Estudo da prática pedagógica na formação de enfermeiros com uso de uma Grounded Theory

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Angela Gilda
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Martins, Cleusa Alves, Pinho, Eurides Santos, Tobias, Gabriela Camargo, Barbosa, Maria Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
Texto Completo: https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/191
Resumo: Resumo: Trata-se de um estudo descritivo a partir do uso da metodologia da Grounded Theory, traduzida para português como Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). Na coleta de dados foi aplicado um questionário semiestruturado com 22 enfermeiros professores integrantes de seis instituições de ensino superior no período de agosto a dezembro de 2015. A análise e a interpretação dos conteúdos transcritos foram desenvolvidas de acordo com a proposta metodológica da TFD e utilizou-se o software ATLAS/ti como suporte às interpretações e organização documental. A análise dos dados resultou em quatro subcategorias: formação docente do enfermeiro; processo ensino-aprendizagem; metodologias e estratégias de ensino e as interfaces das tendências progressistas – crítico social dos conteúdos. Este estudo permitiu concluir que o método da TFD é relevante para a análise qualitativa, por seu rigor analítico e metodológico, e tem contribuído significativamente para expansão do conhecimento a qual permite tratar a abordagem de forma interpretativa e sistemática.Palavras-chave: Análise de dados; Prática pedagógica; Pesquisa qualitativa; Teoria fundamentada. Pedagogical practice study in nursing training using a Grounded TheoryAbstract: This is a descriptive study using the Grounded Theory methodology, translated into Portuguese as Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). In the data collection, a semi-structured questionnaire was applied with 22 teaching nurses from six higher education institutions from August to December 2015. The analysis and interpretation of the transcribed contents were developed according to the GT methodological proposal. The ATLAS/ti software was used as support for interpretations and documentary organization. The data analysis resulted in four subcategories: Nurses teacher-training; Teaching-learning process; Teaching methodologies and strategies, and the interfaces of progressive trends - social critical of content. This study allowed us to conclude that the GT method is relevant to the qualitative analysis, due to its analytical and methodological rigor, and has contributed significantly for the expansion of the knowledge that permits to treat the approach in an interpretative and systematic way.Keywords: Data analysis; Pedagogical practice; Qualitative reserach; Grounded theory. 
id SE&PQ-1_111be839ae3b153bb07403a7be5a2b25
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.netlink.com.br:article/191
network_acronym_str SE&PQ-1
network_name_str Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
spelling Estudo da prática pedagógica na formação de enfermeiros com uso de uma Grounded TheoryPRÁTICA DOCENTE; PESQUISA QUALITATIVA; ENSINO; GROUNDED THEORYResumo: Trata-se de um estudo descritivo a partir do uso da metodologia da Grounded Theory, traduzida para português como Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). Na coleta de dados foi aplicado um questionário semiestruturado com 22 enfermeiros professores integrantes de seis instituições de ensino superior no período de agosto a dezembro de 2015. A análise e a interpretação dos conteúdos transcritos foram desenvolvidas de acordo com a proposta metodológica da TFD e utilizou-se o software ATLAS/ti como suporte às interpretações e organização documental. A análise dos dados resultou em quatro subcategorias: formação docente do enfermeiro; processo ensino-aprendizagem; metodologias e estratégias de ensino e as interfaces das tendências progressistas – crítico social dos conteúdos. Este estudo permitiu concluir que o método da TFD é relevante para a análise qualitativa, por seu rigor analítico e metodológico, e tem contribuído significativamente para expansão do conhecimento a qual permite tratar a abordagem de forma interpretativa e sistemática.Palavras-chave: Análise de dados; Prática pedagógica; Pesquisa qualitativa; Teoria fundamentada. Pedagogical practice study in nursing training using a Grounded TheoryAbstract: This is a descriptive study using the Grounded Theory methodology, translated into Portuguese as Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). In the data collection, a semi-structured questionnaire was applied with 22 teaching nurses from six higher education institutions from August to December 2015. The analysis and interpretation of the transcribed contents were developed according to the GT methodological proposal. The ATLAS/ti software was used as support for interpretations and documentary organization. The data analysis resulted in four subcategories: Nurses teacher-training; Teaching-learning process; Teaching methodologies and strategies, and the interfaces of progressive trends - social critical of content. This study allowed us to conclude that the GT method is relevant to the qualitative analysis, due to its analytical and methodological rigor, and has contributed significantly for the expansion of the knowledge that permits to treat the approach in an interpretative and systematic way.Keywords: Data analysis; Pedagogical practice; Qualitative reserach; Grounded theory. Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQAlves, Angela GildaMartins, Cleusa AlvesPinho, Eurides SantosTobias, Gabriela CamargoBarbosa, Maria Alves2019-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/19110.33361/RPQ.2019.v.7.n.15.191Revista Pesquisa Qualitativa; v. 7, n. 15 (2019); 414-4272525-82221809-025710.33361/RPQ.v.7.n.15reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQinstname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativosinstacron:SE&PQporhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/191/182Direitos autorais 2019 Revista Pesquisa Qualitativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-22T18:41:38Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da prática pedagógica na formação de enfermeiros com uso de uma Grounded Theory
title Estudo da prática pedagógica na formação de enfermeiros com uso de uma Grounded Theory
spellingShingle Estudo da prática pedagógica na formação de enfermeiros com uso de uma Grounded Theory
Alves, Angela Gilda
PRÁTICA DOCENTE; PESQUISA QUALITATIVA; ENSINO; GROUNDED THEORY
title_short Estudo da prática pedagógica na formação de enfermeiros com uso de uma Grounded Theory
