Liderança para autonomia "contratada": um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diogo , Teresa Maria Amaral Vaz Marcelino
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/27753
Resumo: Tese de mestrado em Educação (Administração e Organização Escolar), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Ciências, 2007
id RCAP_4d1326422e3c50c6f30b20e84fc2349d
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/27753
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Liderança para autonomia "contratada": um estudo de casoAutonomia da escolaLiderança escolarPolíticas educativasContrato de autonomiaLógicas de acção organizacionalTeses de mestrado - 2007Departamento de EducaçãoTese de mestrado em Educação (Administração e Organização Escolar), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Ciências, 2007O decreto nº 115-A/98, enquanto normativo regulador da autonomia das escolas, contemplava já a realização de contratos com o Ministério da Educação. No entanto, só recentemente é que os contratos de autonomia começam a ser uma realidade. Partindo de um quadro conceptual organizado em torno das áreas das políticas educativas e autonomia e da liderança escolar, realizou-se um estudo de caso com um duplo objectivo. Por um lado, examinar o modo como a liderança exercida na escola se reflecte no processo de candidatura aos contratos de autonomia. Por outro lado, identificar os contextos organizacionais da escola e caracterizar as lógicas de liderança emergentes durante esse processo. A análise do problema repartiu-se pelos seguintes as aspectos: (a) contextos e processos organizacionais; (b) lógicas de liderança na Escolada Vila; (c) factores de facilitação versus dificuldades no processo de candidatura ao contrato de autonomia; e (d) expectativas de autonomia. Recorreu-se a um estudo de caso, de natureza qualitativa interpretativa, por traduzir uma oportunidade de estudar o processo de candidatura à autonomia de uma escola EB2,3, sede de um Agrupamento Vertical, do concelho de Lisboa. Os dados foram recolhidos a partir de entrevistas, observação e análise documental. Os resultados permitiram confirmar, por um lado, o pressuposto de que é possível interpretar de diferentes formas as intervenções efectuadas na escola, face às medidas políticas enunciadas no DL115-A, e, por outro lado, mostrar que o estilo e a capacidade de liderança pessoal e colectiva da escola, se inspirada em lógicas de serviço público e de desenvolvimento da escola, pode tornar-se eficaz no sentido do envolvimento dos actores escolares no processo de construção de autonomia da escola.Despite the school autonomy expectations originated by the Decree-law nº 115-A/98, only recent policies are making the autonomy contracts a reality. While developing a conceptual framework which congregates the educational policies analysis and school leadership theories, the present case study is a twofold research. On the one hand, purported to characterize the leadership styles as they might influence the process of candidacy to an autonomy contract by a EB2,3 school. On the other hand, was intended to analyze the school contexts and indentifying the emergent logics of action during this process. The qualitative nature of the analysis developed around the following dimensions: (a) contexts and organizational processes; (b) leadership logics at the School of Vila; (c) facilitating factors versus obstacles to the process of autonomy contracting; and (d) expectations regarding an effective autonomy. The School of Vila EB2,3 case study which was part of a schools vertical grouping data collection from a variety of sources, such as interviews, school documents and field notes. Results allowed for two conclusions. The first regards the differential conceptions, expectations and interpretations given by diverse school actors to policies regarding school autonomy, on the one hand. The second emphasize the leadership style and school collective capacity, when inspired by both the logics of public service and the school development, make it possible to involving school actors in the process of constructing school autonomy.Sanches, Maria de Fátima Chorão da Fonseca Cavaleiro, 1937-Repositório da Universidade de LisboaDiogo , Teresa Maria Amaral Vaz Marcelino2017-05-23T10:58:46Z200720072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/27753porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:18:58Zoai:repositorio.ul.pt:10451/27753Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:44:06.607175Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Liderança para autonomia "contratada": um estudo de caso
title Liderança para autonomia "contratada": um estudo de caso
spellingShingle Liderança para autonomia "contratada": um estudo de caso
Diogo , Teresa Maria Amaral Vaz Marcelino
Autonomia da escola
Liderança escolar
Políticas educativas
Contrato de autonomia
Lógicas de acção organizacional
Teses de mestrado - 2007
Departamento de Educação
title_short Liderança para autonomia "contratada": um estudo de caso
title_full Liderança para autonomia "contratada": um estudo de caso
title_fullStr Liderança para autonomia "contratada": um estudo de caso
title_full_unstemmed Liderança para autonomia "contratada": um estudo de caso
title_sort Liderança para autonomia "contratada": um estudo de caso
author Diogo , Teresa Maria Amaral Vaz Marcelino
author_facet Diogo , Teresa Maria Amaral Vaz Marcelino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sanches, Maria de Fátima Chorão da Fonseca Cavaleiro, 1937-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Diogo , Teresa Maria Amaral Vaz Marcelino
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia da escola
Liderança escolar
Políticas educativas
Contrato de autonomia
Lógicas de acção organizacional
Teses de mestrado - 2007
Departamento de Educação
topic Autonomia da escola
Liderança escolar
Políticas educativas
Contrato de autonomia
Lógicas de acção organizacional
Teses de mestrado - 2007
Departamento de Educação
description Tese de mestrado em Educação (Administração e Organização Escolar), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Ciências, 2007
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007
2007-01-01T00:00:00Z
2017-05-23T10:58:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/27753
url http://hdl.handle.net/10451/27753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134362108690432