Grounded Theory para iniciantes: contributo para a investigação em educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/35226 https://doi.org/10.1590/198053148563 |
Resumo: | A Grounded Theory é das modalidades mais usadas em pesquisa de abordagem qualitativa. Contudo, em Portugal, ela é pouco mobilizada nas Ciências da Educação, apesar do seu potencial para o estudo de ambientes complexos, como é a educação. Essa dissonância sugere que a modalidade não tem divulgação adequada ou é entendida como de uso difícil. Meu objetivo é oferecer uma visão panorâmica da temática que se constitua como um modelo de iniciação à prática. Descrevo quando é que ela se torna pertinente, os passos e caraterísticas do processo e o produto científico expectável. Concluo que o recurso à modalidade pode contribuir para desenvolvimentos científicos, porque assenta em procedimentos flexíveis e heurísticos e acolhe o caráter incerto da educação e a serendipidade que daí emerge. |
id |
RCAP_4d15c616a73ed8ab8f6ae3d96fa0f3ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/35226 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Grounded Theory para iniciantes: contributo para a investigação em educaçãoGrounded TheoryPesquisa QualitativaEducaçãoMetodologia de PesquisaA Grounded Theory é das modalidades mais usadas em pesquisa de abordagem qualitativa. Contudo, em Portugal, ela é pouco mobilizada nas Ciências da Educação, apesar do seu potencial para o estudo de ambientes complexos, como é a educação. Essa dissonância sugere que a modalidade não tem divulgação adequada ou é entendida como de uso difícil. Meu objetivo é oferecer uma visão panorâmica da temática que se constitua como um modelo de iniciação à prática. Descrevo quando é que ela se torna pertinente, os passos e caraterísticas do processo e o produto científico expectável. Concluo que o recurso à modalidade pode contribuir para desenvolvimentos científicos, porque assenta em procedimentos flexíveis e heurísticos e acolhe o caráter incerto da educação e a serendipidade que daí emerge.Cadernos de Pesquisa2023-05-30T10:08:01Z2023-05-302022-04-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/35226https://doi.org/10.1590/198053148563http://hdl.handle.net/10174/35226porMiranda e Silva, N. (2022). Grounded Theory para iniciantes: contributo para a investigação em educação. Cadernos De Pesquisa, 52, e08563. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/8563nuno.silva@uevora.pt229https://orcid.org/0000-0002-3574-7679Silva, Nunoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:38:34Zoai:dspace.uevora.pt:10174/35226Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:23:39.870287Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Grounded Theory para iniciantes: contributo para a investigação em educação |
title |
Grounded Theory para iniciantes: contributo para a investigação em educação |
spellingShingle |
Grounded Theory para iniciantes: contributo para a investigação em educação Silva, Nuno Grounded Theory Pesquisa Qualitativa Educação Metodologia de Pesquisa |
title_short |
Grounded Theory para iniciantes: contributo para a investigação em educação |
title_full |
Grounded Theory para iniciantes: contributo para a investigação em educação |
title_fullStr |
Grounded Theory para iniciantes: contributo para a investigação em educação |
title_full_unstemmed |
Grounded Theory para iniciantes: contributo para a investigação em educação |
title_sort |
Grounded Theory para iniciantes: contributo para a investigação em educação |
author |
Silva, Nuno |
author_facet |
Silva, Nuno |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Nuno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Grounded Theory Pesquisa Qualitativa Educação Metodologia de Pesquisa |
topic |
Grounded Theory Pesquisa Qualitativa Educação Metodologia de Pesquisa |
description |
A Grounded Theory é das modalidades mais usadas em pesquisa de abordagem qualitativa. Contudo, em Portugal, ela é pouco mobilizada nas Ciências da Educação, apesar do seu potencial para o estudo de ambientes complexos, como é a educação. Essa dissonância sugere que a modalidade não tem divulgação adequada ou é entendida como de uso difícil. Meu objetivo é oferecer uma visão panorâmica da temática que se constitua como um modelo de iniciação à prática. Descrevo quando é que ela se torna pertinente, os passos e caraterísticas do processo e o produto científico expectável. Concluo que o recurso à modalidade pode contribuir para desenvolvimentos científicos, porque assenta em procedimentos flexíveis e heurísticos e acolhe o caráter incerto da educação e a serendipidade que daí emerge. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-25T00:00:00Z 2023-05-30T10:08:01Z 2023-05-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/35226 https://doi.org/10.1590/198053148563 http://hdl.handle.net/10174/35226 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/35226 https://doi.org/10.1590/198053148563 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Miranda e Silva, N. (2022). Grounded Theory para iniciantes: contributo para a investigação em educação. Cadernos De Pesquisa, 52, e08563. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/8563 nuno.silva@uevora.pt 229 https://orcid.org/0000-0002-3574-7679 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa |
publisher.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136718717190144 |