from a city of the countryside, one with 12 and the other with 14 students, respectively and their teachers. The students’ ages were comprehended between the ages of 8 and 10 belonging to families with different socioeconomic and cultural backgrounds. It was implemented a pedagogical practice with the experimental teaching for the themes Doing experiences with the electricity; Doing experiences with the air and Doing experiences with the sound, the classes of two teachers were observed during the themes and two tests were applied to assess, namely, the conceptual level of the students and their capacity of application of the acquired knowledge in new situations. Almost all students of the study reached high levels of scientific literacy, though they have been more evident at the level of the conceptual development (measured from the development of complex and cognitive competences) than at the level of the cognitive development and of the capacity of application of the acquired knowledge in the resolution of new situations (measured from the complex cognitive competences). It was also checked that from both teachers of the study, that the one who took part in the Training Program in the Experimental Teaching of Sciences for Primary School Teachers, did a pedagogical practice with more promoting characteristics of the students’ success, namely in the CC competences, than that the one who didn’t take part in the training program.
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Assim sendo, os principais objectivos consistiram em caracterizar a prática pedagógica (Pp) de duas professoras (uma que tinha participado no Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências para professores do 1º CEB e outra não) em função de características sociológicas (o Que e o Como da Pp) e relacionar essa prática com a aprendizagem científica dos alunos, nomeadamente, nas competências que exigem elevado nível de abstracção (competências cognitivas complexas), fomentadoras de elevado nível de literacia científica. Para a realização do trabalho tivemos em consideração as teorias de Bernstein, Vygotsky e Brunner e fundamentámo-nos em estudos já realizados pelo Grupo de Estudos Sociológicos da Sala de Aula ao nível do 1º e 2º CEB (Morais et al, 1993, 2000; Pires, 2002; Pires et al, 2004). Do estudo faziam parte duas turmas de 4ºano de escolaridade de duas escolas de uma cidade do interior, uma com 12 e outra com 14 alunos, e respectivas professoras. Os alunos tinham idades entre os 8 e os 10 anos e pertenciam a diferentes níveis socioeconómicos e culturais familiares. Foi implementada uma prática pedagógica com ensino experimental para os temas Realizar experiências com a electricidade; Realizar experiências com o ar e Realizar experiências com o som, observadas as aulas das duas professoras durante os temas e aplicados dois testes para avaliar, nomeadamente, o nível conceptual dos alunos e a sua capacidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos em situações novas. Quase todos os alunos do estudo atingiram elevados níveis de literacia científica, ainda que tenham sido mais evidentes a nível do desenvolvimento conceptual (aferido a partir do desempenho nas competências cognitivas simples e complexas) do que a nível do desenvolvimento cognitivo e da capacidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos na resolução de situações novas (aferidos a partir das competências cognitivas complexas). Também se verificou que das duas professoras do estudo, aquela que participou no Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências para professores do 1º CEB, realizou uma prática pedagógica com características mais promotoras do sucesso dos alunos, nomeadamente nas competências CC, do que aquela que não participou no Programa de Formação. This essay has to do with the promotion of the scientific literacy in Primary School Children through the experimental teaching of sciences and with the study of the sociological characteristics (relations between subjects, spaces and speeches) which are established in the classroom when doing the experimental activities. So, the main goals were the characterization of the pedagogical practice (Pp) of two teachers (one who had been a participant in the Training Program in the Experimental Teaching of Sciences for Primary School Teachers and the other didn´t) according to the sociological characteristics (the Who and the How of the Pp) and relate that practice with the scientific learning of the students, namely, in the competences which require a high level of abstraction (complex cognitive competences), promoters of a high level of scientific literacy. For the realization of the essay we considered the theories of Bernstein, Vygotsky and Brunner and we supported in already done studies by the Group of Sociological Studies of the Classroom at the level of Primary and Middle School ((Morais et al, 1993, 2000; Pires, 2002; Pires et al, 2004). This study considered two classes of the fourth grade of two schools from a city of the countryside, one with 12 and the other with 14 students, respectively and their teachers. The students’ ages were comprehended between the ages of 8 and 10 belonging to families with different socioeconomic and cultural backgrounds. It was implemented a pedagogical practice with the experimental teaching for the themes Doing experiences with the electricity; Doing experiences with the air and Doing experiences with the sound, the classes of two teachers were observed during the themes and two tests were applied to assess, namely, the conceptual level of the students and their capacity of application of the acquired knowledge in new situations. Almost all students of the study reached high levels of scientific literacy, though they have been more evident at the level of the conceptual development (measured from the development of complex and cognitive competences) than at the level of the cognitive development and of the capacity of application of the acquired knowledge in the resolution of new situations (measured from the complex cognitive competences). It was also checked that from both teachers of the study, that the one who took part in the Training Program in the Experimental Teaching of Sciences for Primary School Teachers, did a pedagogical practice with more promoting characteristics of the students’ success, namely in the CC competences, than that the one who didn’t take part in the training program.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoPires, DelminaBiblioteca Digital do IPBSousa, Maria da Graça Sequeira Pereira Matos de2012-10-10T10:55:29Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/7623porSousa, Maria da Graça Sequeira Pereira Matos de (2012). Ensino experimental das ciências e literacia científica dos alunos: um estudo no 1º ciclo do ensino básico. Bragança: Escola Superior de Educação. 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Para a realização do trabalho tivemos em consideração as teorias de Bernstein, Vygotsky e Brunner e fundamentámo-nos em estudos já realizados pelo Grupo de Estudos Sociológicos da Sala de Aula ao nível do 1º e 2º CEB (Morais et al, 1993, 2000; Pires, 2002; Pires et al, 2004). Do estudo faziam parte duas turmas de 4ºano de escolaridade de duas escolas de uma cidade do interior, uma com 12 e outra com 14 alunos, e respectivas professoras. Os alunos tinham idades entre os 8 e os 10 anos e pertenciam a diferentes níveis socioeconómicos e culturais familiares. Foi implementada uma prática pedagógica com ensino experimental para os temas Realizar experiências com a electricidade; Realizar experiências com o ar e Realizar experiências com o som, observadas as aulas das duas professoras durante os temas e aplicados dois testes para avaliar, nomeadamente, o nível conceptual dos alunos e a sua capacidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos em situações novas. Quase todos os alunos do estudo atingiram elevados níveis de literacia científica, ainda que tenham sido mais evidentes a nível do desenvolvimento conceptual (aferido a partir do desempenho nas competências cognitivas simples e complexas) do que a nível do desenvolvimento cognitivo e da capacidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos na resolução de situações novas (aferidos a partir das competências cognitivas complexas). Também se verificou que das duas professoras do estudo, aquela que participou no Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências para professores do 1º CEB, realizou uma prática pedagógica com características mais promotoras do sucesso dos alunos, nomeadamente nas competências CC, do que aquela que não participou no Programa de Formação. 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