As experiências clínicas simuladas na formação contínua dos enfermeiros de uma unidade de cuidados intensivos coronários: a influência de um programa de simulação de alta-fidelidade nas pr&aacut

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Rui Carlos Negrão
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://web.esenfc.pt/?url=I9BNyDYg
Resumo: É uma realidade que o trabalho dos enfermeiros se mostra cada vez mais complexo, com maior responsabilidade, o que lhe exige para além de uma sólida formação de base, uma aprendizagem contínua, profissionalizante e competência para agir, em função dos contextos de trabalho. A área da emergência exige excelência na prática de cuidados do enfermeiro. É neste contexto que emergem as experiências clinicas simuladas como estratégia de ensino/aprendizagem capaz de reinventar a formação contínua dos enfermeiros e provocar verdadeiras e efetivas mudanças de comportamento na sua prática de cuidados, rumo à excelência em enfermagem. Nesta lógica, o propósito deste estudo recaiu sobre a análise da influência das ECS com simulador de alta-fidelidade nas práticas diárias dos enfermeiros da UCIC. A investigação foi construída numa abordagem multimétodo, num estudo longitudinal, pré-experimental com desenho antes-após com grupo único. Recorreu-se a um conjunto de instrumentos de recolha de dados, entre os quais, um questionário de caraterização sociodemográfico e profissional, um teste de conhecimentos teóricos, uma escala de avaliação dos níveis de autoconfiança, uma escala de avaliação da eficácia da simulação e duas sessões de focus group. Participaram no estudo 12 enfermeiros de uma UCIC de um centro hospitalar da região centro. Os resultados demonstram que o programa de experiências clínicas simuladas: fomentou uma melhoria no nível de conhecimentos teóricos dos enfermeiros, contudo não se verificou uma estabilidade temporal; promoveu uma mudança efetiva na perceção da auto confiança dos participantes; foi considerado uma estratégia de ensino/aprendizagem eficaz na formação contínua dos enfermeiros; contribuiu para uma maior estabilidade emocional e uma maior eficácia na atuação dos enfermeiros em situações de emergência, em contexto real; desenvolveram o trabalho em equipa; proporcionaram a existência de momentos de reflexão para e sobre a ação; favoreceu verdadeiras mudanças nas práticas diárias dos enfermeiros em situações de emergência (no papel de team leader, no cumprimento dos algoritmos de suporte avançado de vida e na interpretação de traçados eletrocardiográficos).
id RCAP_4d183e7bc8144b1dbbfdce1fe4585070
oai_identifier_str oai:repositorio.esenfc.pt:5911
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As experiências clínicas simuladas na formação contínua dos enfermeiros de uma unidade de cuidados intensivos coronários: a influência de um programa de simulação de alta-fidelidade nas pr&aacutsimulaçãoemergênciaenfermeiroÉ uma realidade que o trabalho dos enfermeiros se mostra cada vez mais complexo, com maior responsabilidade, o que lhe exige para além de uma sólida formação de base, uma aprendizagem contínua, profissionalizante e competência para agir, em função dos contextos de trabalho. A área da emergência exige excelência na prática de cuidados do enfermeiro. É neste contexto que emergem as experiências clinicas simuladas como estratégia de ensino/aprendizagem capaz de reinventar a formação contínua dos enfermeiros e provocar verdadeiras e efetivas mudanças de comportamento na sua prática de cuidados, rumo à excelência em enfermagem. Nesta lógica, o propósito deste estudo recaiu sobre a análise da influência das ECS com simulador de alta-fidelidade nas práticas diárias dos enfermeiros da UCIC. A investigação foi construída numa abordagem multimétodo, num estudo longitudinal, pré-experimental com desenho antes-após com grupo único. Recorreu-se a um conjunto de instrumentos de recolha de dados, entre os quais, um questionário de caraterização sociodemográfico e profissional, um teste de conhecimentos teóricos, uma escala de avaliação dos níveis de autoconfiança, uma escala de avaliação da eficácia da simulação e duas sessões de focus group. Participaram no estudo 12 enfermeiros de uma UCIC de um centro hospitalar da região centro. Os resultados demonstram que o programa de experiências clínicas simuladas: fomentou uma melhoria no nível de conhecimentos teóricos dos enfermeiros, contudo não se verificou uma estabilidade temporal; promoveu uma mudança efetiva na perceção da auto confiança dos participantes; foi considerado uma estratégia de ensino/aprendizagem eficaz na formação contínua dos enfermeiros; contribuiu para uma maior estabilidade emocional e uma maior eficácia na atuação dos enfermeiros em situações de emergência, em contexto real; desenvolveram o trabalho em equipa; proporcionaram a existência de momentos de reflexão para e sobre a ação; favoreceu verdadeiras mudanças nas práticas diárias dos enfermeiros em situações de emergência (no papel de team leader, no cumprimento dos algoritmos de suporte avançado de vida e na interpretação de traçados eletrocardiográficos).2016-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://web.esenfc.pt/?url=I9BNyDYgporhttp://web.esenfc.pt/?url=I9BNyDYgBatista, Rui Carlos Negrãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2017-03-04T00:00:00Zoai:repositorio.esenfc.pt:5911Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:12:13.816632Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As experiências clínicas simuladas na formação contínua dos enfermeiros de uma unidade de cuidados intensivos coronários: a influência de um programa de simulação de alta-fidelidade nas pr&aacut
