Stressores diádicos associados ao risco de anomalia fetal: Com que exigências se confrontam os casais durante a gravidez?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nazaré, Bárbara
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Fonseca, Ana, Canavarro, Maria Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/23628
Resumo: Os stressores diádicos constituem acontecimentos que podem ameaçar o bem-estar e/ou a identidade da pessoa, envolvendo os dois membros do casal e fomentando em ambos o recurso a estratégias de coping. Utilizamos a designação ‘stressores associados ao risco de anomalia fetal’ para identificar os acontecimentos relacionados com a possibilidade de existência de anomalia fetal com que o casal poderá confrontar-se na gravidez e que, pelas suas caraterísticas, constituem stressores. Englobamos aqui a inclusão num grupo com risco acrescido de anomalia fetal (frequentemente inesperada e difícil de compreender), o processo de tomada de decisão sobre a utilização de exames invasivos de diagnóstico pré-natal (marcado por ambivalência e exigindo o processamento de informação complexa num curto período de tempo) e a realização de exames invasivos de diagnóstico pré-natal (que comportam uma ameaça ao corpo da mulher e do bebé). Identificamos as exigências associadas aos stressores, devido às quais podem desencadear stress e ansiedade, influenciando a vivência da gravidez. O impacto destes stressores é acrescido visto ocorrerem num curto período de tempo e poderem sobrepor-se. Os profissionais de saúde que acompanham os casais durante a gravidez devem reconhecer as exigências colocadas por estes stressores e prestar o apoio necessário.
id RCAP_4d0897f0e90711ae8e6b1237bf42942e
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/23628
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Stressores diádicos associados ao risco de anomalia fetal: Com que exigências se confrontam os casais durante a gravidez?Os stressores diádicos constituem acontecimentos que podem ameaçar o bem-estar e/ou a identidade da pessoa, envolvendo os dois membros do casal e fomentando em ambos o recurso a estratégias de coping. Utilizamos a designação ‘stressores associados ao risco de anomalia fetal’ para identificar os acontecimentos relacionados com a possibilidade de existência de anomalia fetal com que o casal poderá confrontar-se na gravidez e que, pelas suas caraterísticas, constituem stressores. Englobamos aqui a inclusão num grupo com risco acrescido de anomalia fetal (frequentemente inesperada e difícil de compreender), o processo de tomada de decisão sobre a utilização de exames invasivos de diagnóstico pré-natal (marcado por ambivalência e exigindo o processamento de informação complexa num curto período de tempo) e a realização de exames invasivos de diagnóstico pré-natal (que comportam uma ameaça ao corpo da mulher e do bebé). Identificamos as exigências associadas aos stressores, devido às quais podem desencadear stress e ansiedade, influenciando a vivência da gravidez. O impacto destes stressores é acrescido visto ocorrerem num curto período de tempo e poderem sobrepor-se. Os profissionais de saúde que acompanham os casais durante a gravidez devem reconhecer as exigências colocadas por estes stressores e prestar o apoio necessário.S. L. Jesus, J. L. Pais Ribeiro, M. M. Rezende, M. G. V. Heleno, G. Buela-Casal e J. Tobal2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/23628http://hdl.handle.net/10316/23628porNazaré, BárbaraFonseca, AnaCanavarro, Maria Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-05-25T01:33:05Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/23628Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:48:25.532990Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Stressores diádicos associados ao risco de anomalia fetal: Com que exigências se confrontam os casais durante a gravidez?
title Stressores diádicos associados ao risco de anomalia fetal: Com que exigências se confrontam os casais durante a gravidez?
spellingShingle Stressores diádicos associados ao risco de anomalia fetal: Com que exigências se confrontam os casais durante a gravidez?
Nazaré, Bárbara
title_short Stressores diádicos associados ao risco de anomalia fetal: Com que exigências se confrontam os casais durante a gravidez?
title_full Stressores diádicos associados ao risco de anomalia fetal: Com que exigências se confrontam os casais durante a gravidez?
title_fullStr Stressores diádicos associados ao risco de anomalia fetal: Com que exigências se confrontam os casais durante a gravidez?
title_full_unstemmed Stressores diádicos associados ao risco de anomalia fetal: Com que exigências se confrontam os casais durante a gravidez?
title_sort Stressores diádicos associados ao risco de anomalia fetal: Com que exigências se confrontam os casais durante a gravidez?
author Nazaré, Bárbara
author_facet Nazaré, Bárbara
Fonseca, Ana
Canavarro, Maria Cristina
author_role author
author2 Fonseca, Ana
Canavarro, Maria Cristina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nazaré, Bárbara
Fonseca, Ana
Canavarro, Maria Cristina
description Os stressores diádicos constituem acontecimentos que podem ameaçar o bem-estar e/ou a identidade da pessoa, envolvendo os dois membros do casal e fomentando em ambos o recurso a estratégias de coping. Utilizamos a designação ‘stressores associados ao risco de anomalia fetal’ para identificar os acontecimentos relacionados com a possibilidade de existência de anomalia fetal com que o casal poderá confrontar-se na gravidez e que, pelas suas caraterísticas, constituem stressores. Englobamos aqui a inclusão num grupo com risco acrescido de anomalia fetal (frequentemente inesperada e difícil de compreender), o processo de tomada de decisão sobre a utilização de exames invasivos de diagnóstico pré-natal (marcado por ambivalência e exigindo o processamento de informação complexa num curto período de tempo) e a realização de exames invasivos de diagnóstico pré-natal (que comportam uma ameaça ao corpo da mulher e do bebé). Identificamos as exigências associadas aos stressores, devido às quais podem desencadear stress e ansiedade, influenciando a vivência da gravidez. O impacto destes stressores é acrescido visto ocorrerem num curto período de tempo e poderem sobrepor-se. Os profissionais de saúde que acompanham os casais durante a gravidez devem reconhecer as exigências colocadas por estes stressores e prestar o apoio necessário.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/23628
http://hdl.handle.net/10316/23628
url http://hdl.handle.net/10316/23628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv S. L. Jesus, J. L. Pais Ribeiro, M. M. Rezende, M. G. V. Heleno, G. Buela-Casal e J. Tobal
publisher.none.fl_str_mv S. L. Jesus, J. L. Pais Ribeiro, M. M. Rezende, M. G. V. Heleno, G. Buela-Casal e J. Tobal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133763212410880