Escrever para aprender história: um estudo no 7º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graça, Maria do Céu Rodrigues de Bastos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10022
Resumo: Enquadrado no campo da Didática da Escrita, e assumindo a escrita numa perspetiva epistémica, multidisciplinar e processual, o presente trabalho parte do pressuposto de que tal abordagem proporciona quer o desenvolvimento da competência escritural dos alunos quer mais e melhor (produção e apropriação de) conhecimento(s) das matérias escolares. Na disciplina, especificamente, de História, numa turma de 7.º ano de escolaridade, e recorrendo a uma sequência didática «inovadora» – por considerarmos esta metodologia indutora de um verdadeiro compromisso de trabalho com a linguagem escrita –, desenvolvemos um projeto de investigação que compreende uma fase (mais) diagnóstica e outra (mais) formativa. Na primeira fase, os dados recolhidos permitiram-nos não só constatar que a escrita, na aula de História, assentava numa conceção tradicional de ensino (aprendizagem) como também conhecer a adesão dos alunos a essas mesmas atividades. Por sua vez, na segunda fase, recolhemos dados que nos possibilitaram confirmar a construção de conhecimento realizada pelos alunos e avaliar a própria qualidade dos textos elaborados. O trabalho de pesquisa teve por base textos produzidos por dois grupos de alunos: i) grupo em que foi aplicada a sequência didática «inovadora» (grupo de estudo) e ii) grupo de contraste. Comparámos textos destes dois grupos: os do primeiro grupo, produzidos no âmbito da realização da sequência didática «inovadora»; os do segundo grupo, escritos, na aula de História, conforme prática usual. Estudámos ainda textos dos alunos do grupo em estudo, escritos previamente à realização da sequência didática «inovadora». Tal investigação permitiu-nos compreender o grau de adesão dos alunos do grupo em estudo em relação às atividades de escrita tanto em contexto de lecionação tradicional como em contexto «inovador». As respostas (encontradas) a estas perguntas permitem-nos compreender melhor a efetiva importância de um ensino sistemático, processual e explícito da escrita, nas (restantes) disciplinas escolares, ao longo de (toda) a escolaridade, concretamente, através do ensino-aprendizagem dos géneros de texto que lhes são próprios.
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Na primeira fase, os dados recolhidos permitiram-nos não só constatar que a escrita, na aula de História, assentava numa conceção tradicional de ensino (aprendizagem) como também conhecer a adesão dos alunos a essas mesmas atividades. Por sua vez, na segunda fase, recolhemos dados que nos possibilitaram confirmar a construção de conhecimento realizada pelos alunos e avaliar a própria qualidade dos textos elaborados. O trabalho de pesquisa teve por base textos produzidos por dois grupos de alunos: i) grupo em que foi aplicada a sequência didática «inovadora» (grupo de estudo) e ii) grupo de contraste. Comparámos textos destes dois grupos: os do primeiro grupo, produzidos no âmbito da realização da sequência didática «inovadora»; os do segundo grupo, escritos, na aula de História, conforme prática usual. Estudámos ainda textos dos alunos do grupo em estudo, escritos previamente à realização da sequência didática «inovadora». Tal investigação permitiu-nos compreender o grau de adesão dos alunos do grupo em estudo em relação às atividades de escrita tanto em contexto de lecionação tradicional como em contexto «inovador». As respostas (encontradas) a estas perguntas permitem-nos compreender melhor a efetiva importância de um ensino sistemático, processual e explícito da escrita, nas (restantes) disciplinas escolares, ao longo de (toda) a escolaridade, concretamente, através do ensino-aprendizagem dos géneros de texto que lhes são próprios.Contextualized in the field of teaching writing and assuming written skills in an epistemic, multidisciplinary and procedural perspective, this study assumes that this approach provides both the development of the students’ writing skills as well as more and the better (production and acquirement of) knowledge in school subjects. Specifically, in the subject of History, in a class of seventh graders and using an «innovative» didactic sequence - by considering this methodology an inducer to a real commitment between work and the written language – we developed a research project that comprehends a (more) diagnostic phase and another (more) formative one. In the first phase, the data collected allowed us not only to notice that writing in History lessons was based on a traditional conception of education (learning) but also to get to know the students' adherence to those activities. In turn, in the second phase, we collected data that allowed us to confirm the construction of knowledge performed by the students and evaluate the quality of their own texts produced. The research work was based on texts produced by two groups of students: i) group in which the «innovative» didactic sequence was applied (study group); ii) contrast group. We compared texts of these two groups: the first group of texts, produced with the application of the «innovative» didactic sequence and the second group, written in history class, as usual practice. We also analysed students’ texts written by the study group before the application of the «innovative» didactic sequence. This investigation allowed us to comprehend the degree of adherence of the students from the study group concerned their writing activities either using the traditional teaching context or the «innovative» context. The answers (founded) to these questions allow us to better comprehend the real importance of systematic, explicit and procedural teaching of writing in the (remaining) school subjects throughout (all) stages of education, more precisely, in the teaching learning process of textual genres that are characteristic to which one of the specific school subjects.Universidade de Aveiro2013-03-28T10:59:41Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10022porGraça, Maria do Céu Rodrigues de Bastosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:17:22Zoai:ria.ua.pt:10773/10022Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:41.913577Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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