title As experiências clínicas simuladas na formação contínua dos enfermeiros de uma unidade de cuidados intensivos coronários: a influência de um programa de simulação de alta-fidelidade nas pr&aacut
spellingShingle As experiências clínicas simuladas na formação contínua dos enfermeiros de uma unidade de cuidados intensivos coronários: a influência de um programa de simulação de alta-fidelidade nas pr&aacut
Batista, Rui Carlos Negrão
simulação
emergência
enfermeiro
title_short As experiências clínicas simuladas na formação contínua dos enfermeiros de uma unidade de cuidados intensivos coronários: a influência de um programa de simulação de alta-fidelidade nas pr&aacut
title_full As experiências clínicas simuladas na formação contínua dos enfermeiros de uma unidade de cuidados intensivos coronários: a influência de um programa de simulação de alta-fidelidade nas pr&aacut
title_fullStr As experiências clínicas simuladas na formação contínua dos enfermeiros de uma unidade de cuidados intensivos coronários: a influência de um programa de simulação de alta-fidelidade nas pr&aacut
title_full_unstemmed As experiências clínicas simuladas na formação contínua dos enfermeiros de uma unidade de cuidados intensivos coronários: a influência de um programa de simulação de alta-fidelidade nas pr&aacut
title_sort As experiências clínicas simuladas na formação contínua dos enfermeiros de uma unidade de cuidados intensivos coronários: a influência de um programa de simulação de alta-fidelidade nas pr&aacut
author Batista, Rui Carlos Negrão
author_facet Batista, Rui Carlos Negrão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Rui Carlos Negrão
dc.subject.por.fl_str_mv simulação
emergência
enfermeiro
topic simulação
emergência
enfermeiro
description É uma realidade que o trabalho dos enfermeiros se mostra cada vez mais complexo, com maior responsabilidade, o que lhe exige para além de uma sólida formação de base, uma aprendizagem contínua, profissionalizante e competência para agir, em função dos contextos de trabalho. A área da emergência exige excelência na prática de cuidados do enfermeiro. É neste contexto que emergem as experiências clinicas simuladas como estratégia de ensino/aprendizagem capaz de reinventar a formação contínua dos enfermeiros e provocar verdadeiras e efetivas mudanças de comportamento na sua prática de cuidados, rumo à excelência em enfermagem. Nesta lógica, o propósito deste estudo recaiu sobre a análise da influência das ECS com simulador de alta-fidelidade nas práticas diárias dos enfermeiros da UCIC. A investigação foi construída numa abordagem multimétodo, num estudo longitudinal, pré-experimental com desenho antes-após com grupo único. Recorreu-se a um conjunto de instrumentos de recolha de dados, entre os quais, um questionário de caraterização sociodemográfico e profissional, um teste de conhecimentos teóricos, uma escala de avaliação dos níveis de autoconfiança, uma escala de avaliação da eficácia da simulação e duas sessões de focus group. Participaram no estudo 12 enfermeiros de uma UCIC de um centro hospitalar da região centro. Os resultados demonstram que o programa de experiências clínicas simuladas: fomentou uma melhoria no nível de conhecimentos teóricos dos enfermeiros, contudo não se verificou uma estabilidade temporal; promoveu uma mudança efetiva na perceção da auto confiança dos participantes; foi considerado uma estratégia de ensino/aprendizagem eficaz na formação contínua dos enfermeiros; contribuiu para uma maior estabilidade emocional e uma maior eficácia na atuação dos enfermeiros em situações de emergência, em contexto real; desenvolveram o trabalho em equipa; proporcionaram a existência de momentos de reflexão para e sobre a ação; favoreceu verdadeiras mudanças nas práticas diárias dos enfermeiros em situações de emergência (no papel de team leader, no cumprimento dos algoritmos de suporte avançado de vida e na interpretação de traçados eletrocardiográficos).
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://web.esenfc.pt/?url=I9BNyDYg
url http://web.esenfc.pt/?url=I9BNyDYg
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://web.esenfc.pt/?url=I9BNyDYg
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137223764869120