title_full Estudo da prática pedagógica na formação de enfermeiros com uso de uma Grounded Theory
title_fullStr Estudo da prática pedagógica na formação de enfermeiros com uso de uma Grounded Theory
title_full_unstemmed Estudo da prática pedagógica na formação de enfermeiros com uso de uma Grounded Theory
title_sort Estudo da prática pedagógica na formação de enfermeiros com uso de uma Grounded Theory
author Alves, Angela Gilda
author_facet Alves, Angela Gilda
Martins, Cleusa Alves
Pinho, Eurides Santos
Tobias, Gabriela Camargo
Barbosa, Maria Alves
author_role author
author2 Martins, Cleusa Alves
Pinho, Eurides Santos
Tobias, Gabriela Camargo
Barbosa, Maria Alves
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Angela Gilda
Martins, Cleusa Alves
Pinho, Eurides Santos
Tobias, Gabriela Camargo
Barbosa, Maria Alves
dc.subject.por.fl_str_mv PRÁTICA DOCENTE; PESQUISA QUALITATIVA; ENSINO; GROUNDED THEORY
topic PRÁTICA DOCENTE; PESQUISA QUALITATIVA; ENSINO; GROUNDED THEORY
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: Trata-se de um estudo descritivo a partir do uso da metodologia da Grounded Theory, traduzida para português como Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). Na coleta de dados foi aplicado um questionário semiestruturado com 22 enfermeiros professores integrantes de seis instituições de ensino superior no período de agosto a dezembro de 2015. A análise e a interpretação dos conteúdos transcritos foram desenvolvidas de acordo com a proposta metodológica da TFD e utilizou-se o software ATLAS/ti como suporte às interpretações e organização documental. A análise dos dados resultou em quatro subcategorias: formação docente do enfermeiro; processo ensino-aprendizagem; metodologias e estratégias de ensino e as interfaces das tendências progressistas – crítico social dos conteúdos. Este estudo permitiu concluir que o método da TFD é relevante para a análise qualitativa, por seu rigor analítico e metodológico, e tem contribuído significativamente para expansão do conhecimento a qual permite tratar a abordagem de forma interpretativa e sistemática.Palavras-chave: Análise de dados; Prática pedagógica; Pesquisa qualitativa; Teoria fundamentada. Pedagogical practice study in nursing training using a Grounded TheoryAbstract: This is a descriptive study using the Grounded Theory methodology, translated into Portuguese as Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). In the data collection, a semi-structured questionnaire was applied with 22 teaching nurses from six higher education institutions from August to December 2015. The analysis and interpretation of the transcribed contents were developed according to the GT methodological proposal. The ATLAS/ti software was used as support for interpretations and documentary organization. The data analysis resulted in four subcategories: Nurses teacher-training; Teaching-learning process; Teaching methodologies and strategies, and the interfaces of progressive trends - social critical of content. This study allowed us to conclude that the GT method is relevant to the qualitative analysis, due to its analytical and methodological rigor, and has contributed significantly for the expansion of the knowledge that permits to treat the approach in an interpretative and systematic way.Keywords: Data analysis; Pedagogical practice; Qualitative reserach; Grounded theory. 
description Resumo: Trata-se de um estudo descritivo a partir do uso da metodologia da Grounded Theory, traduzida para português como Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). Na coleta de dados foi aplicado um questionário semiestruturado com 22 enfermeiros professores integrantes de seis instituições de ensino superior no período de agosto a dezembro de 2015. A análise e a interpretação dos conteúdos transcritos foram desenvolvidas de acordo com a proposta metodológica da TFD e utilizou-se o software ATLAS/ti como suporte às interpretações e organização documental. A análise dos dados resultou em quatro subcategorias: formação docente do enfermeiro; processo ensino-aprendizagem; metodologias e estratégias de ensino e as interfaces das tendências progressistas – crítico social dos conteúdos. Este estudo permitiu concluir que o método da TFD é relevante para a análise qualitativa, por seu rigor analítico e metodológico, e tem contribuído significativamente para expansão do conhecimento a qual permite tratar a abordagem de forma interpretativa e sistemática.Palavras-chave: Análise de dados; Prática pedagógica; Pesquisa qualitativa; Teoria fundamentada. Pedagogical practice study in nursing training using a Grounded TheoryAbstract: This is a descriptive study using the Grounded Theory methodology, translated into Portuguese as Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). In the data collection, a semi-structured questionnaire was applied with 22 teaching nurses from six higher education institutions from August to December 2015. The analysis and interpretation of the transcribed contents were developed according to the GT methodological proposal. The ATLAS/ti software was used as support for interpretations and documentary organization. The data analysis resulted in four subcategories: Nurses teacher-training; Teaching-learning process; Teaching methodologies and strategies, and the interfaces of progressive trends - social critical of content. This study allowed us to conclude that the GT method is relevant to the qualitative analysis, due to its analytical and methodological rigor, and has contributed significantly for the expansion of the knowledge that permits to treat the approach in an interpretative and systematic way.Keywords: Data analysis; Pedagogical practice; Qualitative reserach; Grounded theory. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/191
10.33361/RPQ.2019.v.7.n.15.191
url https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/191
identifier_str_mv 10.33361/RPQ.2019.v.7.n.15.191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/191/182
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Pesquisa Qualitativa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Pesquisa Qualitativa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pesquisa Qualitativa; v. 7, n. 15 (2019); 414-427
2525-8222
1809-0257
10.33361/RPQ.v.7.n.15
reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos
instacron:SE&PQ
reponame_str Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
collection Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos
instacron_str SE&PQ
institution SE&PQ
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1659824321064861696